ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Na Granja Eudes Braga, novilhas têm primeiro serviço aos 13,3 meses

IDEAGRI - A FAZENDA DE LEITE COMO VOCÊ NUNCA VIU

EM 02/12/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

Quanto mais precoce for o animal em sua primeira inseminação, maior a chance de retorno para o produtor, certo? Mas qual a idade ideal para o primeiro serviço? Na Granja Leiteira Eudes Braga, localizada em Carmo do Paranaíba (MG), e que hoje conta com aproximadamente 600 animais, a idade média das novilhas no primeiro serviço é de 13,3 meses. 

Comparada à média das mais de mil fazendas analisadas pelo Índice Ideagri do Leite Brasileiro (IILB) no período de julho de 2020 a junho de 2021, que é de 18,6 meses, a propriedade de Eudes Braga ganha quase 5,3 meses de vantagem. Quando comparada à média dos rebanhos de perfil similar (europeu), que é de 16,1 meses, a sua vantagem diminui, mas ainda é expressiva: 2,8 meses. Com esses dados, a Eudes Braga foi a campeã nesse quesito no suplemento “Campeãs do Leite”, publicado em conjunto com a edição número 11 do (IILB) em outubro passado.

O segredo dessa precocidade? Um método de trabalho bem definido. “As novilhas são inseminadas aos 13-14 meses quando alcançam os 398 kg de peso vivo”, informa o próprio Eudes Braga. “Utilizamos sêmen sexado de fêmea por duas inseminações e, caso a novilha não emprenha, a partir da terceira inseminação é utilizado o sêmen convencional”, explica ele. 

O resultado tem sido bastante satisfatório. A taxa de concepção das novilhas é de 49%. “E o primeiro parto ocorre por volta dos 23 meses”, completa Eudes, evidenciando outro destaque de sua propriedade. Na média geral do IILB 11, o primeiro parto ocorre aos 30,2 meses, ou seja, o primeiro parto das matrizes na Granja Leiteira Eudes Braga acontece, em média, sete meses mais cedo. Comparada à média do Perfil 1 (europeu), essa vantagem é de 4,4 meses.

Ele explica que o investimento em genética é outro divisor de águas na fazenda, sendo que 100% dos animais passam pela avaliação genômica, exceto os machos que nascem na fazenda, que são criados e comercializados. Os cerca de 660 animais na granja (de perfil europeu), sejam vacas em lactação, em pré-parto ou secas, ficam alojados em barracões Compost Barn, que é o método mais comum para animais desse perfil, segundo o IILB. A produção média por animal na granja chega a 38 litros/dia, superando os 8.000 litros dia no total.

Com a ajuda dessa produção, a Granja Leiteira Eudes Braga é hoje considerada a maior produtora artesanal de queijo de leite cru de Minas Gerais, totalizando uma tonelada do produto por dia.

Quer revolucionar a sua gestão também? Clique aqui.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures