ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como a Fazenda Xapetuba alcança taxa de concepção de 50,38%?

IDEAGRI - A FAZENDA DE LEITE COMO VOCÊ NUNCA VIU

EM 09/11/2021

2 MIN DE LEITURA

0
2

Nos 12 meses entre julho de 2020 e junho de 2021, a Fazenda Xapetuba, de Uberlândia (MG), registrou uma taxa de concepção de novilhas de 50,38%. O número deu à Xapetuba o título de Campeã do Leite nesse quesito, de acordo com o levantamento inédito das 100 propriedades mais eficientes na produção leiteira do País, segundo o Índice Ideagri do Leite Brasileiro (IILB). “O segredo para a taxa de concepção de novilhas ser tão eficiente? Iniciar os cuidados especiais com as bezerras logo na cria”, afirma Thiago Silveira, sócio-administrador e membro da segunda geração da família à frente da propriedade.

A fazenda possui um rigoroso protocolo sanitário. Na Xapetuba, os animais recebem acompanhamento ao parto e, logo que as bezerras nascem, são realizados os cuidados iniciais, especialmente, cura de umbigo e a administração de colostro. A adição do colostro em pó é realizada para garantir padronização da colostragem, fornecendo nutrientes e anticorpos necessários aos recém-nascidos.

A estrutura onde os animais são alojados é outro diferencial da Xapetuba. Após os cuidados iniciais ao nascimento, os animais são transportados em gaiolas e transferidos para um bezerreiro individual suspenso e coberto, onde permanecem por três dias. Posteriormente, as bezerras são transferidas para um bezerreiro coletivo, aberto, onde ficam por até 60 dias. A partir de então, elas são realocadas no compost barn, onde passam para a fase de transição da desmama, atingindo cerca de 330 a 340kg aos 12/13 meses, permitindo a inseminação dos animais mais jovens. 

A história da Xapetuba Agropecuária, teve início com a produção de suínos, aves e uma central de receptoras. Foi então que, em 2008, os proprietários José Antônio da Silveira e seu filho Thiago adquiriram 30 doadoras das raças Gir Leiteiro e Girolando de rebanhos reconhecidos nacionalmente pela genética superior. Assim, decidiram utilizar o banco de doadoras para fazer o próprio plantel com o uso da fertilização in vitro (FIV). 

Hoje, a fazenda possui 1.017 vacas em lactação, de perfil mestiço (até 75% de genética europeia). Isso não impede médias diárias de produção impressionantes: 31,1 período avaliado pelo IILB 11, aproximadamente 32 mil litros de leite/dia. 

(Este texto faz parte de uma série de 10 artigos referentes às “Campeãs do Leite”, cada uma delas destaque em 10 indicadores de produtividade leiteira, de acordo com o Índice Ideagri do Leite Brasileiro – IILB. Clique aqui e acompanhe essas e outras matérias.

Fazenda Xapetuba

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures