Localizada no meio-oeste catarinense, no município de Treze Tílias, a 420 km da capital, Florianópolis (SC), a Fazenda Recanto da Felicidade foi destaque na categoria Mortalidade de Vacas do suplemento Campeãs do Leite, divulgado junto à 11ª edição do Índice Ideagri do Leite Brasileiro (IILB 11). Na análise deste quesito, a propriedade registrou 0,84% de mortalidade dos animais, enquanto as fazendas Top 10% registraram 4,46% e a média geral das fazendas analisadas registraram 6,17%.
Administrada por Ricardo Pernlochner, sua esposa Adriana e seus dois filhos, Mateus e Lucas, a propriedade conta com uma área de 70 hectares e nos últimos anos vem crescendo e ampliando suas instalações. Atualmente conta com 120 vacas em lactação no sistema Compost Barn, realizando 3 ordenhas diárias, com uma produtividade média por vaca de 32,9 kg, alcançando uma produção total de 3,7 mil kg/dia. O rebanho possui perfil racial 1, com predominância do leite europeu. Os animais jovens são criados na propriedade em sistema a pasto e semiconfinado.
A família Pernlochner acredita que o caminho para alcançar índices tão eficientes está na gestão de pessoas. A equipe da fazenda é formada por cinco colaboradores que são treinados e capacitados para suas atividades, além do acompanhamento de um zootecnista, um veterinário e um agrônomo.
“Em todos os setores da fazenda, as metas são baseadas em uma boa gestão, podendo, assim, identificar alguns gargalos do processo e definir os critérios a serem melhorados, visando o aumento da produtividade”, garante Adriana. “Priorizamos o bem-estar das vacas e das pessoas que aqui trabalham. Estamos juntos com nossos colaboradores, fazendo com que percebam a importância de olhar a vaca e estarem atentos ao que ela está querendo dizer”, explica a produtora.
Quer saber mais? Clique aqui.