ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Há 26 anos, Ministério da Agricultura reconhecia oficialmente a raça Girolando

IDEAGRI - A FAZENDA DE LEITE COMO VOCÊ NUNCA VIU

EM 03/02/2022

2 MIN DE LEITURA

0
2

Cruzamento de raças genuínas deu origem a uma raça brasileira perfeita para a produção de leite em países de clima tropical

Há exatos 26 anos, no dia 1 de fevereiro de 1996, a Girolando foi oficialmente reconhecida pelo Ministério da Pecuária e Abastecimento (MAPA) como raça. Os primeiros animais surgiram na década de 1940, na região do Vale do Paraíba (SP), quando um touro da raça Gir invadiu uma propriedade vizinha e cobriu algumas vacas da raça Holandesa. Do cruzamento, nasceram animais com características como rusticidade, precocidade além da produção de leite.

Em 1978 foi criada a Associação Brasileira de Criadores de Gado Girolando e em 1989 foram definidas as normas para a formação da raça, fixando o padrão racial: 5/8 de sangue Holandês e 3/8 de sangue Gir, o que é chamado de Puro Sintético (PS). A Associação é a única delegada para a execução do Serviço de Registro Genealógico e do Programa de Melhoramento Genético em todo o país. Resultado da mistura de duas raças com características muito diferentes, a Girolando apresenta muito vigor híbrido, morfologia exemplar, alta produtividades, transformando-se em uma raça perfeita para a produção de leite nos trópicos, uma vez que possui a capacidade de se adaptar a diferentes climas e manejos, além da rusticidade.

Ao longo dos anos, a raça vem ganhando diversas ferramentas para o melhoramento genético, como o PMGG (Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando) que distribui sêmen de touros participantes do programa. Em 2018, tiveram início as avaliações Genômicas na raça, o que permitiu uma evolução maior, com informações GPALeite, GTPAIP (intervalo de partos), GTPAIPP (idade ao primeiro parto) e GILG (índice de Longevidade Girolando), por exemplo.

Os técnicos da Associação, nos últimos anos, vêm avaliando os rebanhos país afora com o objetivo de mensurar e também avaliar características morfológicas e de manejo dos animais Girolando para, em breve, poderem disponibilizar a ferramenta Serviço de Avaliação Linear Girolando (SALG) aos criadores e também gerar informações de alta confiabilidade que possam ser usadas para as predições dos valores genéticos dos touros do teste de progênie.

Outra ferramenta é o Serviço de Controle Leiteiro (SCL), que é a principal ferramenta a serviço do PMGG na qual abastece o banco de dados de informações fenotípicas que servem de base para a avaliação dos animais.

Além disso, a participação dos criadores em exposições oficializadas da raça, também contribui para a evolução, uma vez que nestas feiras eles "levam o que tem de melhor" em sua propriedade e também têm a oportunidade de trocar experiências com outros criadores e ficam atualizados das novas tecnologias que estão disponíveis no setor. Os jurados, por sua vez, avaliam a condição do animal na categoria que ele pertence, buscando sempre animais produtivos e equilibrados seguindo os critérios de julgamento da raça, o que ajuda o produtor a ver se eles estão no caminho certo.

Todo este trabalho já está rendendo bons frutos: hoje, 80% do leite produzido no Brasil vem de rebanhos Girolando. Em 2020, a produção das vacas em até 305 dias de lactação foi de 6107 Kg, um aumento de 60%, quando comparado com o ano 2000, quando a produção alcançava 3685 Kg. As vacas também se tornaram mais produtivas neste período, aumentando os dias de lactação (DEL).

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures