ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Conheça os detalhes que podem ajudar a aumentar a produção média diária de leite por vaca

O que fazer para elevar a produção média diária de leite por vaca? Essa é uma pergunta comum entre produtores que querem aumentar a eficiência do rebanho nesse quesito, mas não sabem por onde começar. A resposta pode estar nos detalhes. Prova disso é o resultado obtido pela Fazenda Bom Retiro, localizada em Pouso Alto, a 400 Km de Belo Horizonte, na região Sul de Minas Gerais. Na propriedade, que foi destaque no “Campeãs do Leite”, suplemento que acompanha a 11ª edição do Índice Ideagri do Leite Brasileiro (IILB), a produção média por vaca foi de cerca de 36 litros de leite por dia. 

Atualmente, a Bom Retiro é administrada por Amauri Pinto e por sua filha, Anna Pinto. No início, a pecuária leiteira era só um hobby. O foco era produção de aves de postura. Com o tempo, a produção de leite se mostrou lucrativa e ganhou mais espaço. O resultado disso é que, no período avaliado pelo IILB 11, a propriedade alcançou cerca de 35 mil litros de leite.

De acordo Anna Pinto, o segredo para ser tão eficiente na produção média diária/vaca é cuidar dos detalhes. “É fundamental olhar para as vacas, o que elas precisam e quais processos podem ser melhorados, entendendo que quando os processos se encaixam, o leite chega”, afirma.

Para chegar a esse patamar, os gestores da Bom Retiro precisaram fazer investimentos, sobretudo nas instalações. Hoje, a fazenda é certificada em bem-estar animal pela Integral Certificações. Tudo é pensado no conforto e bem-estar dos animais, desde os galpões de gaiolas suspensas, para 200 animais cada um, passando pelo laboratório capaz de realizar o diagnóstico microbiológico de mastite, pelos dois galpões de Free stall (284 e 504 camas) e pelo Compost Barn, com 400 camas, além da ordenha rotatória para 40 postos.

Além de pensar no bem-estar dos animais para aumentar a produção média diária por vaca, os proprietários da Bom Retiro também se preocuparam em melhorar a gestão da fazenda. Para isso, pai e filha investem continuamente na capacitação da equipe, com foco na gestão de pessoas e de resultados, realizando reuniões semanais entre os setores. 

O resultado dessas ações fica ainda mais evidente quando se compara a produção média por vaca/dia da fazenda com a média registrada nas propriedades que integram o Top 10% do IILB 11, que foi de 34 litros, ou seja, 3% menor. Vale ressaltar que, na Bom Retiro, o rebanho é de Perfil 1 (predominância de genética europeia).

Quer comparar sua produção com as fazendas mais produtivas de sua região? Clique aqui e faça uma simulação, gratuitamente. Descubra quanto mais você pode lucrar na pecuária de leite.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint