ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como a música pode ajudar a aumentar a sua produção de leite?

Atuar na pecuária leiteira exige estar pronto para vencer desafios diariamente. São inúmeras as situações que poderão influenciar na produtividade do rebanho, tanto negativamente quanto positivamente. Estar atualizado sobre as questões que envolvem cria, recria e reprodução e atento às tendências de mercado são iniciativas que poderão se tornar grandes diferenciais da propriedade.

A dica que trazemos hoje é sobre uma técnica um tanto quanto peculiar, mas que já foi testada e aprovada por muitos produtores ao redor do mundo. Ela se mostrou uma boa aliada da produtividade nas fazendas de leite em que é utilizada. Trata-se da utilização de música na sala de ordenha. Você já pensou em levar música para a sala de ordenha da sua propriedade? Sim, é isso mesmo, muitas propriedades utilizam a música para aumentar a produção de leite!

Apesar da prática parecer algo sem muito fundamento e até mesmo curiosa, foi comprovado cientificamente que, assim como nós seres humanos, a música pode causar efeitos positivos nos animais.  Tratando-se de vacas, sabemos que elas possuem uma capacidade auditiva muito desenvolvida. Na sua propriedade, você já deve ter presenciado diversas situações em que elas respondem a estímulos sonoros, quando são chamadas pelo nome ou quando ouvem o bezerro berrar, por exemplo. O fato é que os sons e ruídos são percebidos facilmente por elas e isso pode impactar de forma positiva ou negativa, dependendo do barulho.

Música na sala de ordenhaA relação direta entre a música calma na sala de ordenha e o aumento na produção de leite vem sendo estudada há, pelo menos, 15 anos. E as opiniões ficaram bem divididas.  Em contrapartida, algumas pesquisas já conseguiram comprovar que estímulos negativos aumentam a retenção de leite residual. Assim como ruídos desconhecidos incomodam e podem impactar negativamente, utilizar a música na sala de ordenha poderá exercer um efeito positivo na produção leiteira, contribuindo para o estado emocional não só dos animais, mas também do ordenhador, proporcionando um ambiente mais calmo.

Alguns estudos apontaram que a música pode estimular a produção de hormônios e, dessa maneira, o animal tem uma descida de leite mais facilitada. Essa é uma das teorias que sustentam a tese de que há chances de o método resultar em aumento de produção. Além disso, há também a possibilidade de utilização da música para condicionar as vacas a entrarem na ordenha. Sabe-se que a ordenha é um dos momentos mais importantes da produção de leite e manter um ambiente calmo e tranquilo é fundamental.

Essa “dica” não é mais novidade, pois existem diversos exemplos de propriedades que utilizam a técnica e contabilizam ganhos com a prática. E, se há ainda algo a dizer a respeito desse método que poderá agradar a humanos e aos animais, a orientação é usar músicas clássicas. Mais leves, elas poderão trazer tranquilidade e até melhoria no comportamento do rebanho, além de evitar que os animais se assustam facilmente com os ruídos à sua volta.   

Produtores e técnicos que gerem a produção de forma profissional, acompanhando sistematicamente os dados relacionados à produtividade das fazendas, saberão identificar com facilidade se esta prática traz ou não benefícios, bastará acompanhar os relatórios da propriedade. É por esse e outros motivos que o registro, acompanhamento e mensuração de resultados tornam-se fundamentais em uma atividade em que diversos fatores influenciam o produto. Uma dica é utilizar um software de gestão que consiga registrar esses dados com segurança e cruzar informações, transformando-os em relatórios com indicadores que poderão auxiliar em decisões mais assertivas e análise de práticas realizadas para que se consiga planejar o futuro da produção, traçar metas e ainda se preparar para possíveis eventualidades.

E então? Quais práticas você tem realizado e acredita que influenciam positivamente na rentabilidade da sua produção? Que tal fazer um teste em sua fazenda e depois nos contar nos comentários sobre os resultados?

Caso tenha interesse em conhecer todas as possibilidades que o software Ideagri oferece e usufruir de todos os benefícios de uma boa gestão, clique aqui e fale com um consultor técnico. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint