ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Sucessão apenas de pai para filhos?

POR MARIA LUÍZA TERRA

E STEPHANIE ALVES GONSALES

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 12/09/2023

5 MIN DE LEITURA

0
5

Construir um negócio não é fácil, mas passá-lo adiante parece ser ainda mais difícil pois envolve apego a uma história, relacionamentos por vezes complicados e aceitação de que o novo está por vir. Esses três elementos juntos podem tornar a sucessão um processo mais longo e doloroso do que deveria, além de muitas vezes colocar o negócio em cheque.

Existem dois conceitos que moldam o destino das fazendas leiteiras: a sucessão familiar e a sucessão de oportunidades. A passagem do bastão, seja por laços familiares ou oportunidades inovadoras, desempenha um papel crucial em garantir a continuidade e o crescimento do negócio e da cadeia como um todo.

A sucessão familiar, permite que histórias e valores sejam transmitidos de geração em geração, além de ter suas vantagens, como a continuidade da cultura empresarial, valores e visão a longo prazo. Ao mesmo tempo também enfrenta desafios, como conflitos familiares, falta de experiência dos sucessores ou resistência à mudança. Até que ponto é realmente necessário obrigar que os filhos tomem frente e sejam sucessores na fazenda?

O produtor Nivaldo Manchetti, que possui 2 filhos, abordou no Interleite Brasil 2023 o tema sucessão e trouxe uma reflexão sobre o assunto, "Por que a sucessão familiar não pode ser passar o comando da sua propriedade, para quem não tem seu sangue? ”. Confira no vídeo abaixo o trecho da palestra do produtor: 

Atualmente, muito se ouve sobre a sucessão por oportunidades, quando se olha para além da família e coloca-se o negócio como foco. Nesse tipo de sucessão, os indivíduos são selecionados com base em suas qualificações e capacidades para desempenhar o papel em questão, avaliados por suas competências, habilidades e méritos, independente de sua relação familiar com a organização.  

Como podemos encontrar a harmonia entre a tradição e a inovação?

Ambos os tipos de sucessão têm suas próprias vantagens e desafios. A sucessão familiar dá continuidade de valores e tradições familiares, mas também pode gerar conflitos pessoais. A sucessão por oportunidade pode trazer novas ideias e competências para a organização, mas na contramão pode gerar resistência de membros mais antigos ou familiares que esperavam assumir cargos de liderança. A busca pelo equilíbrio perfeito entre história e futuro, entre estabilidade e inovação não tem uma fórmula correta.

A abordagem escolhida depende do contexto da organização, seus objetivos e valores, bem como da disponibilidade de indivíduos qualificados para preencher posições-chave. Em muitos casos, os filhos, após verem a batalha dos pais para prosperarem com suas fazendas, não pensam em passar pelas mesmas tribulações ou não sentem afinidade com a rotina leiteira e querem seguir caminhos distintos. 

Obrigar os sucessores a assumirem atividades das quais não gostam e/ou não possuem conhecimento pode ser prejudicial ao negócio e a família. Nesses casos a opção de encontrar alguém com qualificações e apreço pela atividade leiteira pode ser o melhor caminho ou pelo menos algo a se considerar.

Como a sucessão por oportunidade se baseia em meritocracia e competência, garante-se que os cargos importantes serão ocupados por pessoas que possuam a habilidade necessária para tal. Ao selecionar candidatos com base em seus conhecimentos e experiências, as equipes se tornam mais diversas em termos de conhecimento, origens e perspectivas. Isso pode levar a soluções mais criativas e inovadoras.

Além disso, os colaboradores serão incentivados a se esforçar mais e se desenvolver profissionalmente, quando notarem que as oportunidades são baseadas no desempenho e na habilidade. E ao promover funcionários internos com habilidades excepcionais, a organização valoriza o crescimento e o desenvolvimento contínuo dos seus próprios talentos.

Para encontrar o equilíbrio entre passar os valores e a tradição da fazenda e a inovação da fazenda como negócio é importante um processo mais transparente e justo, onde os candidatos têm a oportunidade de competir com base nas suas competências. E também encontrar um sucessor que tenha além das habilidades, possua valores semelhantes. Essa opção irá reduzir conflitos e ressentimentos.

Olhar para trás ou para frente?

Um caminho que a mente geralmente segue nessas horas de transição é lembrar fatos passados e abrir espaço para o saudosismo. É aquele sentimento de se arrepender de ter reclamado por anos de algo e se emocionar ao ver a fazenda construída, lembrar do bezerreiro, recordar a sala de ordenha que era de chão batido e hoje é um fosso bem construído. É olhar o botijão de sêmen e lembrar que toda a genética foi construída aos poucos, com anos de aprendizado e luta.

Nossa mente nessas horas tende a lembrar do que é positivo e bom e não é muito honesta ao balancear os sentimentos negativos em conjunto. Assim a semente do apego a toda a história começa a surgir e facilmente o processo de sucessão é visto como uma ameaça e ou começa a existir resistência ou negação.

A resistência à sucessão pode ser sutil, pois a mente começa a ver apenas barreiras no sucessor e riscos que parecem grandes demais. Tudo pode parecer pouco confiável. Todavia esse quadro mental não é restrito a produtores de leite; ele pode ser observado em diferentes momentos, por exemplo quando é necessário confiar os cuidados de um filho a um terceiro ou quando se vai mudar de país. A partir do momento em que essa decisão bate à porta, simplesmente parece que aquela mudança não é tão interessante assim, ou que a babá não inspira tanta confiança. Atenção! Isso é uma armadilha causada pelo medo.

Da mesma forma, a negação pode ser um caminho atraente a ser seguido e ela se mostra pela falta de enfrentamento dos fatos. O pai que tanto se queixava de cansaço, agora começa a acordar mais cedo, fazer mais tarefas, diz que está em ótima forma e se nega a conversar sobre o assunto com os filhos que insistem em dar um banho de realidade. Muitas vezes isso pode ser encarado com humor ou mesmo desgastar as relações. O fato é que fingir que a idade não chegou e que tudo está como antes apenas adia o enfrentamento de passar o bastão aos filhos ou a algum eleito ao cargo de sucessor, o que toma tempo que podia ser gasto com treinamento, testes, enquanto há disposição para tal. 

Em ambos os casos é importante respirar e entender que olhar para trás ou não olhar para lugar algum não irá mudar o status da sucessão. É olhar para frente que gera movimento, que ajuda na evolução e que possibilita que o processo se inicie o mais rápido possível, evitando que o sucessor se veja tendo que tomar parte do negócio sem suporte ou sem treinamento com o devido prazo.

Independente do tipo de sucessão escolhido, o importante é que haja um processo estruturado e honesto, de forma que os sucessores sejam envolvidos no processo gradualmente e com tempo de poderem ter o aprendizado.

 

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você.

STEPHANIE ALVES GONSALES

Zootecnista formada pela Universidade Estadual de Maringá e pós-graduada em Gestão do Agronegócio. Integrante da Equipe de Conteúdo do MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures