ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Estratégias nutricionais promissoras para vacas leiteiras durante o calor

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 29/12/2023

2 MIN DE LEITURA

2
8

Atualmente, o estresse térmico é um grande problema na indústria de produção animal, causado por ondas de calor mais frequentes devido às mudanças climáticas. Esse estresse leva a uma redução significativa na produção e qualidade do leite das vacas leiteiras, resultando em grandes perdas econômicas. O calor afeta o consumo de alimentos, levando a distúrbios digestivos e diminuição da produção de leite (Ihsanullah et al 2017; Mylostyvyi; Izhboldina 2021).

Além disso, o estresse por calor impacta negativamente o sistema imunológico, reprodutivo e hormonal dos animais, levando a problemas de saúde e redução da fertilidade. Durante o estresse térmico, ocorre no corpo dos animais um aumento na produção de radicais livres, resultantes do metabolismo de oxigênio que leva ao estresse oxidativo (quando a produção de radicais livres é maior do que sua remoção pelo sistema de defesa antioxidante), prejudicando a produção de energia e os sistemas de defesa do organismo (Figura 1).

Figura 1. Efeitos do estresse por calor e papel dos antioxidantes.

Efeitos do estresse por calor e papel dos antioxidantes.

Fonte: Adaptado de MYLOST?VA, Daria et al. (2021)

No entanto, há soluções para minimizar esses efeitos. Dentre elas, uma dieta equilibrada e suplementada com antioxidantes pode ajudar a reduzir o impacto do estresse por calor. Alterações na dieta, como a introdução de alimentos que produzem menos calor durante a digestão, a adição de gordura protegida, probióticos e antioxidantes, podem melhorar a saúde digestiva, aumentar a produção de leite e reduzir o estresse oxidativo.

Exemplo disso são as vitaminas, que são antioxidantes naturais essenciais na nutrição. A vitamina E possui papel fundamental protegendo as membranas celulares de radicais livres, além de ativar genes envolvidos na indução e inibição da morte celular. Outro antioxidante interessante é o selênio, que estimula o metabolismo, imunidade, produtividade, funções reprodutivas, entre outros.

Em resumo, a implementação de condições ideais de manejo alimentar é essencial para minimizar os efeitos negativos do estresse por calor na produção animal e bem estar animal, garantindo assim uma produção de leite mais saudável e sustentável.

 

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você.

 

Autores

Fabiana Oliveira Notário – mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Federal de Uberlândia

Rosanne Aparecida Capanema Ribeiro - doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Federal de Uberlândia

Profª Drº Mara Regina Buenos de Mattos Nascimento – Professora Titular da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia

 

Referências

MYLOSTVA, Daria et al. Biochemical changes during heat stress in productive animals with an emphasis on the antioxidant defense system. Journal of Animal Behaviour and Biometeorology, v. 10, n. 1, p. 0-0, 2021.

IHSANULLAH et al. Postpartum endocrine activities, metabolic attributes and milk yield are influenced by thermal stress in crossbred dairy cows. International journal of biometeorology, v. 61, p. 1561-1569, 2017.

MYLOSTYVYI, Roman; IZHBOLDINA, Olena. Problems of livestock reproduction with a focus on climate change. Multidisciplinary Reviews, v. 4, p. e2021011-e2021011, 2021.

 

 

 

 

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LUCIA HELENA ANTUNES BOHRER

SÃO JOÃO DE MERITI - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 02/01/2024

gostaria que fosse mais extenso, inclusive indicando fontes para aquisição dos insumos/ produtos recomendados
FABIO VIEIRA

MIRADOR - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 02/01/2024

Esse Artigo está de parabéns, muito útil p nortear os produtores q queiram adquirir conhecimento....Aprender nunca é demais.👍

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures