ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

10/07, Dia da Pizza: o que esse prato representa para os lácteos?

POR FERNANDA ANTUNES

INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

HÁ 2 DIAS

4 MIN DE LEITURA

2
10

Em 10 de julho, celebramos o Dia da Pizza, um prato que conquistou paladares no mundo todo. No Brasil, essa paixão se traduz em números expressivos: mais de cinco milhões de pizzas consumidas diariamente, com a muçarela brilhando nos mais diversos sabores, motivo de comemoração também para o setor lácteo

De acordo com a Associação Pizzarias Unidas do Brasil (APUBRA), a primeira pizzaria brasileira foi aberta em 1910, em São Paulo e a partir de 1950 o prato popularizou-se no país e recebeu adaptações para inclusão de ingredientes locais e diferenciados para apresentar um toque especial. 

O setor de pizzarias demonstra ser bastante promissor no Brasil e por ser um prato bastante versátil e com facilidade de entrega, mantém o segmento estável e lucrativo, mesmo em tempos de crise, como durante e após a pandemia. De acordo com o estudo da APUBRA, mesmo com a pandemia da COVID-19, o setor de pizzarias se mostrou resiliente e continuou em crescimento, com abertura de 13.789 pizzarias somente em 2020.

Um estudo realizado pela APUBRA, com uma amostra de 34.097 pizzarias ativas, destaca a região Sudeste com a maior concentração de estabelecimentos em operação, com mais de 52% do total, seguida pelo Sul com 20% e Nordeste, com 16%.

Um estudo do Ifood  revelou que só pelo aplicativo foram pedidas 5 pizzas a cada segundo, no primeiro semestre de 2022.

São Paulo é a segunda cidade do mundo com maior consumo de pizzas, ficando atrás apenas de Nova Iorque, além de possuir o maior número de pizzarias do país. No estado, as mais pedidas são de muçarela, calabresa, portuguesa, frango com catupiry e marguerita.

Além de ser um dos sabores preferidos pelos paulistas, a muçarela está presente na maioria das combinações de sabores e representa um mercado com grande potencial para o setor lácteo no país. 

O que o setor de pizzarias representa para a indústria láctea? 

O mercado de pizzas possui uma importância expressiva para o setor lácteo, especialmente pelo uso dos queijos, como a muçarela. Aproximadamente 40% da produção total de leite no Brasil é destinada para a produção de queijos. A muçarela representa cerca de 35% do volume total de queijos produzidos no país, sendo 30% dela destinada para a produção de pizzas.

Erik Momo, CEO da 1900 Pizzeria, uma das pizzarias mais conhecidas de São Paulo, compartilhou sua visão sobre a importância do setor lácteo para o mercado de pizzas.

Com mais de 35 anos de experiência na área, Erik comenta que “normalmente as pizzas são feitas com queijo. A princípio, nunca ouvi falar de uma pizzaria que tivesse pizzas sem queijo, ou que não tivesse pizza com muçarela, que é a mais básica. Apesar de existirem sim sabores que não incluem o produto,  a grande maioria das pizzas leva algum tipo de queijo em sua composição”. 

Erik também destaca a importante função que o queijo desempenha nas pizzas. “Quando pensamos na pizza e como o queijo funciona, ele acaba fundindo e juntando um pouco dos ingredientes. No Brasil de modo geral, existe a pizza com queijo, independente dos demais ingredientes. O queijo, principalmente a muçarela, é um ingrediente comum para fazer a fusão dos sabores”. 

“No Brasil e EUA existe uma cultura de consumo de pizzas com queijos e acredito que a grandeza do negócio e do consumo de pizzas traz uma importância para o mercado lácteo, em especial a muçarela, como queijo principal” salienta o CEO da 1900 Pizzeria. 

Embora a muçarela domine o cenário, demais queijos também compõem o sabor em algumas pizzas, mas dificilmente  se configuram como um produto de grande volume no prato. Segundo Erik, o uso mais restrito de queijos especiais é devido principalmente ao seu sabor e preço. No entanto, sua presença se justifica por proporcionar uma maior diversidade de sabores e uma experiência diferenciada, como os queijos gouda e gorgonzola.

O mercado lácteo influencia significativamente no custo final da pizza. Conforme Erik salienta, as oscilações no preço do leite geram um impacto considerável na cadeia produtiva das pizzarias e superam a influência de qualquer outro insumo.

Os lácteos podem representar até 50% da compra de insumos para a fabricação das pizzas. De acordo com um levantamento compartilhado por Erik, onde 37 pizzarias participaram, aproximadamente 43,2% afirmam que o queijo representa entre 21 a 40% do custo médio variável da pizzaria. Nesse mesmo levantamento, 81,1% das pizzarias afirmam que a periodicidade de compra de muçarela é de 1 a 2 vezes por semana, e 24,3% afirmam que o volume de compras por pedido é de aproximadamente 200 a 500 kg

O setor de pizzarias exerce um impacto significativo na indústria láctea e responde por uma fatia expressiva da demanda por esse queijo. Elas auxiliam na manutenção de um fluxo constante de consumo, abrindo portas para a exploração de outros tipos de queijos, que enriquecem a variedade de sabores apreciados pelos consumidores brasileiros.

 

 

Fonte consultada: 

APUBRA - mercado da pizza

APUBRA - mercado de pizzas

APUBRA - Dia Mundial da Pizza

NSC Total 

G1

As informações também foram cedidas pelo CEO da 1900 Pizzeria, Erik Momo, à equipe MilkPoint. 

FERNANDA ANTUNES

Engenheira Agrônoma pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/CAV.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

EDUARDA HORN

SALETE - SANTA CATARINA

HÁ 2 DIAS

Apaixonada por pizza! Inclusive temos pizzaria no interior de Santa Catarina e com certeza a frase mais comum por aqui quando se fala em pizza é: pizza sem queijo não é pizza. Parabéns Fernanda pela matéria, agregando valor às pizzarias e à produção de queijo.
FERNANDA SANTOS

SALETE - SANTA CATARINA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

HÁ UM DIA

Obrigada pela sua participação, Eduarda. Continue nos acompanhando. Abraços!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures