ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Laticínios 4.0: como a mesma tecnologia das criptomoedas irá salvar a indústria do leite

INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 08/02/2019

2 MIN DE LEITURA

0
8

Atualizado em 23/12/2020

*Por Bernardo de Souza Madeira – especialista em Blockchain e fundador da Interchains

Cada vez mais ouvimos falar de uma tecnologia que é difícil de soletrear: o Blockchain. Esta tecnologia é a base sobre qual operam as criptomoedas como Bitcoin e é um dos pilares de Indústria 4.0, mas calma, isto não é um anuncio de criptomoedas, aliás se me perguntarem, evito recomendá-las. Mas o Blockchain é uma tecnologia surpreendente que irá resolver os principais problemas da indústria de laticínios graças as capacidades de integração e automação.

A tecnologia consegue dar rastreabilidade de toda a cadeia produtiva do leite: desde a produção, armazenagem, transporte, entrega, testes de qualidade, gestão de estoque, pagamentos e comercialização; até chegar na mesa do consumidor. Consegue também incluir, de maneira imediata e dinâmica, órgãos reguladores para certificarem este processo dentro da plataforma.

Pense no Blockchain como uma camada integradora que consegue conectar todos atores e os pontos da cadeia automatizando ações. Por exemplo, no transporte, Blockchain consegue conectar o teste laboratorial do leite realizado na saída da fazenda e compará-lo contra o teste realizado na recepção do laticínio já que ele conecta e dialoga com ambas as máquinas. Assim, a Secretaria de Agricultura é anunciada para que ela emita um certificado digital, único e irrevogável para esse lote, tudo de maneira imediata e automatizada.

Consegue também alertar as entidades se a máquina acusa divergência e ainda, aplicar automaticamente as penalidades para o fraudador. Todo este ciclo é extremamente confidencial. Os dados são protegidos pela criptografia entre os participantes envolvidos e ainda traz confiança na informação já que o sistema não pode ser hackeado.

Vamos listar os principais problemas de hoje na indústria do leite para entender como Blockchain irá resolve-los.

Um dos principais problemas hoje é a atenção a fiscalização sanitária que o laticínio precisa ter para evitar multas. Este registro pode ser realizado na plataforma, adicionando as evidências em relação à higiene e evitando perdas financeiras, burocracias ou erros.

Registros no conselho responsável de médico veterinário ou químico são armazenados dentro do Blockchain, evitando ser fraudados e podendo ser acessíveis em qualquer momento e lugar pelo laticínio. Isto diminui o risco que uma pessoa não profissional assuma um posto que não lhe compete.

Como vimos no exemplo anterior, o Blockchain também irá acabar com a fraude de adição de água ou outras substâncias no leite, registrando, acusando e expondo a toda a rede de laticínios e secretarias, as fazendas ou transportadoras que tentem fraudar o produto.

A plataforma também pode tomar conta automatizada de ações: realizar pedidos a fornecedores quando o estoque tiver alcançado um limite, atualizar tabela de fretes, autorizar pagamentos, etc. tudo de maneira integrada.

Hoje, as empresas demandam transparência, colaboração e eficiência operacional. Este é o terreno onde o Blockchain brilha e irá colocar nas nossas mesas produtos com certificados de origem, a um menor custo e de alta qualidade.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures