Lançamentos de sorvetes salgados deverão crescer

Blog Novidades e lançamentos em lácteos: "Óleo de oliva, pimenta preta, pão e queijo - restaurantes e fabricantes de sorvetes artesanais estão obtendo sucesso com sabores salgados, mas os processadores e varejistas europeus vão acompanhar essa tendência? De acordo com o blog do Mintel, os ingredientes salgados, como óleo de oliva e pimenta preta podem surgir como novas tendências de sabor para sorvetes", por Juliana Santin, por Médica veterinária formada pela FMVZ/USP em 1999.

Publicado em: - 3 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Óleo de oliva, pimenta preta, pão e queijo – restaurantes e fabricantes de sorvetes artesanais estão obtendo sucesso com sabores salgados, mas os processadores e varejistas europeus vão acompanhar essa tendência? De acordo com o blog do Mintel, os ingredientes salgados, como óleo de oliva e pimenta preta podem surgir como novas tendências de sabor para sorvetes.

No ano passado já foram lançados dois pequenos lotes de sorvete de óleo de oliva, disse o analista do Mintel, Alex Beckett. A companhia texana Lick lançou o sorvete de chocolate preto, óleo de oliva e sal marinho nesse verão, enquanto a Two Fat Cows, na Austrália, também usa óleo de oliva virgem.

 

“Incluir óleo de oliva na receita fornece benefícios ao sorvete, já que fornece uma textura cremosa – ainda que não oleosa, enquanto o sabor recebe notas sutis de gramíneas e nozes”, disse Beckett. “Os defensores da combinação apontam ainda como o óleo de oliva é rico em antioxidantes de ocorrência natural e vitaminas lipossolúveis, como a vitamina E”.



A pimenta preta, por outro lado, ainda não estreou nas prateleiras de varejo, mas sua popularidade está crescendo no setor de serviços alimentícios – e é aqui que os processadores tendem a buscar sua inspiração. “No canal de varejo global, os produtos de sorvete com pimenta preta entre os ingredientes estão ausentes, mas entre alguns salões de beleza, butiques e food trucks a tendência é inspirar novos sorvetes no varejo e os blogs que falam sobre eles mostram que o perfil da pimenta preta está crescendo. Afinal de contas, comparado com as exigências rigorosas do varejo, os canais sorveterias podem se dar ao luxo de ser mais experimentais e lançar sabores menos convencionais”.

Uma pesquisa feita no ano passado pelo Amore di Gelato descobriu que os principais sabores de sorvetes em restaurantes e gastropubs no Reino Unido incluíam beterraba, manteiga preta de Jersey e cerveja preta.

De acordo com Beckett, a pimenta preta moída pode ser bem recebida pelos consumidores em vários mercados globais. No Reino Unido, 39% dos consumidores disseram que estão interessados nos sabores quentes de sorvete, enquanto 51% dos chineses disseram que queriam experimentar sabores doces e salgados misturados.

Apesar de os sabores salgados de sorvete poderem soar incomuns, alguns já estão bem estabelecidos. O sal marinho, especialmente quando usado em combinação com caramelo, saiu do setor de serviços alimentícios sofisticados para o varejo e agora é bem conhecido com os lançamentos de sorvetes globais trazendo o sal marinho tendo triplicado entre 2013 e 2015, de acordo com dados do Mintel.

Por outro lado, os fabricantes de gelato estão se aventurando ainda mais. De acordo com Bas Smit, diretor global de marketing da divisão de processadores de alimentos da Barry Callebaut, os fabricantes de gelato nesse ano, durante a feira Sigep, mostraram uma variedade de sabores de gelatos de queijo e pão, como o gelato de pretzel.

Apesar de os gelatos tenderem a ter uma produção artesanal limitada e de pequena escala, Smit também disse que isso poderia influenciar grandes processadores e varejistas. “Como isso se manifestará em três ou quatro anos no Carrefour, Tesco, Wholefoods ou Walmart do mundo? Como essas marcas e marcas privadas capturarão esse desenvolvimento que os gelatos já têm?”

Entretanto, alguns grandes processadores já estão entrando no mercado de sorvetes salgados em certos mercados geográficos. No ano passado, o braço japonês da companhia americana, Häagen-Dazs, lançou sorvetes de vegetais, tomate e cenoura como parte de sua linha Spoon Vege.

Os consumidores japoneses parecem ser mais abertos a novos sabores. Por isso, a processadora Basachi Ice, de Fugetsudo, lançou o sorvete de carne de cavalo crua, enquanto os sabores de molho de soja e tinta de lula também estão disponíveis de outros processadores.



Fonte: Dairy Reporter.
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Material escrito por:

Juliana Santin

Juliana Santin

Médica veterinária formada pela FMVZ/USP. Contribuo com a geração de conteúdo nos portais da AgriPoint nas áreas de mercado internacional, além de ser responsável pelo Blog Novidades e Lançamentos em Lácteos do MilkPoint Indústria.

Acessar todos os materiais

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Guilherme
GUILHERME

JUNDIAÍ - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 04/11/2015

Boa tarde Sra. Santin.

Qual a real tendência a curto prazo deste mercado no brasil?

Att.
Qual a sua dúvida hoje?