ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Harmonização dos requisitos de BPA para os países de Mercosul

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 11/10/2012

1 MIN DE LEITURA

0
0
Em Puerto Iguazu, na Argentina, estamos discutindo um processo para harmonizar as diretrizes de boas práticas agropecuárias, durante a III Seminário de Boas Práticas Agrícolas para Países do Mercosul. Este debate está dando continuidade à reunião de 2011 quando foram constatados graus diferenciados no avanço de boas práticas nos países da América Latina. Essa troca de experiência pode consolidar critérios oficiais conjuntos, entre os países, para fortalecer o mercado interno.

O Evento é uma iniciativa do IICA, Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, em parceria com os governos dos países. No Brasil, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MAPA, está encabeçando os trabalhos e tem sido muito requisitado para apresentar os resultados encontrados. A oficina de trabalho está reunida com representes de país do Mercosul e convidados para o debate e troca de experiências sobre Boas Práticas Agrícolas (BPA), como a harmonização de um protocolo único de BPA que atenda os países participantes no comércio de produtos agrícolas.

Apesar de ainda estarmos caminhando neste sentido, verificamos que o Brasil está sendo utilizado como modelo para os demais países pelos programas de produção integrada, do Mapa/Inmetro. A PI Brasil é um sistema de produção que gera alimentos e demais produtos seguros e de alta qualidade, mediante a aplicação de recursos naturais e regulação de mecanismos para a substituição de insumos poluentes, garantindo a sustentabilidade e viabilizando a rastreabilidade da produção agropecuária.

Durante o evento, pude realizar uma apresentação demonstrando como realizamos nossos processos de sensibilização, para estimular a adoção de BPAs, aos produtores.
A discussão tem sido muito estimulante, mas verificamos que, mesmo com todos os problemas recorrente que o Brasil tem na área, somos modelo de diversos processos; como recolhimento de embalagens de pesticidas, o processo de viabilização dos programas de elaboração de normas de certificação na agropecuária, de sensibilização de produtores, entre diversos outros pontos.

O evento ainda não foi finalizado, estamos em plena discussão e com certeza estaremos trabalhando em parcerias com estes países, pois verificamos que os processos que estamos construindo, as normas de certificação na agropecuária, estão sendo valorizadas e utilizadas como modelos para serem harmonizados com os demais países do Mercosul.

Apresentação da experiencia na certificação de leite

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures