ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Queda recorde na captação de leite no primeiro semestre, segundo prévia do IBGE

POR TIAGO DA CUNHA FARIA

PANORAMA DE MERCADO

EM 11/08/2022

3 MIN DE LEITURA

2
6

Os dados preliminares da Pesquisa Trimestral do Leite do IBGE para o segundo trimestre de 2022, divulgados nesta quinta-feira (11/08) apontam um volume total de leite captado de aproximadamente 5,4 bilhões de litros, uma queda de 7,7% na captação de leite cru resfriado, em relação ao mesmo período de 2021, que registrou um volume total de 5,9 bilhões, como mostra o gráfico 1.

Gráfico 1. Captação formal: Variação em relação ao mesmo trimestre do ano anterior (T2 2022 x T2 2021).

captação IBGE
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados do IBGE. 

Este ano representou a maior variação negativa anual para o segundo trimestre, ficando próximo do ano de 2016, que também foi um ano com entraves na produção de leite e que registrou recuo de -7,5% na captação frente ao ano de 2015.

Além disso, associado a queda no primeiro trimestre, o cenário foi de queda recorde para o primeiro semestre, comparando-se a com o mesmo semestre do ano anterior, conforme analisado no gráfico a seguir.

Gráfico 2. Captação formal: Variação em relação ao mesmo semestre do ano anterior (S1 2022 x S1 2021).

captação IBGE leite
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados do IBGE. 
 

Nota-se que as quedas vêm sendo observadas desde o segundo semestre de 2021. Para o primeiro semestre de 2022, a prévia do IBGE registrou uma queda de aproximadamente -9,1% com relação ao mesmo semestre do ano passado.

Um fator que contribuiu para este cenário foi o recuo da rentabilidade ao produtor, desde o 4º trimestre de 2021 até o 1º trimestre de 2022, avaliado pelo indicador RMCR (Receita Menos Custo de Ração), impulsionado pelo aumento nos custos de produção, nos meses analisados em questão.

Gráfico 3. Receita Menos Custo de Ração (RMCR)

captação IBGE leite
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint Mercado.

Este fato pode ter contribuído para afetar negativamente a base produtiva, ocasionando menor volume de leite produzido no país.

Apesar disso, nota-se uma recuperação da rentabilidade do produtor neste segundo trimestre, impulsionada pelas variações positivas pelo leite matéria-prima (em partes devido a menor oferta de leite no mercado relatada anteriormente), o que pode trazer resultados positivos para a produção nos próximos meses, a depender de diferentes fatores.

Além disso, a conjuntura econômica, com aumento da inflação aos consumidores, queda no rendimento das famílias e diminuição da intenção de consumo - comprometeu fortemente o poder de compra da população entre 2020 e início de 2022.

Este cenário impediu o aumento dos preços dos lácteos na mesma proporção ao aumento dos custos de produção, o que desestimulou os produtores de leite entre o final de 2021 e início de 2022.

Gráfico 4. Intenção de Consumo das Famílias (Fecomércio-SP).

captação IBGE leite
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados do IBGE. 

Em contrapartida, nos últimos meses, fatores econômicos estão passando por um cenário mais favorável. Como vemos no gráfico anterior, o índice de Intenção do Consumo das Famílias vem se elevando, o que demonstra uma reação por parte da demanda. Caso essa recuperação se concretize e persista, refletindo no mercado, também pode favorecer a cadeia produtiva leiteira nesta metade do ano para frente.

Um ponto de atenção para os próximos meses é a persistência do La Niña, que comprometeu a produção ao final de 2021, e pode persistir, pela terceira vez consecutiva, ao final deste ano, podendo causar prejuízos às produções.

Sendo assim, o ano de 2022 inicia-se bem negativo do lado da oferta de leite, com uma disponibilidade prejudicada devido a menor captação neste início de ano, conforme indicado pelo IBGE.

Para a segunda metade do ano, a expectativa ainda é de uma oferta menor que nos anteriores, mas, “menos pior” do que a observada para o primeiro semestre – tanto devido aos estímulos recentes à produção, como aumento dos preços do leite; como também, devido a base comparativa do segundo semestre de 2021 ser menor.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ELISEU NARDINO

MARIPÁ - PARANÁ

EM 15/08/2022

Boa tarde, o lado que mais sacrifica toda a cadeia é o setor varejista, é o elo da cadeia que mais lucra, tanto da na alta como na baixa
JULIANO BALARINI

NOVO ORIENTE DE MINAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 12/08/2022

Os próprios lacticínios e suas políticas de EXPLORAÇÃO DO PRODUTOR, estão aos poucos, colhendo o " fruto" que tanto plantam a décadas. Só ficará nesta atividade,os gigantes, tanto da indústria,quanto das fazendas produtoras.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures