ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Oferta limitada aumenta preço do leite ao produtor

VÁRIOS AUTORES

PANORAMA DE MERCADO

EM 01/06/2022

1 MIN DE LEITURA

2
11

O preço do leite captado em abril/22 e pago em maio/22 aos produtores foi divulgado pelo Cepea-Esalq/USP e fechou em R$ 2,5444/litro na “Média Brasil” líquida. O valor apresentou alta de 4,8% em relação ao mês anterior – uma alta de 11 centavos/litro.


Gráfico 1. Série de preços médios recebidos pelo produtor (líquido), em valores reais (deflacionados pelo IPCA de abril/2022).

cepea maio
Fonte: Cepea-Esalq/USP.

O cenário de alta nos preços se explica devido a diminuição da oferta de leite no campo, fruto da sequência de elevados custos de produção.

Embora os gastos com concentrados tenham diminuído ligeiramente devido à recente desvalorização da soja e do milho, a alimentação do rebanho ainda exige financeiramente do produtor em função da valorização de outros insumos como a suplementação mineral.

A alta de combustíveis e medicamentos também afeta a margem do produtor, prejudicando que o aumento recebido no preço do leite se traduza em maiores melhoras da rentabilidade do produtor.
 

Comentários MilkPoint Mercado

O mercado tem passado por um momento de baixíssima oferta de leite. Conforme discutido aqui no MilkPoint, de acordo com os dados do IBGE, vimos no 1º trimestre deste ano a maior queda trimestral na captação de leite de toda a série histórica. Em nossas conversas com a indústrias de laticínios, os relatos são que a captação neste 2º trimestre continua nos mesmo ritmo – bastante abaixo do esperado para o período.

Por outro lado, da demanda, o governo federal lançou um pacote de estímulos ao consumo – com liberação de FGTS, facilidade de empréstimos, antecipação de 13º salário para aposentados, etc – que estimulou o apetite de compras dos brasileiros.

Nesse cenário, com escassez de leite no mercado e demanda um pouco mais estimulada, os preços dos principais derivados lácteos vêm sofrendo consecutivos aumentos, consequentemente, valorizando também o leite matéria-prima (seja no mercado spot ou no pagamento ao produtor, conforme observado na média de preços do CEPEA).

Para o próximo pagamento, a expectativa é que o cenário se mantenha e que tenhamos um novo aumento no preço pago aos produtores.

milkpoint mercado

STEPHANIE ALVES GONSALES

Zootecnista formada pela Universidade Estadual de Maringá e pós-graduada em Gestão do Agronegócio, Assistente de Conteúdo MilkPoint.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LEÔNIDAS LIMA

JOÃO MONLEVADE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 22/06/2022

Qual o preço do leite para o produtor hoje?
STEPHANIE ALVES GONSALES

MARÍLIA - SÃO PAULO

EM 22/06/2022

Bom dia, Leônidas!
Tudo bem?

A página de preço do leite contém todas as informações a respeito do assunto.
Lá você pode encontrar preço do leite para o produtor, assim como valores de referência de Conseleites e muito mais. Dá uma conferida: https://www.milkpoint.com.br/preco-do-leite/

Obrigada por nos acompanhar e continue sempre por aqui.
Abraços e excelente dia!
MilkPoint Logo MilkPoint Ventures