ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

IBGE: captação de leite inicia 2023 com nova baixa

POR MATHEUS NAPOLITANO

PANORAMA DE MERCADO

EM 06/06/2023

2 MIN DE LEITURA

2
8

Os resultados definitivos da Pesquisa Trimestral do Leite do IBGE para o primeiro trimestre de 2023, divulgados nesta terça-feira (06/06), confirmaram a queda sinalizada pelos dados preliminares.

O primeiro trimestre do ano encerrou com uma captação de 5,88 bilhões de litros, ficando 1,2% abaixo do total obtido no primeiro trimestre de 2022, quando foram captados 5,95 bilhões de litros, como mostra o gráfico 1.

 

Tabela 1. Captação mensal de leite no Brasil

dados ibge leite
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados do IBGE, 2023.

 

Gráfico 1. Captação formal: Variação em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

dados ibge leite
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados do IBGE, 2023.
 

Em relação aos principais estados produtores, somente Santa Catarina apresentou variação positiva no período (+4,5%). Por outro lado, Minas Gerais, que é o maior estado produtor de leite do país, apresentou uma expressiva redução anual no volume total de leite para o trimestre (-5,3%).

Gráfico 2. Variação na captação formal dos principais estados produtores entre o primeiro trimestre de 2023 e o mesmo período de 2022

dados ibge leite
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados do IBGE, 2023.
 

Ao analisar as grandes regiões, o Sul do país, que atualmente é a maior região produtora de leite do Brasil, mostrou maior resiliência e obteve um pequeno crescimento de 0,8%. Além do Sul, a região Nordeste segue em ritmo de crescimento e teve um aumento no trimestre de 2,1%. Por outro lado, o Sudeste apresenta a maior queda entre as regiões – bastante influenciado pelo resultado de Minas Gerais.

 

Gráfico 3. Variação na captação formal de leite das regiões brasileiras entre o primeiro trimestre de 2023 e o mesmo período de 2022.

dados ibge leite
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados do IBGE, 2023.

 

Os resultados para este 1º trimestre reforçam a mudança geográfica que a produção de leite no Brasil vem passando, com a região Sul se consolidando como a principal região produtora de leite no país – posição anteriormente ocupada pelo Sudeste.

Além da mudança geográfica, outra transformação estrutural importante é em relação à base produtiva (nº de produtores e nº de vacas em produção). Mesmo em um cenário de melhor rentabilidade para o produtor de leite, desde o 2º semestre do ano passado, a produção ainda segue em queda, evidenciando que a base produtividade segue diminuindo.

Abaixo, podemos observar o indicador de rentabilidade Receita Menos Custo da Alimentação (RMCA), que tem obtido resultados bem mais favoráveis do que os mesmos meses dos anos anteriores, em consequência do aumento do preço do leite e da forte queda nos preços dos grãos.
 

Gráfico 4. Receita Menos Custo da Alimentação (RMCA).

RMCA
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint Mercado.

 

Apesar do novo resultado negativo para a captação do 1º trimestre, espera-se que esse cenário mais favorável para a produção nos últimos meses reflita em recuperação do volume de captação ao longo do restante do ano de 2023.

MilkPoint Mercado

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

RONEY JOSE DA VEIGA

HONÓRIO SERPA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 07/06/2023

Será que vão demorar muito para se darem conta que o problema é o custo de produção? O Brasil esta sendo inundado de leite importado mais barato que o produzido aqui, isso provoca distorção no mercado, baixa o preço ao produtor enquanto engorda o caixa das grandes empresas laticinistas. A fuga dos produtores vai continuar! Querem que nós consigamos concorrer com o preço do importado nos deem as mesmas condições ( subsídios) e custos do importado!!!
GERALDO FERREIRA FORTES

PASSA TEMPO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 07/06/2023

Concordo plenamente com o Roney. Gostaria de acrescentar o problema da mão de obra, cada vez mais difícil. Os médios e pequenos produtores, que são parcela importante no cenário global de toda a cadeia leiteira, são os que mais sentem os efeitos dessa distorção do mercado, fruto das importações que só beneficiam o outro lado.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures