FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

IBGE: aumento confirmado na captação do leite no 3T 2020

POR MARIANA SICILIANO

PANORAMA DE MERCADO

EM 10/12/2020

1 MIN DE LEITURA

3
4

O IBGE divulgou nesta quinta-feira (10/12) os dados consolidados da Pesquisa Trimestral do Leite (PTL) para o terceiro trimestre de 2020. A prévia divulgada em novembro apontava um crescimento de 1,2% em relação ao terceiro trimestre de 2019, no entanto os dados consolidados demonstram um aumento de 2,6% na captação de leite cru resfriado, considerando este mesmo período.

Veja a prévia aqui > Depois de queda, produção cresce 1,2% no terceiro trimestre de 2020!

Já em relação ao trimestre anterior, houve um aumento acentuado de 10,7%. O gráfico 1 mostra a evolução das variações trimestrais anuais.

Ressalta-se que as informações divulgadas pelo IBGE dos trimestres anteriores de 2020 também foram modificadas em relação à esta última liberação oficial de dados. Antes o volume captado mostrava uma variação de 2,4% para o 1° trimestre e -1,7% para o 2° trimestre de 2020, e agora passou a ser 3,5% e - 0,6% respectivamente.

Gráfico 1: Captação formal: Variação em relação ao mesmo trimestre do ano anterior

pesquisa trimestral do leite IBGE terceiro tri 2020

Fonte: Elaborado pelo MilkPoint Mercado baseado em dados do IBGE.

Mesmo com os altos custos de ração, influenciados pelo mercado em alta de grãos, o indicador Receita Menos Custo de Ração (RMCR) calculado pelo MilkPoint Mercado, foi 22% maior no 3°T/2020, em relação ao 3°T/2019, como mostra o gráfico 2. O preço pago ao produtor – que estava apresentando um aumento gradual desde junho/2020 – atingiu valor recorde no mês de setembro/2020, o que pode justificar o aumento de captação do leite, dado o maior estímulo à produção de leite no período.

Gráfico 2. Evolução do indicador Receita Menos Custo da Ração (RMCR). 

receita menos custo de ração terceiro tri 2020

Fonte: elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados do DERAL/SEAB/PR e do Cepea – deflacionados pelo IGP-DI.

Avaliando a captação de leite entre as principais bacias leiteiras do Brasil, os estados de Goiás e São Paulo continuaram tendo uma variação negativa em relação ao mesmo trimestre de 2019, de - 4,3% e -0,5%, respectivamente. A região Sul teve um crescimento de 4,6%, sendo o Paraná o estado com maior variação (8,4%). Minas Gerais teve também um aumento significativo de 4,3% na captação de leite em relação ao ano anterior.

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FUMACINHA ROGERIO

NOVA AURORA - PARANÁ

EM 11/12/2020

Na minha opinião são dados totalmente fora da realidade sou produtor de leite e posso afirmar que jamais teve aumento na produçao neste período mencionado na materia.com auto custo de produção altas temperaturas e seca é quase impossível ter aumento de produção
ALBERTO WERNECK DE FIGUEIREDO

RESENDE - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 11/12/2020

Esses dados são levados em consideração pelas autoridades econômicas, quando avaliam medidas protetivas propostas pelos produtores, como o caso atual das importações.
RONALDO TRINDADE RIBEIRO

NAZARENO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 11/12/2020

Insumos para produção atrelados ao dólar, o produto também deveria ser.
MilkPoint AgriPoint