FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Depois de queda, produção cresce 1,2% no terceiro trimestre de 2020!

POR LAVINIA MORAIS

PANORAMA DE MERCADO

EM 12/11/2020

1 MIN DE LEITURA

1
1

Os dados preliminares da Pesquisa Trimestral do Leite do IBGE para o terceiro trimestre de 2020, divulgados nesta quinta-feira (12/11) apontam um aumento de 1,2% na captação de leite cru resfriado, em relação ao terceiro trimestre de 2019, como mostra o gráfico 1. Os 6,3 bilhões de litros captados entre julho, agosto e setembro de 2020 também são superiores em 10,5% em relação ao segundo trimestre deste ano.

Gráfico 1. Captação formal: Variação em relação ao mesmo trimestre do ano anterior


Fonte: Elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados do IBGE. 

É importante ressaltar que, entre os meses analisados, agosto foi aquele com maior volume captado, seguido por setembro. Esse cenário pode estar relacionado com os altos preços de leite pago ao produtor no trimestre – que apresentaram aumento gradual desde junho/20 e atingiram valores recordes, que pode ter estimulado a produção de leite no campo. Além disso, mesmo com altos custos de ração, influenciado pelo mercado em alta de grãos, o indicador de Receita Menos Custo de Ração (RMCR) nestes meses apresentaram altos patamares. Setembro/20 chegou a apresentar um valor 32% superior ao observado no mesmo mês do ano anterior (gráfico 2).

Gráfico 2. Evolução do indicador Receita Menos Custo da Ração (RMCR). 


Fonte: elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados do DERAL/SEAB/PR e do Cepea.

Por outro lado, no último trimestre do ano é possível projetar uma possível menor produção de leite. O cenário mais recente de mercado tem apontado para maiores dificuldades para os derivados lácteos e, além disso, algumas regiões podem ter eventos climáticos impactados pelo La Niña – principalmente o Sul, com falta de chuvas – e prejudicar a disponibilidade de leite no mercado. Outro fator que pode representar um ponto de atenção é o valor da arroba cada vez mais valorizado frente ao leite, podendo desestimular a produção.

LAVINIA MORAIS

Analista de Mercado do MilkPoint Mercado

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

EVALDO DE OLIVEIRA

SANTA RITA DE CALDAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 12/11/2020

O custo da ração nunca esteve tão desfavorável quanto agora,estrangulado o produtor que sempre está com a corda esticada,mais um pouco e nós produtores seremos obrigados a deixar a atividade
MilkPoint AgriPoint