ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Balança comercial de lácteos: importações recuam em fevereiro, mas permanecem em alto patamar

POR HELOISA VASCONCELOS

PANORAMA DE MERCADO

EM 07/03/2024

3 MIN DE LEITURA

0
7

Durante o mês de fevereiro de 2024 o saldo da balança comercial de lácteos passou por uma importante recuperação em relação ao mês anterior. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), o saldo registrado no mês de fevereiro chegou a -164 milhões de litros em equivalente-leite, registrando uma recuperação mensal de 35 milhões de litros em relação a janeiro, conforme pode ser observado no gráfico 1.

Gráfico 1. Saldo mensal da balança comercial brasileira de lácteos – equivalente leite.

Saldo mensal da balança comercial brasileira de lácteos - equivalente leite.
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint a partir dos dados do COMEXSTAT.

 

As exportações brasileiras de lácteos apresentaram um salto durante o último mês. Ao todo foram exportados 16,51 milhões de litros em equivalente-leite, atingindo o maior patamar registrado desde maio de 2022, um resultado 110,7% acima do registrado no mês de janeiro e 152,9% acima do registrado em fevereiro de 2022, como mostra o gráfico 2.

Gráfico 2. Exportações em equivalente-leite.

Exportações em equivalente-leite.
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint a partir dos dados do COMEXSTAT.

 

As importações passaram por um importante recuo mensal, no entanto, se mantiveram em um resultado ainda bastante alto para um mês de fevereiro. Ao todo, foram importados no último mês 180,2 milhões de litros em equivalente-leite, ficando 12,7% abaixo do registrado no mês anterior e 18,9% acima do mês de fevereiro de 2022, como pode ser observado no gráfico 3.

Gráfico 3. Importações em equivalente-leite.

Importações em equivalente-leite.
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint a partir dos dados do COMEXSTAT.


Dentre as principais categorias importadas, os leites em pó, que juntos representaram 73% das importações brasileiras, apresentaram recuos mensais, de -10% para o leite em pó integral e -41% para o leite em pó desnatado.

Em contrapartida, outra importante categoria nas importações, os queijos, encerrou o mês de fevereiro com um expressivo avanço em seu volume importado em relação ao mês anterior, de +20%, mas ficando ainda abaixo de resultados observados no último trimestre de 2023, como ocorreu no mês de novembro, por exemplo, quando foram importadas 270 toneladas a mais de queijos quando comparado com o resultado de fevereiro/24.

Entre os produtos de menor relevância dentro das importações, os iogurtes, soro de leite e manteigas também passaram por recuos em seus volumes importados mensais, enquanto os volumes importados de leites modificados e o doce de leite avançaram no último mês.

Sobre as exportações, algumas categorias obtiveram destaques, como o leite em pó integral, leites modificados e outros produtos lácteos, que apresentaram importantes avanços em seus volumes exportados no mês de fevereiro, com as exportações do leite em pó integral também atingindo o maior patamar desde maio de 2022, sendo essa a categoria de maior relevância dentro das exportações brasileiras, representando cerca de 37% do total.

Os iogurtes, o leite em pó semi-desnatado e as manteigas também avançaram em seus volumes exportados no último mês, enquanto recuos nas exportações foram observados no creme de leite, leite condensado, leite em pó desnatado e leite UHT.

As tabelas 1 e 2 mostram as principais movimentações do comércio internacional de lácteos nos meses de fevereiro e janeiro de 2024.

Tabela 1. Balança comercial de lácteos em fevereiro de 2024

Balança comercial de lácteos em fevereiro de 2024

Tabela 2. Balança comercial de lácteos em janeiro de 2024

Balança comercial de lácteos em janeiro de 2024
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados COMEXSTAT.

O que podemos esperar para os próximos meses?

As expectativas sobre os preços dos principais produtos importados pelo Brasil, com destaque para os leites em pó, que são majoritariamente produtos do Mercosul, são de que os leites em pó importados se mantenham mais competitivos em relação aos produtos locais, o que, caso ocorra, manteria as importações brasileiras estimuladas.

No entanto, a disponibilidade dos principais países do Mercosul, com destaque para a Argentina, segue sendo um limitante para as importações de lácteos. No mês de janeiro a produção de leite argentina ficou 12% abaixo da produção registrada em janeiro de 2023, e, mesmo com um cenário que indica um menor consumo interno no país, essa menor produção mostra uma menor disponibilidade para as exportações ao Brasil neste ano.

Desta forma, para os próximos meses as importações devem apresentar recuos mensais, mas ainda devem permanecer em patamares altos, como ocorreu agora no mês de fevereiro.

 

MilkPoint Mercado

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures