ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Rabobank: os preços internacionais ficarão tão altos por quanto tempo?

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/03/2022

4 MIN DE LEITURA

1
3

A volatilidade adora a incerteza e o que não falta é incerteza nos mercados globais de lácteos.

Mesmo antes do conflito Rússia-Ucrânia, os preços globais das commodities lácteas estavam subindo devido a um déficit de oferta. As principais regiões de exportação estão enfrentando o mau tempo ou a erosão das margens, resultando em um déficit anual que foi muito pior do que o previsto no segundo semestre de 2021.

Como é improvável que os déficits desapareçam no curto prazo, o Rabobank espera um declínio contínuo no primeiro semestre de 2022 da produção de leite nos sete principais países exportadores (Big-7) de 0,7% com relação ao ano anterior versus a alta comparável do ano passado, antes de uma leve recuperação a partir do segundo semestre de 2022 e no primeiro semestre de 2023.

Os preços do leite ao produtor seguiram os preços das commodities mais altos em todo o mundo, com mais potencial de alta em algumas regiões. Ainda assim, os custos crescentes dos insumos, falta de mão de obra, clima desfavorável e qualidade e preços variáveis da ração continuam limitando a resposta dos produtores para aumentar a produção.

As exportações de lácteos devem desacelerar em 2022, depois de crescer 4% em 2021, apesar de todos os desafios da cadeia de suprimentos. É improvável que o crescimento das exportações observado em 2021 se repita em 2022, pois o déficit de oferta reduz significativamente o superávit exportável das regiões exportadoras do Big-7.

O alto preço dos produtos lácteos pode acabar com o apetite dos importadores. Por outro lado, o aumento dos preços do petróleo sustentou os preços do leite em pó integral no passado, e o elevado risco de segurança alimentar pode resultar uma atividade de compra estratégica.

A pressão inflacionária está desenfreada em todo o mundo, com uma perspectiva cada vez pior, levantando a questão: “Quão alto por quanto tempo?”.  As commodities lácteas permanecerão elevadas até o meio do ano em meio à oferta restrita.

A perspectiva de longo prazo depende do comportamento do consumidor e das condições de mercado normalizadas, ambas muito imprevisíveis.

 

Brasil

A produção de leite diminuiu no primeiro trimestre de 2022

As condições secas afetaram severamente o sul do Brasil no primeiro trimestre. O clima ruim impactou negativamente a produção de forragem e os rendimentos de grãos. Como resultado, os preços dos grãos estão elevados e devem permanecer firmes nos próximos meses. Com isso, as margens dos produtores estão sendo pressionadas, o que reduziu o apetite por maiores investimentos na produção de leite.

Margens baixas do produtordeclínio na produção de leite de cerca de 5% em comparação com a alta comparável do primeiro trimestre de 2021 são esperados no primeiro trimestre de 2022.

 

A maioria das categorias de lácteos está enfrentando margens mais baixas no início de 2022

Com menores rendimentos disponíveis, tem sido mais difícil para as empresas implementarem aumentos de preços no Brasil. Mesmo categorias que tiveram desempenho superior nos últimos anos, como queijo, tiveram margens menores no primeiro trimestre.

O leite UHT está apresentando um desempenho um pouco melhor após a implementação dos aumentos de preços. No entanto, as margens continuam baixas.

Iogurte e outras categorias de valor agregado continuam enfrentando ventos contrários, e uma melhora depende de uma recuperação nas condições econômicas, sentimento do consumidor e inflação mais baixa.
 

Demanda do consumidor está fraca, mas deve começar a se estabilizar.

A economia do Brasil desacelerou durante o segundo semestre de 2021, quando o Banco Central aumentou acentuadamente as taxas de juros de 2% para mais de 10% para reduzir a inflação. Isso impactou a demanda do consumidor com altos preços dos combustíveis e aumentos gerais dos preços dos alimentos.

No entanto, dados econômicos recentes sugerem que a atividade está mostrando alguns sinais iniciais de melhora moderada, com a inflação ainda acelerando, mas espera-se que seja menor em 2022 em comparação com 2021, quando a inflação atingiu 10% no ano.

 

Uma moeda mais forte poderia aumentar as pressões inflacionárias

Surpreendentemente, o Real brasileiro foi a moeda com melhor desempenho até agora em 2022. Esta é uma notícia bem-vinda para os brasileiros, pois os preços dos combustíveis e de muitos alimentos aumentam quando a moeda enfraquece. Apesar dos altos preços do petróleo, os preços locais dos combustíveis ficaram praticamente estáveis este ano em comparação com o segundo semestre de 2021.
 

A janela de exportação continua aberta para o Brasil

Com os preços e taxas de câmbio internacionais atuais, o Brasil continua competitivo nos mercados de exportação, principalmente em leite em pó integral.

Enquanto isso, as importações continuam caras para os compradores do mercado local. Portanto, o déficit comercial de lácteos provavelmente diminuirá ainda mais durante o primeiro semestre de 2022, com mais empresas tentando exportar a preços atuais
 

Preços do leite no produtor devem permanecer elevados no 1S 2022.

A indústria está enfrentando uma situação desafiadora com oferta de leite em queda, importações mais baixas e demanda fraca contínua. Isso significa que os preços do leite no produtor estão melhorando agora e, com mais concorrência pelo leite cru, isso deve fornecer mais suporte aos preços ao produtor nos próximos meses.

As informações são do Rabobank, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint. 

 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

VALDIR GOERGEN

AUGUSTO PESTANA - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 11/03/2022

Boa tarde
Mas na minha região é só produtor saindo da atividade.
E agora ñ é mais so aquele produtor pequeno.
A situação está muito complicada para o lado do produtor.
MilkPoint AgriPoint