ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Queijo pode estar relacionado com envelhecimento saudável, diz estudo

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/06/2024

2 MIN DE LEITURA

0
6

Um estudo publicado na revista Nature mostra que pessoas com melhor saúde mental tendem a viver mais tempo e de forma mais saudável – e certas escolhas de estilo de vida, como comer mais queijo, podem desempenhar um papel significativo nesse efeito.

Pesquisas observacionais anteriores já tinham apontado que a felicidade pode impactar na forma como uma pessoa envelhece, mas o novo estudo usou um método analítico para explorar quais fatores influenciam nossos genes e levam a determinados resultados de saúde. Assim, foi possível prever um efeito potencialmente causal sem necessidade de realizar um ensaio clínico.

Saúde mental e envelhecimento saudável

Os pesquisadores chineses analisaram oito conjuntos de dados populacionais diferentes da Europa, cada um incluindo entre 38 mil e 2,4 milhões de pessoas. Eles encontraram potenciais evidências de que o bem-estar mental pode ajudar a ter uma vida mais longa e saudável.

“O nosso estudo oferece evidências encorajadoras de que melhorar a saúde mental é um caminho viável para um envelhecimento saudável, independente do status socioeconômico da pessoa”, disseram os autores no artigo.

A equipe explorou os fatores que podem estar relacionados à saúde mental e ao envelhecimento saudável, incluindo escolhas de estilo de vida, como fumar e uso de medicamentos, e aspectos físicos, como a massa muscular, além de doenças como diabetes e câncer.

Queijo e felicidade

Os cientistas avaliaram mais de perto 33 indivíduos, e aqueles que relataram consumir mais queijo e frutas tendiam a ter pontuações mais altas de saúde mental. O consumo de queijo especificamente teve um impacto positivo de 3,67% na autoavaliação de saúde e na expectativa de vida.

Para efeito de comparação, fumar cigarros teve um impacto negativo de 4,56% nos fatores de saúde relacionados ao envelhecimento, enquanto comer frutas teve um efeito positivo de 1,96%. Curiosamente, os pesquisadores descobriram que o tempo gasto assistindo televisão foi o fator de estilo de vida com o maior implicação negativa, com 7,39%.

Mais pesquisas serão necessárias para considerar se o consumo de queijo pode ter uma influência tão grande no envelhecimento saudável, em comparação com, por exemplo, as frutas.

Embora os alimentos ricos em gordura sejam frequentemente considerados prejudiciais à saúde humana, estudos sugerem que, com moderação, a gordura láctea pode diminuir o colesterol e reduzir o risco de doenças cardiovasculares e de mortalidade por todas as causas.

Os produtos lácteos representam uma importante fonte de proteínas, gorduras, micronutrientes, como vitamina D e cálcio, e podem ser adicionados de prebióticos e probióticos. Recomendações nutricionais de diversos países sugerem o consumo diário de três porções de produtos lácteos, como, por exemplo, um copo de leite, uma porção de queijo ou uma porção de iogurte, para a obtenção da ingestão diária recomendada de cálcio.

Um estudo recente realizado no Japão, por exemplo, apontou que o maior consumo de queijo foi associado a uma melhor função cognitiva, e outras pesquisas sugerem que o queijo pode desencadear as vias de dopamina no cérebro, levando a sensações de prazer.

 

As informações são do Metrópoles adaptadas pela equipe MilkPoint.

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures