Melhores do Brasil e mundo são premiados no 4º Mundial do Queijo do Brasil

Premiação conta com jurados nacionais e internacionais que definiram os principais destaques da indústria de queijos durante o evento em São Paulo

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

Sem tempo? Leia o resumo gerado pela MilkIA
O queijo Reserva do Vale, da Queijos Possamai, foi eleito o Melhor Queijo do Mundo no 4º Mundial do Queijo do Brasil 2026, realizado em São Paulo, com participação de 30 países. A Queijos Possamai, fundada em 1984, destaca-se na produção artesanal. Mato Grosso conquistou 29 medalhas, incluindo 4 SuperOuro, e Espírito Santo ganhou 12 medalhas, com 3 Super Ouro. O evento homenageou a produtora Raquel Cattani.

O Reserva do Vale, produzido pela Queijos Possamai, conquistou o primeiro lugar como Melhor Queijo do Mundo no 4º Mundial do Queijo do Brasil 2026, realizado neste fim de semana, em São Paulo (SP). A competição contou com a participação de produtores de queijo de 30 países.

Pelas redes sociais, a empresa disse que a conquista reforça a qualidade dos produtos produzidos, e o cuidado em cada etapa e o trabalho realizado todos os dias.

Figura 1

"São anos de trabalho, dedicação diária, cuidado em cada detalhe e o amor por aquilo que fazemos. Levar o nome da nossa família e do Alto Vale do Itajaí para o topo do mundo é algo que nos emociona profundamente. Nosso agradecimento especial a cada um que com dedicação e compromisso fazem parte dessa história todos os dias".

Nascida em Pouso Redondo, a 264 quilômetros da capital Florianópolis, a Queijos Possamai atua na produção artesanal desde 1984. A fazenda da Família Possamai possui 600 animais, e tem capacidade de processar mais de 7 mil litros de leite por dia.

Continua depois da publicidade

A competição ainda premiou o Queijo Bacchus, feito pelo produtor Josef Lotscher, de Palmeira, Paraná, com o segundo lugar de melhor queijo do mundo. A terceira posição ficou com o Queijo Passionata, da Queijaria Flor da Terra, de Toledo, também no Paraná.

MT conquista 29 medalhas no Mundial do Queijo

Produtores de Mato Grosso, apoiados pelo Sebrae/MT, garantiram 29 medalhas: o estado obteve 4 prêmios SuperOuro, 5 Ouros, 9 Pratas e 11 Bronzes.

O destaque foi para o casal Larissa e Silas Barbosa, que venceu na categoria máxima com o queijo Diamante e a manteiga com trufas negras. A produção, iniciada em 2020 para evitar desperdício de leite, consolidou a evolução do setor no estado. O evento também prestou homenagem póstuma à produtora Raquel Cattani, premiada em edições anteriores.

Queijos do ES conquistam 12 medalhas

Oito queijarias do Espírito Santo garantiram 12 medalhas: o estado destacou-se com 3 medalhas Super Ouro, conquistadas pelas queijarias Artelatte (queijo Duetto), Giacomin (queijo Terra Nostra) e Sítio Hollunder (queijo de coalho).

Continua depois da publicidade

Ao todo, 10 agroindústrias capixabas participaram com 31 produtos. Além dos prêmios máximos, o estado trouxe para casa 1 medalha de Ouro, 3 de Prata e 5 de Bronze, abrangendo desde queijos artesanais até doce de leite. O secretário da Agricultura, Carlos Tesch, enfatizou que o resultado consolida a excelência e a tradição inovadora da agroindústria capixaba no cenário nacional.

As informações são do Globo Rural e G1, adaptadas pela equipe MilkPoint.

Vale a pena ler também: 
 
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?