O artigo é de Stephanie Mattucci, analista de ciência alimentar global do Mintel
Esqueça bagels e cupcake frosting. O queijo cremoso agora está sendo servido como cobertura no chá da mesma forma como a espuma de leite cremosa é oferecida no cappuccino. A mistura - que tornaria qualquer amante conservador de chá espantado - surgiu no sul da China - mas agora é habitual na região da Ásia-Pacífico e em vários cafés dos EUA.
O inovador "cheese tea" ou "tea macchiato" é um exemplo de como um ingrediente inesperado, queijo cremoso, pode ser usado em novas categorias para criar texturas únicas. O aumento da demanda por queijo cremoso na Ásia, parcialmente impulsionado pelas vendas de cheese teas, levou a cooperativa de lácteos da Nova Zelândia, Fonterra, a investir NZ $ 150 milhões (US$ 110,06 milhões) em duas novas plantas de queijo cremoso.
O queijo cremoso agora está sendo servido como cobertura no chá da mesma forma como a espuma de leite cremosa é oferecida no cappuccino
Potencial de categoria cruzada para o cheese tea
Embora inesperado, o queijo cremoso pode produzir texturas espessas, espumosas e novos sabores em muitas bebidas diferentes, e também, pode ser adicionado a cafés, lattes ou mesmo chocolates quentes.
A fim de atrair consumidores ocidentais, as espumas do queijo cremoso devem combinar com sabores familiares, como cheesecake ou outros produtos assados, para ajudar a introduzir os consumidores no conceito. Por exemplo, um latte sabor canela pode ter uma espessa espuma de queijo cremoso.
Criar uma espuma densa e aveludada é uma obra de arte, pois é uma demonstração de princípios científicos para baristas e bartenders. A espuma é um atributo chave em muitas bebidas e certos coquetéis, incluindo fizzes e sours, que são conhecidos por ter uma camada densa de espuma feitas de claras de ovos aeradas. Assim, uma espuma de queijo cremoso também poderia funcionar bem em coquetéis inspirados em cheesecake.
A relação entre sobremesas e álcool é familiar, com produtos como bebidas alcoólicas com sabor de sobremesa e milkshakes alcóolicos unindo as linhas entre bebida e sobremesa.
Embora tenhamos visto espuma nitro em cervejas, cafés e até chá gelado, há uma ausência de coquetéis prontos para beber (RTD) com a mesma tecnologia de formação de espuma. A embalagem de outras categorias e inovações em ingredientes estabilizadores de espuma pode fornecer inspiração para criar espumas ricas e suaves em coquetéis RTD; desde que o teor de álcool não seja muito alto, pois interfere com os ingredientes da espuma.
Na verdade, esse conceito poderia ser usado para elevar a experiência de beber uma bebida com baixo teor de álcool. Por exemplo, a pesquisa sobre bebidas com baixo teor alcoólico e não alcoólico mostra que 17% dos consumidores britânicos que bebem álcool seriam encorajados a beber bebidas com menos álcool ou não alcoólicas se houvesse mais sabores interessantes do que os disponíveis atualmente.
Alterar a textura da bebida mudará a percepção do seu sabor. A ciência por trás de como percebemos o sabor é complexa, com gosto, aroma e sensação desempenhando um papel.
Conforme discutido no Food and Drink Trend New Sensations de 2018 do Mintel, inovar na textura tem potencial para envolver os consumidores mais jovens da iGeneration que estão com 'fome' de experiências. Nos Estados Unidos, os jovens entrevistados com idade entre 18 a 34 anos provavelmente expressarão interesse em texturas únicas, incluindo bubble tea, café com nitrogênio e chá ou café gelado - comparado com outros dados demográficos.
Em 23/02/18 – 1 Dólar Neozelandês = US$ 0,73378
1,36281 Dólar Neozelandês = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)