ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

8º Fórum Mundial da Água: projeto no Senado prevê criação de 'mercado de águas'

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/03/2018

2 MIN DE LEITURA

0
0

Aproveitando o destaque dado ao tema com a realização do 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília, o Senado prevê para esta terça- feira a votação de três projetos voltados ao uso dos recursos hídricos. No entanto, a proposta que vem chamando a atenção de especialistas é outra, que não está na pauta. Trata-se do projeto 495/2017, de autoria do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que cria o chamado “mercado de águas”, um novo instrumento que permite que aqueles que detêm outorga de recursos hídricos possam negociar entre si parte da vazão a que têm direito.

A iniciativa se baseia em experiências de países com vocação agropecuária, como os Estados Unidos, a Austrália, o Chile e a Espanha e tem sido contestada por alguns especialistas como uma forma de “privatizar” a água e beneficiar aqueles que podem pagar mais por ela.

Um dos formuladores da proposta apresentada por Tasso, o assessor técnico Sylvio Coelho afirma que a medida visa melhorar a gestão de recursos hídricos, em especial nas bacias saturadas, estimulando o uso eficiente e sustentável. “Um outorgado poderá, por exemplo, reduzir seu consumo e vender seu excedente a outro que necessite. A quantidade da água na vazão continua sendo a mesma. É jogo de soma zero. É um incentivo para que se poupe água, porque quem poupar poderá vender, repassar a outros”, diz.

A iniciativa de criação do mercado de águas em uma bacia hidrográfica caberá exclusivamente a seu comitê gestor. Quem conseguir gerar excedentes poderá cedê-lo onerosamente a outros usuários da mesma bacia ou sub-bacia até o limite do permitido em suas outorgas e dentro das regras do mercado de águas em que estiver inserido. “Isso pode, inclusive, levar produtores a serem estimulados a buscar técnicas com menor gasto de água e, então, poderão repassar esse excedente, obtendo uma nova fonte extra de renda”, lembra o técnico. O comitê gestor de cada bacia, aponta o texto, ficaria com 5% do valor de cada cessão onerosa que se realizar entre os integrantes.

A medida, dizem seus formuladores, não atinge o consumidor comum, salvo para beneficiá-lo. “As empresas de fornecimento normalmente sobem o preço da água em períodos de racionamento, para desestimular o uso. Só que a redução se encerra assim que é retirado o sobrepreço”, afirma Coelho. “Assim, ela poderá buscar comprar de outros outorgados em casos mais graves, evitando mais dano à população. A ideia é apenas flexibilizar a outorga entre aqueles que já a detém”.

A proposta está em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), sob relatoria do senador Armando Monteiro (PTB-PE). Depois, segue para decisão terminativa na Comissão de Meio Ambiente – ou seja, se aprovada, vai direto para a Câmara dos Deputados, sem passar pela análise do Plenário do Senado.

As informações são do jornal Valor Econômico.

trofeu agroleite 2018

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures