Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
  • PREÇOS & PRODUÇÃO
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
Acesse sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
PREÇOS & PRODUÇÃO
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • Acesse o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • Acesse o CaféPointCaféPoint
  • Acesse o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • Acesse o Milk Pro Master Milk Pro Master
  • Acesse o Milk Monitor Milk Monitor
  • Acesse o MapLeite MapLeite
Agener
  1. Início >
  2. Giro de Notícias

Primeiro sorvete orgânico regenerativo dos EUA chega ao consumidor

Alec's Ice Cream, uma empresa com sede na Califórnia, é a primeira marca de sorvete com certificação Regenerative Organic no mercado dos EUA. Leia.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: 17/07/2023 - 3 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

“Regenerativo, eu sinto, é a próxima onda em sustentabilidade”, diz Alec Jaffe, da Alec’s Ice Cream, uma empresa com sede na Califórnia, que é a primeira marca de sorvete com certificação Regenerative Organic no mercado dos EUA.

Jaffe começou a desenvolver sua empresa (e seus sabores de sorvete) em 2018. “Ninguém estava falando sobre agricultura regenerativa na época. Por isso, nosso foco era o leite orgânico e de gado criado a pasto.”

Mas, então, ele conheceu os Alexandres, um casal do norte da Califórnia que estava construindo sua própria marca: a Alexandre Family Farm, especializada em leite A2 orgânico, amigo do intestino, além de ser o primeiro laticínio certificado pela ROC nos EUA. A fazenda da família, em Crescent City, agora produz não apenas leite, mas também iogurte, creme e kefir.

Os dois alinharam sua visão de tornar o leite A2, mais prontamente disponível, em uma variedade de produtos, bem como a visão de Jaffe de um sorvete orgânico “mais limpo”.

Continua depois da publicidade Agroceres

“Eu apenas senti que, sim, embora o sorvete seja uma categoria realmente competitiva, ninguém combinou sustentabilidade e sabor com sucesso, e isso por si só seria um fator diferenciador para nós.”

Um dos desafios de iniciar uma marca de alimentos tão centrada em ingredientes e sustentabilidade é encontrar um co-packer, ou fabricante, que esteja disposto a trabalhar com a mesma intenção, explica Jaffe. Ele encontrou uma fábrica de sorvetes em Petaluma, na Califórnia, que estava à venda. Significava, então, que não precisava depender de terceiros, mas poderia fabricar os produtos.

Mas isso foi apenas o começo. Embora Jaffe tivesse um suprimento constante de leite A2 dos Alexandres, alguns dos sabores exigiam ingredientes adicionais, além de descobrir que orgânicos certificados eram um caminho complicado. “Quando você está fazendo um sorvete em que deseja adicionar pedaços de massa de biscoito, por exemplo, precisa encontrar alguém que faça isso usando apenas ingredientes orgânicos. Não há muitas pessoas por aí fazendo sabores e adições puramente orgânicos, como massa de biscoito”, disse Jaffe.

No entanto, em 2022, Jaffe liderou a empresa por meio de uma reformulação da marca, concentrando-se mais no leite A2 e usando ingredientes orgânicos regenerativos (eles adicionaram açúcar orgânico certificado ROC à linha). “Foi uma espécie de 2.0 da história regenerativa para nós, à medida que nos aprofundamos na cadeia de suprimentos.”, completa ele.

Apesar dos obstáculos, Jaffe manteve sua visão e, felizmente, os parceiros responderam.

Enquanto começaram com lojas de alimentos independentes na Bay Area, a empresa passou a atrair o interesse de supermercados em todo o estado e além. Trabalhando com distribuidores nacionais de alimentos, Jaffe expandiu a Alec’s Ice Cream para Whole Foods e Sprouts nos Estados Unidos.

Continua depois da publicidade Interleite Brasil: Capacitando e fortalecendo a produção de leite no Brasil

No processo, Jaffe fez questão de compartilhar com compradores e consumidores de alimentos a história regenerativa. Segundo ele, “as pessoas estão definitivamente interessadas. Acho que criamos um argumento simplista de que todos os laticínios são ruins para o meio ambiente. Isso não é verdade e, como marca, estamos tentando mostrar que laticínios bem-feitos também podem ajudar no movimento ambiental, basicamente invertendo a narrativa.”

Para tornar o leite A2 e os alimentos orgânicos regenerativos mais amplamente disponíveis, Jaffe diz que os consumidores precisam exigi-los. “Se o público comprar, as lojas vão estocar mais e os agricultores vão cultivar ou produzir mais. É por isso que é tão importante que as pessoas apoiem as mudanças que desejam ver na indústria de alimentos.”

Além de simplesmente aumentar a demanda dos clientes, a indústria poderia usar mais infraestrutura para apoiar outros agricultores que queiram aderir. Jaffe pontua que, “precisamos tornar mais fácil para os produtores rurais e a agroindústria a criar esse tipo de linha puramente orgânica. Tudo o que é colhido ou produzido vai para um intermediário. Pode ser um moinho, um processador ou alguém como nós, transformando leite em sorvete. Precisamos de mais infraestrutura para apoiar alimentos orgânicos regenerativos o tempo todo.”

Como resultado, Jaffe decidiu apoiar a Regenerate America, uma organização sem fins lucrativos, defendendo mais dinheiro e recursos para a agricultura regenerativa na Farm Bill dos EUA, que deve ser renovada ainda este ano. Essas atualizações durarão até 2028.

Atualmente, o site da Regenerate America afirma que “programas focados na saúde do solo”, que são a espinha dorsal da agricultura regenerativa, “recebem menos de 1% do financiamento total da Farm Bill, o que significa que os sistemas de agricultura regenerativa não são atualmente apoiados na mesma medida que a agricultura convencional”.

Portanto, empreendedores como Jaffe estão defendendo não apenas suas próprias marcas, mas uma mudança mais ampla no ecossistema. “O sorvete é um veículo divertido para fazer isso. Todo mundo adora sorvete”, diz Jaffe.

 

As informações são da Forbes, adaptadas pela equipe MilkPoint.

 
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

CADASTRE-SE ENTRAR
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0
Agroceres

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Agener

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Mais visualizadas de Giro de Notícias

03/08/2026

Girolando leva genética brasileira para a Guatemala

05/08/2026

Fazenda no semiárido baiano aumenta produção de leite em seis vezes com manejo forrageiro

04/08/2026

Semiárido pode recuperar protagonismo na produção de leite com novo projeto da CNA e Embrapa

31/07/2026

RJ: vaca quebra recorde estadual ao produzir 100 kg de leite em duas ordenhas

06/08/2026

Índia anuncia plano para expandir a pecuária de leite com melhoramento genético

06/08/2026

Agora é lei! Minas veta leite fluido produzido com leite em pó importado

BI
GlobalGen

Destaques de hoje

Especial Nordeste: ela provou que 30 hectares eram suficientes para produzir mais leite
Leite no Nordeste

Especial Nordeste: ela provou que 30 hectares eram suficientes para produzir mais leite

Do pai para os filhos: o legado que mantém viva a Agropecuária Tucaninha
Giro de Notícias

Do pai para os filhos: o legado que mantém viva a Agropecuária Tucaninha

Ciclone bomba no RS: tornado e ventos de 120 km/h provocam mais destruição no estado
Giro de Notícias

Ciclone bomba no RS: tornado e ventos de 120 km/h provocam mais destruição no estado

Lácteos registram aumento nas importações e nas exportações em julho
Panorama de Mercado

Lácteos registram aumento nas importações e nas exportações em julho

Mastigação de precisão: por que o verdadeiro segredo da produção está na vaca deitada?
Produção de leite

Mastigação de precisão: por que o verdadeiro segredo da produção está na vaca deitada?

Agora é lei! Minas veta leite fluido produzido com leite em pó importado
Giro de Notícias

Agora é lei! Minas veta leite fluido produzido com leite em pó importado

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESSPREÇOS & PRODUÇÃOCOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOSTOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2026 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

Avenida Cezira Giovanoni Moretti, nº 905, sala 11A - Loteamento Santa Rosa, Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP - CEP: 13.414-157

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?