ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Agricultura regenerativa: desafios e perspectivas futuras

POR INSTITUTO DE AGRICULTURA REGENERATIVA

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 20/10/2022

10 MIN DE LEITURA

1
26

A agricultura regenerativa surgiu há mais de 30 anos, em alusão à possibilidade das atividades agrícolas e pecuárias promoverem a recuperação de áreas degradadas, a melhoria dos ambientes produtivos, enfim, a restauração/revitalização de ecossistemas alterados pelas atividades humanas.

Apesar disso, só recentemente, com a intensificação dos efeitos das mudanças climáticas e a pandemia do Covid-19, o termo experimentou um aumento meteórico de interesse público e científico (Fig. 1).
 

Figura 1. Evolução da ocorrência dos termos agricultura sustentável, agricultura orgânica, agroecologia e agricultura regenerativa.

Evolução da ocorrência dos termos agricultura sustentável, agricultura orgânica, agroecologia e agricultura regenerativa. 
Fonte: Elaborada pelos autores com base em dados do Web of Science.
 

Mas afinal, o que é agricultura regenerativa?

Agricultura regenerativa é uma nova modalidade de produção agropecuária? Ou uma visão diferente da produção de alimentos em relação àquela que, após os anos de 1950, passamos a chamar de agricultura convencional?

De forma mais simples, a agricultura regenerativa pode ser definida como uma atividade que promove a melhoria do solo por meio do aumento da matéria orgânica, da reciclagem de nutrientes e da atividade da fauna e da microbiota do solo (Fig. 2).


Figura 2. O solo, seus processos e relações com a produção de alimentos.

O solo, seus processos e relações com a produção de alimentos.
Fonte: Elaborada pelos autores; adaptada de Wilkinson & Lowery, 1973; Eberle, 2022; FAO, 2022 e Savory Institute, 2022.
 

Com isso, áreas de terra inerte e predominantemente mineral se transformam em solo ativo e orgânico, com características físicas, químicas e biológicas propícias à vida nas suas diferentes formas, onde tudo começa na produção de alimentos.

Este processo sequestra carbono (C) da atmosfera, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas, geração de renda adicional para os produtores e demais elos das cadeias produtivas (créditos de C, bonificações e subsídios), redução de custos financeiros e abertura de novos mercados.

 

Uma agricultura que refloresta diferentes ambientes

Em resposta aos problemas de desmatamento, uma vertente importante do movimento ambientalista relaciona a agricultura regenerativa com o plantio de árvores e o florestamento de áreas produtivas. Neste caso, a inclusão da planta e dos efeitos diretos do componente florestal sobre o microclima, ampliam a discussão, contemplando processos que ocorrem no solo, mas também questões relacionadas à eficiência fotossintética, fluxo de nutrientes entre camadas do solo, diversidade vegetal e ciclos hidrológicos (Fig. 3).


Figura 3. As plantas arbóreas, a ciclagem de nutrientes, a otimização do uso de recursos e a diversidade.

As plantas arbóreas, a ciclagem de nutrientes, a otimização do uso de recursos e a diversidade
Fonte: Elaborada pelos autores; adaptada de Wilkinson & Lowery, 1973; IUCN, 2019; Horta, 2021 e Tewksbury, 2018.

 

Há de se lembrar, no entanto, que existem árvores e árvores, ambientes e ambientes, ou seja, não se deve sugerir o cultivo de espécies arbóreas sem considerar as características do ambiente. Sua utilização deve levar em conta a adaptação, o uso previsto e a aptidão agrícola da região em questão, sob pena de gerar desequilíbrios ambientais e problemas socioeconômicos ao invés de benefícios.
 

Uma agricultura que integra produção animal e vegetal para promover a saúde dos ecossistemas

Numa visão mais coerente com a complexidade dos sistemas naturais, cada vez mais a agricultura regenerativa tem destacado a função dos animais como fertilizadores dos diferentes ecossistemas. Neste contexto, a produção animal propicia oportunidades estratégicas de otimização da produção vegetal e vice-versa, incluindo a dinamização de processos naturais (Fig. 4) e a melhoria do uso da terra e demais recursos.
 

Figura 4. O sistema clima-solo-planta-animal e a mimetização da natureza.

O sistema clima-solo-planta-animal e a mimetização da natureza.
Fonte: Elaborada pelos autores; adaptada de Wilkinson & Lowery, 1973 e Faria, 2022.
 

Animais de criação, aglomerados e em movimento, promovem a concentração momentânea de dejeções, o crescimento das plantas e a atividade/equilíbrio biológico, com reflexos no controle de pragas e doenças, nos ciclos biogeoquímicos e nas reservas de água disponível, estimulando a melhoria do sistema como um todo.

Um elemento fundamental da agricultura regenerativa é a recuperação da saúde, vitalidade e capacidade evolutiva dos diferentes ecossistemas a partir da interação entre clima, solo, plantas e animais (entre os quais o ser humano).

Como tal, exige uma visão holística da atividade agropecuária, baseada em princípios fundamentais (Fig. 5) que a aproximam de diversas modalidades de produção diferenciada e promovem a convergência de processos entre áreas produtivas e ambientes naturais.
 

Figura 5. Agricultura regenerativa: princípios fundamentais e relação com outras modalidades de produção agropecuária diferenciada.

Agricultura regenerativa: princípios fundamentais e relação com outras modalidades de produção agropecuária diferenciada
Fonte: Adaptada pelos autores de RegenerAgri, 2022.

 

Em outras palavras, a agricultura regenerativa mimetiza processos naturais por meio da integração de atividades, entre si e com o ambiente, na busca de alimentos saudáveis cuja produção gere ambientes e vidas saudáveis.
 

Uma “construção” de mais de 10.000 anos

Desde o início da agricultura até os dias atuais, o Homem interage com a natureza provendo meios para sua subsistência. No entanto, sua função como ser vivo, formas de interação e visão dos recursos naturais (e do próprio ambiente) mudaram com o tempo.

De coletor-caçador, passou a observador e produtor de seus alimentos, por meio da domesticação de plantas (diversidade de alimentos frescos) e animais (alimentos mais densos em nutrientes, tração para suas tarefas e fonte de calor), vivendo como parte da natureza (Fig. 6).
 

Figura 6. O Homem parte da natureza: caça e caçador.


Fonte: Elaborada pelos autores.

Com o surgimento das grandes civilizações, as obras humanas passaram a fazer parte das paisagens de forma integrada com o ambiente. Desde a “construção” de solos férteis, como as terras pretas de índio da Amazônia, às avançadas práticas agrícolas dos Incas e Astecas (Fig. 7), os povos pré-colombianos demonstraram ao mundo como viver em harmonia com a natureza.


Figura 7. As grandes civilizações e o Homem na natureza.

As grandes civilizações e o Homem na natureza.
Fonte: Elaborada pelos autores.
 

Ao contrário disso, como atestam os registros arqueológicos da cidade de UR (primeira cidade da História), dos Maias ou da Ilha de Páscoa, sempre que o Homem tentou viver desconectado da natureza, a aglomeração, a soberba e o distanciamento levaram à degradação, pestes e extinção. É o que a busca de soluções simples para problemas complexos prenuncia na agricultura atual (Fig. 8).


Figura 8. O Homem e a natureza: desconexão dando origem a problemas.

O Homem e a natureza: desconexão dando origem a problemas.
Fonte: Elaborada pelos autores.

 

"O problema não é o Homem, é o como"

Técnicas e ferramentas surgem a cada dia para facilitar e otimizar a produção de alimentos. Porém, esquecemos que a natureza nada mais é do que a seleção milenar de processos, materiais genéticos e estratégias culturais mais adaptados às condições do planeta.

Neste contexto, a urbanização, o aumento da população e a falta de alimentos do pós-guerra deram origem ao modelo produtivo hoje dominante, tratado como “convencional”, ao passo que a agricultura regenerativa tem sido referida como a “nova agricultura” ou a “agricultura do século XXI”.

Duas questões quase redundantes emergem destas constatações:

  • por que em uma atividade de mais de 10.000 anos passou-se a chamar de “convencional” uma modalidade de menos de 100 anos?
     
  • como uma atividade resultante de uma consolidação de mais de 10.000 anos pode ser considerada “nova”?

“Nova” ou não, uma coisa é certa: jamais na História o Homem teve tantas condições para ocupar com pertinência o centro das decisões produtivo-ambientais (Fig. 9).
 

Figura 9. O Homem e suas tecnologias: condições nunca vistas para fazer a diferença.

 Homem e suas tecnologias: condições nunca vistas para fazer a diferença.
Fonte: Adaptada pelos autores de Milkpoint, 2022.
 

O Homem no centro da regeneração (ou da degradação)

Se a agricultura regenerativa é o resultado de séculos de aprendizado humano, de erros e acertos, que nos permitiram entender que é possível viver em harmonia com os demais seres vivos e aportar melhorias ao ambiente, o que esta modalidade traz de novo em termos produtivo-ambientais?

As práticas produtivas e características que definem seus princípios são, na grande maioria, consagradas e muito semelhantes às encontradas em outras modalidades de produção. No entanto, a relação da atividade produtiva com o ambiente e sua perspectiva de impacto é totalmente diferente.

Ao passo que a agricultura sustentável interage com o ambiente buscando reduzir o uso de recursos e demais impactos, a regenerativa busca integrar a atividade produtiva ao ambiente, incentivando a expressão de processos naturais em uma perspectiva de restauração dos ecossistemas e melhoria contínua de seu funcionamento (Fig. 10).
 

Figura 10. Perspectivas produtivas: degradar, manter ou regenerar?

Perspectivas produtivas: degradar, manter ou regenerar?
Fonte: Adaptada pelos autores de Mang & Reed, 2013.

 

Oportunidades e desafios da “corrida” regenerativa

A possibilidade das atividades humanas passarem de potenciais degradadoras do meio ambiente a recuperadoras e fontes de oportunidades mútuas é extremamente estimulante, sobretudo, na atual situação de agravamento das mudanças climáticas.

O ideal “sustentável” simplesmente não é mais suficiente. Empresas globais e organizações sem fins lucrativos estão dando cada vez mais visibilidade para a “restauração” por meio da produção de alimentos. Este entusiasmo e engajamento tem um potencial ecossocial positivo para produtores rurais, consumidores e empresas, trazendo consigo o risco de deturpação, banalização e/ou fragmentação do termo.

 

O que falta para este movimento se tornar uma realidade planetária?

Falta assumirmos que só temos um planeta, com particularidades regionais, necessidades básicas semelhantes e conexões continentais de ordem social, econômica e ambiental. Nossos desafios exigem, portanto, ações conjuntas e mudanças de mentalidade.

Conhecer as diferentes formas de interação do ser humano com a natureza, particularmente, na produção de alimentos é fundamental. Neste sentido, a contribuição potencial da agricultura regenerativa não está nem perto de ser alcançada.

Não se trata somente de agricultura! Trata-se de deixar de viver da natureza para viver com a naturezaFaça sua parte! 

 

Sobre o Instituto de Agricultura Regenerativa

O Instituto de Agricultura Regenerativa é uma associação privada, sem fins lucrativos, engajada na consolidação de um novo paradigma: a produção de alimentos saudáveis, ricos em nutrientes e sem resíduos de substâncias tóxicas pode promover a restauração de processos e relações naturais, gerando benefícios socioeconômicos e ambientais. Como tal, seus efeitos se assemelham ao que ocorre em ambientes naturais, onde os diferentes indivíduos interagem, de forma sinérgica e complementar.

Sem deixar de reconhecer a contribuição de práticas como o preparo mínimo do solo e o uso de culturas de cobertura em substituição aos agrotóxicos como contribuições efetivas da agricultura orgânica, a agricultura regenerativa dá um passo à frente: incorpora uma abordagem holística da produção agrícola, embasada em princípios de hierarquia ecológica e práticas conservacionistas. Com isso, regeneração, manutenção e aumento da resiliência da produção de alimentos se aliam à melhoria da qualidade de vida de produtores e consumidores de alimentos, tanto do meio rural como de grandes aglomerações urbanas. Mais informações, acesse o site.

 

Colaboraram para esta publicação:

Marcelo Abreu da Silva - Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor em Ecoetologia.
Milene Dick - Médica Veterinária, Mestre em Agronegócios e Doutora em Zootecnia.
Rickiel Rodrigues Franklin da Silva - Engenheiro Agrônomo, Mestre em Agronomia.
Sebastião Ferreira de Lima - Engenheiro Agrônomo, Mestre em Agronomia e Doutor em Fitotecnia.
Cícero Célio de Figueiredo - Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor em Agronomia.
Ana Paula Ott - Bióloga, Mestre em Biociências (Zoologia) e Doutora em Fitotecnia.
Maria do Carmo Both - Médica Veterinária, Mestre e Doutora em Zootecnia.
Rualdo Menegat - Geólogo, Mestre em Geociências e Doutor em Ecologia.
João Carlos Gonzales - Médico Veterinário, Mestre e Doutor em Ciências Veterinárias.
Homero Dewes - Farmacêutico, Mestre e Doutor em
 

Referências

Eberle, U. 2022. Life in the soil was thought to be silent. What if it isn’t? Knowable Magazine.Faria, G.R. 2022. Resposta imunológica de novilhas Nelore é maior em sistemas ILPF. Notícias Embrapa.

FAO. 2022. Global Symposium on Soils for Nutrition. Virtual event.

Horta, A.L. 2021. A floresta em pé traz ganhos financeiros, e quem diz isso é a ciência.

IUCN. 2019. Conserving healthy soils. Issues Brief.

Milkpoint, 2022. Disponível em: https://www.milkpoint.com.br/artigos/producao-de-leite/conhecimentos-de-precisao-como-economizar-muito-dinheiro-na-pecuaria-leiteira-229816/

Mang, P., Reed, B. 2013. Regenerative Development and Design. In: Loftness, V., Haase, D. (eds) Sustainable Built Environments. Springer, New York, NY.

RegenerAgri. 2022. Disponível em: https://www.regeneragri.com/.

Savory Institute. 2022. Disponível em: https://savory.global/.

Tewksbury, J. 2018. All forests are not equal in the carbon count. Anthropocene.

Wilkinson, S.R., Lowery, R.W. 1973. Cycling of mineral nutrients in pasture ecosystems. In: Chemistry and biochemistry of herbage. Academic Press. 247-315.

INSTITUTO DE AGRICULTURA REGENERATIVA

O Instituto de Agricultura Regenerativa é uma associação privada, sem fins lucrativos, engajada na consolidação da produção de alimentos saudáveis, ricos em nutrientes e sem resíduos de substâncias tóxicas.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MUNDOAGRO_UY

PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 06/02/2024

Excelente abordagem sobre o tema. Agricultura regenerativa veio para ficar! Temos que entender cada vez mais a natureza para conseguirmos produzir alimentos de qualidade.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures