Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
  • PREÇO DO LEITE
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
Acesse sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
PREÇO DO LEITE
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • Acesse o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • Acesse o CaféPointCaféPoint
  • Acesse o EducaPoint EducaPoint
  • Acesse o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • Acesse o Milk Monitor Milk Monitor
  • Acesse o MapLeite MapLeite
Agener
  1. Início >
  2. Giro de Notícias

Nestlé expande iniciativas focadas na redução de emissões de fazendas leiteiras

Nestlé está expandindo iniciativas para reduzir a pegada ambiental de sua maior matéria-prima em volume: o leite. Saiba mais informações aqui.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: 09/06/2022 - 4 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A Nestlé está expandindo iniciativas para reduzir a pegada ambiental de sua maior matéria-prima em volume: o leite.

A gigante suíça de alimentos Nestlé tem como meta as emissões líquidas zero até 2050, com o objetivo de reduzir pela metade sua pegada de GEE até 2030. Para conseguir isso, também precisará fazer a transição para a produção líquida zero de laticínios.

Leite e ingredientes lácteos são usados nos produtos lácteos e nutrição infantil da Nestlé, sorvetes, bebidas e confeitaria. Os lácteos são a maior matéria-prima do grupo – e também a maior fonte de emissões de GEE. As cadeias de fornecimento de laticínios e pecuária da Nestlé representaram 34,2 milhões de toneladas de CO2 equivalente (CO2e) em 2018. “Nossas ações em laticínios são muito importantes para alcançar a ambição da Nestlé de atingir zero emissões líquidas”, destacou Mayank Trivedi, chefe da unidade de negócios estratégicos de laticínios da Nestlé.
 

Fazendas leiteiras de referência líquidas zero

O grupo está trabalhando com sua cadeia de suprimentos para desenvolver fazendas de referência líquidas zero, testando novas soluções que podem ser ampliadas globalmente.

Atualmente, a empresa opera mais de 100 projetos-piloto com parceiros em todo o mundo, incluindo 20 fazendas que a empresa diz que “já estão no caminho” para atingir as emissões líquidas zero “no futuro próximo”. A Nestlé se comprometeu a compartilhar seus aprendizados à medida que amplia esses esforços para apoiar uma “transformação mais ampla da indústria”.

"Acreditamos que é possível aumentar a sustentabilidade em laticínios e até mesmo chegar a zero. Assumiremos um papel de liderança no avanço de mudanças positivas com todos aqueles que trabalham conosco na cadeia de fornecimento de laticínios", observou Trivedi.

Continua depois da publicidade Agroceres

Os projetos piloto da Nestlé estão espalhados pelo mundo, reconhecendo que a diversidade geográfica e ambiental da produção global de leite significa que uma abordagem de pesquisa centralizada tem limitações. “Em todo o mundo, estamos implementando projetos e pilotos em grande escala em parceria com produtores e fornecedores para nos ajudar a ampliar soluções com o objetivo de reduzir nossa pegada ambiental”, observou Trivedi.

Os principais esforços de redução e mitigação vão desde projetos ligados ao manejo de ração e rebanho, até repensar as fontes de energia da fazenda, aumentando a eficiência e melhorando o manejo do esterco.


O papel dos laticínios em um futuro regenerativo

As fazendas piloto da Nestlé também estão implementando práticas que podem ajudar a sequestrar carbono nos solos como parte do impulso de agricultura regenerativa do fabricante de KitKat-to-Carnation.

A empresa se comprometeu a investir 1,2 bilhão (US$ 1,23 bilhão) nos próximos cinco anos para estimular a adoção da agricultura regenerativa em toda a sua cadeia de suprimentos.

A agricultura regenerativa concentra-se na saúde do solo, biodiversidade e preservação da água, com práticas que normalmente incluem esforços como cultivo de cobertura, métodos de plantio direto, rotação de culturas, agricultura mista e sebes para apoiar a biodiversidade.

Continua depois da publicidade Fenação é KUHN

No contexto de seus pilotos de laticínios, a Nestlé chamou a atenção para “agir na saúde do solo e no pastoreio”, bem como no plantio de árvores. “A Nestlé está trabalhando em parceria com produtores e fornecedores à medida que adaptam suas práticas agrícolas. Isso inclui o uso de pastagens multiespécies, silvopastagens e rotação de culturas, além de culturas de cobertura e minimização do preparo do solo”, disse a empresa.
 

Foco nas famílias e comunidades

A par da sustentabilidade ambiental, a Nestlé aposta em mais dois pilares: 'famílias' e 'comunidades'.

A empresa enfatizou que seu trabalho em laticínios é parte de sua responsabilidade de garantir que “nutrição, qualidade e rastreabilidade” permaneçam “na frente e no centro” para seus consumidores e as famílias que fornece. "Acreditamos nos benefícios do leite. Ele fornece nutrientes essenciais", salientou Heike Steiling, chefe do centro de P&D da Nestlé para laticínios.

Os laticínios também “contribuem para a subsistência econômica de muitos produtores”, continuou Steiling. A gigante suíça de alimentos quer colocar as comunidades de leiteiras no centro de suas iniciativas de redução de carbono, incluindo treinamento em gerenciamento de fazendas, empoderamento de mulheres e desenvolvimento de jovens agricultores.

Para conseguir isso, a Nestlé disse que alavancará seu poder de P&D, que abrange desde ciências agrícolas, nutrição, segurança alimentar, análises até o desenvolvimento de produtos. A profundidade e a amplitude da experiência do grupo dão a ele uma “vantagem embutida na descoberta de soluções que ajudam a atingir as metas de sustentabilidade de laticínios”, afirmou a Nestlé.

“Para ajudar a reduzir as emissões de laticínios, aproveitamos nossa experiência científica e capacidades analíticas, em colaboração com parceiros externos para selecionar novas soluções científicas e tecnológicas e avaliar seu impacto na qualidade nutricional e sensorial do leite”, explicou Steiling.

As informações FoodNavigator.com, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint. 
 

Assim como a Nestlé, a MilkPoint sabe da importância da sustentabilidade ser foco da produção. Foi pensando no meio ambiente e no desenvolvimento do seu negócio que trazemos o MilkPoint Experts Feras da Sustentabilidade. Um programa único, completo, aprofundado, exclusivo e atualizado sobre o tema, uma verdadeira imersão no meio ambiente como protagonista de negócio das fazendas de leite. Acesse o site e se inscreva! 

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Agener

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Mais visualizadas de Giro de Notícias

03/11/2025

PR: Sindileite emite comunicado sobre situação das indústrias de laticínios

07/11/2025

Do whiskey ao leite: subprodutos viram alimento para vacas nos EUA

06/11/2025

CNA reforça defesa do antidumping e propõe mercado futuro para fortalecer o setor

11/11/2025

Com investimento de R$10 mi, indústria mineira projeta crescimento de 45% em 2025

07/11/2025

Paraná proíbe reconstituição de leite em pó importado

06/11/2025

Tirol anuncia nova planta de leite em pó no oeste catarinense

BI
Reini Hufe

Destaques de hoje

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento
Panorama de Mercado

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11
Panorama de Mercado

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação
Dairy Vision

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência
Produção de leite

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência

Lácteos voltam aos holofotes: saúde, performance e propósito impulsionam nova fase do setor
Dairy Vision

Lácteos voltam aos holofotes: saúde, performance e propósito impulsionam nova fase do setor

Volume de produção em dois sistemas de produção de leite no estado de Minas Gerais
Produção de leite

Volume de produção em dois sistemas de produção de leite no estado de Minas Gerais

Rebano saudavel, produtividade garantida

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESSPREÇO DO LEITECOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOSTOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2025 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

Avenida Cezira Giovanoni Moretti, nº 905, sala 11A - Loteamento Santa Rosa, Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP - CEP: 13.414-157

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?