ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

M. Dias Branco vê demanda acelerada

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/08/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

A M. Dias Branco, maior fabricante de biscoitos e massas do Brasil, dona de 19 marcas - incluindo Vitarella, Richester, Fortaleza, Piraquê, Isabela, Estrela e Adria -, apresentou aceleração no ritmo de crescimento ao longo do segundo trimestre.  Para o terceiro trimestre, a tendência se mantém, disse Fabio Cefaly, diretor de novos negócios e relações com investidores da companhia.

“Mesmo com a reabertura do varejo e de restaurantes em muitas cidades do país o consumo dentro do lar segue forte. Não estamos perdendo tração”, afirmou Cefaly. No segundo trimestre, a companhia registrou um lucro líquido de R$ 152,4 milhões, em alta de 51,5% em relação ao mesmo intervalo de 2019.

A receita líquida cresceu 22,2%, atingindo R$ 1,89 bilhão, um valor recorde para a companhia. No período, a fabricante teve aumento médio em preços de 2,9% e alta de 19% em volume vendido, para 536,1 mil toneladas - outro recorde.  As vendas de biscoitos aumentaram 14,2% e as de massas avançaram 37,4%. A M. Dias lidera o mercado de biscoitos, com 34,5%, e o mercado de massas, com 34,9% de participação, segundo a Nielsen.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) somou R$ 225,6 milhões, com crescimento de 23,5%. A margem Ebitda avançou 0,2 ponto percentual, para 12%. Já a margem Ebitda da marca Piraquê chegou a 23,7%, a maior patamar da companhia.

Expandir as vendas da Piraquê, ainda muito concentradas no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, são foco da M. Dias Branco. A fabricante apresentou no trimestre crescimento de 21,9% nas vendas para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, tendo como destaque a Piraquê. 

Nas regiões Nordeste e Norte, onde a companhia tem participação de mercado próxima de 60%, as vendas cresceram 16,2%. “Ainda há muito potencial de crescimento no Nordeste”, afirmou Cefaly.

A M. Dias Branco também começou a vender mais farinha de trigo no Sudeste, com a operação do moinho de Bento Gonçalves (RS). “Teremos mais linhas novas em breve”, disse o diretor.

Em julho, a M. Dias Branco começou a reajustar preços em 6%. Cefaly disse que o aumento será feito em fases e deve ser concluído até setembro. “Estamos fazendo movimentos de preço com muito cuidado para ter um bom equilíbrio”, afirmou.

No segundo trimestre, a companhia sofreu pressão em custos com a alta do dólar, com destaque para alta nos custos com trigo de 12,1%, alta de 59,3% no custo médio do óleo vegetal e alta de 15% no preço do açúcar. “O câmbio do segundo semestre deve ser maior do que no primeiro semestre”, disse Cefaly. A fabricante espera compensar essa pressão adicional em custos com ganhos de produtividade e aumento nas vendas da Piraquê.

No mercado internacional, a M. Dias Branco ampliou as exportações em 526%, para R$ 93,3 milhões. Cefaly disse que o desempenho foi puxado por encomendas nos Estados Unidos (onde produz para marca própria de varejistas) e na América Central.

A companhia atingiu esses resultados sem precisar queimar caixa, segundo Cefaly. A M. Dias Branco terminou o segundo trimestre com caixa operacional de R$ 492,4 milhões, montante 116,8% maior do que o reportado um ano antes. A empresa encerrou o trimestre com caixa de R$ 1,4 bilhão, em comparação a R$ 512,7 milhões no segundo trimestre de 2019.

De abril a junho, a M. Dias fez captações e emissões de notas promissórias que totalizaram R$ 465,8 milhões. “Fizemos captações para proteger o nosso caixa dos efeitos da pandemia. Mas por fim fechamos o trimestre gerando caixa novo”, disse Cefaly. A companhia reduziu seu endividamento líquido para R$ 332,8 milhões, ante R$ 627 milhões um ano antes.

As informações são do jornal Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures