Ingredientes lácteos: novos caminhos para a rentabilidade na indústria

Quais as últimas tendências em relação ao uso destes ingredientes na indústria de laticínios? Confira mais sobre o assunto!

Publicado por: MilkPoint

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Boa parte dos derivados lácteos vendidos no mercado brasileiro tem comportamento de commodity, isto é, produtos padronizados, com pouca (ou nenhuma) diferenciação e com o preço como principal driver de venda (pelos laticínios) e compra (pelo consumidor final).

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Um exemplo clássico é a muçarela, queijo que representa cerca de 30% do volume total do mercado de queijos e que, em algumas de suas apresentações (por exemplo, no formato de peças de 3,5kg) tem comportamento de commodity e margens de lucratividade descendentes nos últimos anos (observe a evolução das margens da muçarela no gráfico 1).

Gráfico 1. Evolução das margens aparentes da muçarela – R$/kg.

Figura 1
Fonte: MilkPoint Mercado

Num cenário de margens como o que mostra o gráfico 1, a indústria começa a “dar seus pulos” e buscar alternativas de desenvolvimento de produto e apresentação ao consumidor final que consigam diferenciá-lo na gôndola do supermercado e, desta forma, proteger e, se possível aumentar, suas margens de lucro. No caso da muçarela, temos visto cada vez mais forte a apresentação do produto na gôndola vendido já fatiado e pronto para o consumo.

No caso de outros queijos e até mesmo outras linhas de produto — como bebidas lácteas fortificadas, com alto teor proteico ou, até mesmo, para mercados específicos, como o público fitness (a chamada linha sports nutrition) temos visto o crescimento do uso de ingredientes como o WPC (Whey Protein Concentrate – Proteína Concentrada do Soro), o MPC (Milk Protein Concentrate – Proteína Concentrada do Leite), os Permeados e outros produtos, usados em novos desenvolvimentos ou mesmo em produtos commoditizados, buscando redução de custo.

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Quais as últimas tendências em relação ao uso destes ingredientes na indústria de laticínios? Quais resultados referentes à diferenciação de produto e/ou redução de custos de produção – "bottom line", que impacto em margem tem apresentado? Esta discussão será trazida ao Fórum MilkPoint Mercado On Line pelo Marcelo Leitão, experiente executivo da indústria de ingredientes para a indústria de laticínios.

Quer participar do Fórum e ter acesso a esta discussão e a outros temas que ajudarão a definir as estratégias futuras de sua empresa em 2021? Faça já aqui a sua inscrição e prepare-se melhor para o incerto futuro do mercado lácteo brasileiro!


Figura 2

*Fonte da foto: Freepik

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