Indústria global de embalagens: mercado e tendências

A indústria de embalagens globais está passando por transformação significativa e cresceu rapidamente na última década.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 4 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 3

Megatendências globais, como urbanização e o crescimento populacional estão aumentando a necessidade de embalagens. Food-on- the-go e e-commerce estão aqui para ficar. Mais distante, os consumidores exigem sustentabilidade e segurança da embalagem de suas marcas favoritas. A embalagem é necessário para aplicações de consumo e industriais, para proteger, comercializar e distribuir uma vasta gama de produtos.

Momento do comércio eletrônico impulsionando o crescimento de embalagens

A embalagem de comércio eletrônico se tornou mais importante dentro a indústria à medida que as compras online crescem rapidamente. As embalagens rígidas, como embalagens de papelão ondulado, devem dominar o setor com sua estrutura estável e sustentável de qualidade

O provedor de embalagens de papelão ondulado DS Smith espera para ver mudanças significativas em todo o espectro de embalagens, seja para e-commerce, FMCG ou materiais de ponto de venda. O foco na sustentabilidade e substituição de plástico é cada vez mais na vanguarda da estratégia de embalagens para marcas líderes. 

Aumento de materiais alternativos 

Alternativas de bioplástico agora estão disponíveis para quase todos material plástico convencional e aplicação correspondente. Os bioplásticos têm as mesmas propriedades dos plásticos convencionais e oferecem vantagens adicionais, como um carbono reduzido pegada ou opções adicionais de gestão de resíduos, como compostagem.

O aumento do uso de bioplásticos em todos os segmentos de mercado é impulsionado pelo aumento contínuo da demanda por produtos sustentáveis pelos consumidores e marcas, devido a uma crescente consciência do impacto sobre o meio ambiente.

Tendências da indústria e motores de crescimento

Os bioplásticos também continuam a ver inovações para melhorar os materiais existentes. Por exemplo, recentemente o foco tem mudou para o desenvolvimento de PEF (furanoato de polietileno), um novo polímero que deve entrar no mercado em 2023.

Continua depois da publicidade

O PEF é comparável ao PET (tereftalato de polietileno), mas é 100% biológico. Além disso, apresenta barreira adicional e propriedades térmicas, tornando-o um material ideal para embalagens de bebidas, alimentos e produtos não alimentícios. Consequentemente, o PEF eventualmente, terá o potencial de substituir participações crescentes de PET.

Foco Legislativo na redução, reutilização, reciclagem e recuperação

Atualmente, há um grande debate sobre as melhores maneiras de combinar redução, reutilização, reciclagem e recuperação de embalagens. Em março de 2020, a Comissão Europeia adotou um novo Plano de Ação da Economia Circular — um dos principais blocos do European Green Deal, a nova agenda da Europa para a sustentabilidade crescimento. 

Espera-se que pelo menos 1 trilhão de euros seja gasto nos próximos década, com a maior parcela, EUR 503 bilhões, vindo de orçamento da UE, enquanto outros 114 bilhões de euros governos. Os próximos 279 bilhões de euros viriam principalmente de setor privado — a ideia é que as empresas ficassem encorajados a fazer investimentos verdes de risco por empréstimo garantias do Banco Europeu de Investimento. 

Pressão social pelo Embalagem Zero

Em todo o mundo, sacolas plásticas estão sendo proibidas ou sendo cobradas sua utilização. As campanhas do consumidor estão pressionando os varejistas na redução de embalagens. Enquanto isso, o e-commerce está criando embalagens para trânsito mais visível nas casas das pessoas e sensibilizando-as para conceitos como vazios nas caixas.

Planejamento para 2030: reiniciar as embalagens

  • A próxima década dará início a uma era de consumo consciente, em vez de conspícuo. Enquanto a competição para desenvolver e comercializar tecnologias de embalagem responsável chegará a um nível febril, abordagens responsáveis, colaboração, e o compartilhamento da propriedade intelectual para o bem maior reinar;
  • As empresas que "vencerão" nos próximos 10 anos serão aquelas que impulsionarão esta nova era de consumo consciente. Os consumidores de amanhã buscarão ativamente embalagens ambientalmente responsáveis e recompensarão agressivamente as marcas que os ajudam a entender o que é realmente melhor, em vez do que é "menos ruim";
  • Marcas, fabricantes de embalagens e varejistas de sucesso serão aqueles que desenvolvem, comercializam e colocam em uso embalagem ambientalmente responsável com base na ciência e em fatos, em vez de ficção e medo da mídia social.

Como as tendências atuais impactam na indústria de embalagens

A pandemia levou a uma mudança na inclinação dos consumidores em procurar novos canais para fazer compras, demonstrado por fortes acelerações em remessas de e-commerce e serviços de entrega remota. Globalmente, os consumidores estão aumentando seus gastos em lojas online. 

Continua depois da publicidade

Nos Estados Unidos, espera-se que os consumidores aumentem seus gastos em 2 vezes em produtos on-line mercearias. A China também observou um aumento de 200% na venda de alimentos frescos por meio de canais online em um período de 10 dias em Janeiro de 2020 em comparação com 2019, as vendas de carnes e vegetais registraram um aumento de mais de 400% em vendas na web.

Espera-se forte pressão dos consumidores em relação aos padrões de higiene e segurança. Além disso, os consumidores são tornando-se mais sensível ao preço. Isso levará a uma grande mudança no sentido de alcançar escalas para sobreviver no competitivo mercado. 

Visão geral do mercado

O mercado global de embalagens flexíveis está avaliado em US $ 221,7 bilhões em 2019, e é projetado para valer US $ 278,9 bilhões em 2025, registrando um CAGR de 3,9%. O crescimento a demanda do mercado por embalagens amigáveis ao cliente e maior proteção do produto é deverá impulsionar a indústria de embalagens flexíveis.
 
O e-commerce, impressão digital e a sustentabilidade está impulsionando o desenvolvimento e o crescimento do mercado. A embalagem flexível é principalmente utilizado para alimentação, o que contribui com mais de 60% do mercado total.
 
As informações são do Packaging Industry, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 3

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?