ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Poliestireno de reciclagem química são utilizados em potes de iogurte

POR JULIANA SANTIN

NOVIDADES E LANÇAMENTOS EM LÁCTEOS

EM 09/12/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

Total, Intraplás e Yoplait anunciaram que realizaram com sucesso um teste piloto com o objetivo de usar poliestireno reciclado quimicamente certificado em potes de iogurte. Esta é a primeira etapa de uma iniciativa colaborativa com o intuito de testar o uso deste material em potes de iogurte, apoiando o desenvolvimento da reciclagem de PS sustentável na França.

O teste, liderado pela Total em parceria com a Intraplás, que atua na extrusão de chapas plásticas para a indústria alimentícia, e a Yoplait, estabelece a reciclagem química como uma rota potencial para a reciclagem do poliestireno na França.

A Total disse que está processando matéria-prima derivada de resíduos plásticos mistos pós-consumo, de outra forma difíceis de reciclar por meio dos canais de reciclagem existentes. Ao converter a matéria-prima secundária em seu cracker a vapor em Antuérpia, Bélgica, a empresa destaca que pode produzir poliestireno reciclado quimicamente certificado.

O rPS circular certificado produzido tem os benefícios de exibir desempenho virgem, permitindo assim sua incorporação em aplicações de ponta, incluindo embalagens de grau alimentício. Isso foi demonstrado pela Intraplás, que transformou as rPS circulares certificadas da Total em lâminas lácteas e, por fim, pela Yoplait, em potes de iogurte.

O grupo disse que esta é uma conquista importante no estabelecimento da reciclagem de produtos químicos como uma rota válida para a reciclagem de poliestireno e fechar o ciclo em aplicações de laticínios.

“Este projeto é uma grande ilustração de inovação e colaboração com a Intraplás e a Yoplait, que demonstra nosso compromisso comum em fazer circular de poliestireno para embalagens de grau alimentício. Isso representa mais um marco na abordagem do desafio da economia circular e na concretização da ambição de produzir da Total 30% de polímeros reciclados até 2030 ", disse Valérie Go, vice-presidente sênior de polímeros da Total. Isso segue o anúncio que a Total construirá a primeira usina de reciclagem de produtos químicos da França em sua futura plataforma de petróleo zero em Grandpuits com Plastic Energy.

“Entendemos a inovação como fator estratégico para o desenvolvimento sustentável e o envolvimento das partes. Desta forma, estamos muito orgulhosos e satisfeitos por termos conseguido integrar a cadeia de valor do setor alimentar, neste projeto específico, que promove a economia circular das embalagens alimentares de poliestireno, garantindo a total segurança dos consumidores”, afirmou Anabela Ferreira, coproprietário e membro executivo da Intraplás.

Frédéric Chapuis, gerente de estratégia de embalagem sustentável da Yoplait, disse: “Estamos felizes em apoiar esta iniciativa coletiva, pois ela demonstra nossa capacidade de usar rPS circulares certificados para produzir potes de iogurte. É um marco importante em nossa jornada para envolver a cadeia de valor na criação de uma economia circular para poliestireno na França e para nosso roteiro visando embalagens 100% recicláveis ou reutilizáveis até 2025 ”.

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você. Quer escrever para nós? Clique aqui e veja como!

As informações são do Dairy Reporter., traduzidas pela Equipe MilkPoint.

JULIANA SANTIN

Médica veterinária formada pela FMVZ/USP. Contribuo com a geração de conteúdo nos portais da AgriPoint nas áreas de mercado internacional, além de ser responsável pelo Blog Novidades e Lançamentos em Lácteos do MilkPoint Indústria.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint