A Fonterra ainda não tem certeza de quanto o aumento dos preços dos combustíveis afetará a empresa e seus fornecedores nos próximos 12 meses, de acordo com o CEO Richard Allen. A administração está atualmente preparando orçamentos e planos de negócios para os próximos anos, e o aumento dos custos de combustível e frete é um grande tópico de discussão, disse Allen em uma entrevista na Fieldays, a exposição agrícola nacional da Nova Zelândia.
“Estamos prevendo custos adicionais e fazendo o possível para mitigá-los”, disse Allen. “Isso terá um impacto, mas acho que ninguém sabe exatamente qual é.” A Fonterra prefere contratos de longo prazo para limitar sua exposição à volatilidade dos custos de seus insumos, disse Allen. Isso protegeu a empresa no ano fiscal atual, quando os preços subiram após o início do conflito no Oriente Médio no final de fevereiro. “É uma situação bastante volátil e, portanto, para nós, trata-se de trabalhar com nossos parceiros, estabelecer esses contratos de longo prazo que nos dão segurança e fazer o que pudermos em qualquer dia para mitigar os impactos”, disse ele. Allen assumiu as rédeas do maior exportador de laticínios do mundo em 1º de maio.
O ex-diretor global de ingredientes herdou um negócio simplificado após a venda de sua unidade de consumo. No mês passado, a empresa aumentou sua previsão de lucros para o ano inteiro, em parte citando sua capacidade de lidar com as contínuas interrupções na cadeia de suprimentos.
A Fonterra previu que o preço do leite na temporada que se encerra em maio de 2027 ficaria em torno de NZ$ 9,75 por quilo de sólidos do leite, um pouco acima dos NZ$ 9,70 estimados por quilo na temporada que acabou de terminar. Por enquanto, a demanda global por leite justifica essa perspectiva, disse Allen. “A demanda é bastante robusta, mas à medida que as pressões inflacionárias começarem a se manifestar em todo o mundo, poderemos ver alguns impactos sobre o consumo e a demanda, e isso é algo que observaremos com muito cuidado. No momento, não estamos vendo isso, continuamos a ver uma boa demanda. Mas a volatilidade é uma espécie de constante", afirmou.
O pagamento será um amortecedor para os fornecedores agrícolas, já que os custos de combustível, frete, ração e fertilizante nas fazendas aumentam. “Conversando com alguns fazendeiros hoje, eles estão vendo o impacto do combustível e acho que veremos isso também no próximo ano”, disse Allen.
As informações são do Bloomberg Línea, adaptadas pela equipe MilkPoint.
Vale a pena ler também:
A construção da competitividade nos EUA. E, nós, como ficamos?
Boom global do leite perde força e mercado caminha para reequilíbrio da oferta