Festival do Queijo reúne 5 mil pessoas e amplia oportunidades para pequenos negócios em MT

O evento destacou o 3º Concurso de Queijos de Mato Grosso, premiando 54 produtores em diversas categorias.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 5 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Sem tempo? Leia o resumo gerado pela MilkIA
Cerca de 5 mil pessoas participaram do Festival do Queijo 2026 em Cuiabá, promovido pelo Sebrae/MT e outras instituições. O evento destacou o 3º Concurso de Queijos de Mato Grosso, premiando 54 produtores em diversas categorias. O festival também contou com uma feira, oficinas práticas e palestras técnicas, promovendo a agroindústria local. O Centro Sebrae de Sustentabilidade apoiou a gestão ambiental do evento, alinhando-se à Política de Descarbonização do Sebrae Mato Grosso.

Cerca de 5 mil pessoas participaram do Festival do Queijo 2026, realizado na primeira semana de julho, em Cuiabá, Mato Grosso. Promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT) e pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf-MT) e da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), o evento reuniu produtores rurais, agroindústrias familiares, laticínios, especialistas e consumidores.

O grande destaque da programação foi o 3º Concurso de Queijos de Mato Grosso, que premiou 54 produtores do estado em 22 categorias de queijos artesanais e nove de queijos industriais e reconheceu a qualidade, a inovação e o desenvolvimento dos pequenos negócios da cadeia produtiva do leite. O concurso recebeu inscrições de 374 produtos de diversas regiões do estado e contou com 73 jurados especialistas responsáveis pelas avaliações dos queijos. Ao todo, o concurso distribuiu 103 medalhas.

Festival do Queijo reúne 5 mil pessoas e amplia oportunidades para pequenos negócios em MT

Foto: Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT

Para a diretora-Superintendente do Sebrae Mato Grosso, Lélia Brun, o festival consolida uma estratégia de desenvolvimento da cadeia leiteira baseada na agregação de valor e na ampliação das oportunidades de mercado para os pequenos negócios. “Mais do que reconhecer produtos de qualidade, o Festival do Queijo mostra a força dos produtores, das agroindústrias artesanais e dos laticínios do estado. O Sebrae continuará apoiando esse trabalho com gestão, qualificação, regularização, acesso a mercados e novas oportunidades de negócio”.

A secretária de Estado de Agricultura Familiar, Andreia Fujioka, destacou que o festival reflete o avanço da agroindustrialização e da regularização sanitária dos pequenos produtores mato-grossenses. Segundo ela, o crescimento do setor já pode ser percebido pelo aumento do número de empreendimentos formalizados e aptos a acessar novos mercados.

Continua depois da publicidade

“Estamos vendo muito mais agroindústrias acontecendo e chegando às gôndolas pela porta da frente, no mercado formal. Também foi emocionante acompanhar o reconhecimento de produtores quilombolas, que conquistaram esse espaço com muita dedicação, perseverança e o apoio das instituições parceiras. Quem ganha com isso é todo o estado”, comentou a secretária da Seaf-MT.

Festival do Queijo reúne 5 mil pessoas e amplia oportunidades para pequenos negócios em MT

Foto: Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT

Entre os produtores premiados esteve a empresária Larissa Alves Berte Barbosa, da Queijaria Cartucheira, que conquistou a medalha Super Ouro com o Queijo Ouro da Cartucheira e repetiu o resultado conquistado na edição anterior do concurso. Para ela, o reconhecimento confirma a consolidação de um trabalho desenvolvido ao longo dos anos e aprovado pelo paladar dos consumidores e dos jurados.

Ela destacou que o Sebrae Mato Grosso está com eles desde o começo, ainda na época em que trabalhavam apenas com a produção leiteira. “Participamos de todas as ações promovidas pela instituição e, sempre que precisamos de apoio técnico, buscamos o Sebrae/MT. Ele está presente em todas as etapas da nossa produção”, enfatizou Larissa, da Queijaria Cartucheira.

Também premiado na categoria Super Ouro, o gerente da Queijaria Três Marias, Gabriel Barbosa, destacou a importância do reconhecimento conquistado durante o Festival do Queijo e ressaltou o papel do Sebrae Mato Grosso no fortalecimento da cadeia produtiva do leite. A empresa atua há cerca de 30 anos na região de Pontes e Lacerda, Figueirópolis d’Oeste e Mirassol d’Oeste.

“Estamos sempre buscando entregar ao consumidor um produto de qualidade e confiança. O Sebrae/MT tem um papel fundamental nesse processo, porque o trabalho começa muito antes de eventos como este. Ele começa no campo, apoiando o pequeno produtor de leite, incentivando o desenvolvimento da cadeia produtiva e criando condições para que as indústrias cresçam. Esse apoio beneficia todos os envolvidos e fortalece o setor como um todo”, disse Gabriel, da Queijaria Três Marias.

Quem também celebrou o crescimento da cadeia produtiva foi o produtor e presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado de Mato Grosso (Sindilat-MT), Antônio Bornelli. Filho de queijeiro e com 25 anos de atuação no setor em Mato Grosso, ele acompanha de perto a evolução da produção local. “O artesanato é a origem de toda a indústria de queijos e precisa ser valorizado. Mato Grosso cresce rapidamente nesse segmento e, proporcionalmente à população, tem um potencial enorme para se destacar nacionalmente”.

Além do concurso estadual, o Festival do Queijo contou com uma feira com mais de 40 expositores, praça gastronômica e uma ampla agenda de atividades que permitiu ao público uma imersão na diversidade da produção mato-grossense. Na Queijaria Móvel, foram realizadas mais de 10 oficinas práticas, com demonstrações de produção de queijos e outros derivados lácteos. Já a Cozinha Show recebeu oito oficinas com preparo de receitas, harmonização de queijos com bebidas e utilização de diferentes ingredientes. O evento também promoveu 12 palestras técnicas destinadas ao setor produtivo.

Continua depois da publicidade

Essas ações estimularam a geração de negócios, ampliaram o acesso ao mercado e reforçaram a importância das agroindústrias familiares e dos pequenos produtores no desenvolvimento econômico do estado.

Festival do Queijo reúne 5 mil pessoas e amplia oportunidades para pequenos negócios em MT

Foto: Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT

Sustentabilidade

O Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) participou do Festival do Queijo com o objetivo de fortalecer a gestão sustentável do evento, contribuindo para a implementação de práticas voltadas à preservação ambiental e à responsabilidade socioambiental. A atuação incluiu o planejamento, acompanhamento e orientação de ações relacionadas ao uso eficiente dos recursos naturais, à gestão adequada dos resíduos sólidos e à adoção de boas práticas ambientais, além da sensibilização de organizadores, expositores e visitantes sobre a importância da sustentabilidade na realização de eventos.

A iniciativa integra uma das frentes estratégicas do CSS, que apoia eventos de diferentes portes por meio da adoção de critérios ambientais, sociais e de governança (ESG). Durante o Festival do Queijo, o Centro também colaborou na elaboração do inventário de emissões de gases de efeito estufa e na definição de estratégias para compensação dessas emissões. As ações estão alinhadas à Política de Descarbonização do Sebrae Mato Grosso, que busca reduzir a pegada de carbono de suas atividades e estimular práticas sustentáveis entre os pequenos negócios.

As informações são da Agência Sebrae de Notícias, adaptadas pela equipe MilkPoint.

Vale a pena ler também:

Dia do Chocolate: do leite ao queijo, sabores que surpreendem além da barra

História dos queijos artesanais de Santa Catarina é registrada por projeto de universidade

Frente fria segue avançando traz temporais e alerta de geada no Sul, entenda

QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?