Espanha: projeto recicla subproduto lácteo com foco em prolongar vida útil do queijo

Projeto espanhol converteu soro de leite em revestimentos antimicrobianos para embalagens que aumentam significativamente a vida útil do queijo. Saiba mais!

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

Um projeto espanhol que pesquisa soluções de economia circular no setor de laticínios converteu soro de leite em revestimentos antimicrobianos para embalagens que aumentam significativamente a vida útil do queijo.

O soro de leite é um resíduo abundante para os fabricantes de queijo, com 180 milhões de litros gerados todos os anos a partir das 18 milhões de toneladas de queijo produzidas globalmente, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação.

A nova solução de economia circular evitará o desperdício de alimentos, estendendo o prazo de validade do queijo em 25% a 50% e fornecerá uma nova ração para o gado a partir do soro restante, que pode ser usado como ingrediente prebiótico para melhorar a saúde intestinal e bem-estar geral.

Continua depois da publicidade

O projeto, que recebeu uma doação do governo espanhol no valor de € 598.660 (US$ 609.184), é liderado pela Aimplas, ADM, FEDACOVA (Federação de Empresas Agroalimentares da Comunidade Valenciana) e pela Universidade de Valência, Espanha, em parceria com dois queijeiros: La Cabezuela e Dehesa Dos Hermanas.
 

Explorando um subproduto onipresente

De acordo com as organizações participantes, a nova pesquisa permitirá que pequenas queijarias artesanais (uma parte significativa da indústria) utilizem pela primeira vez o subproduto do soro de leite.

Antes do projeto, apenas as grandes empresas tinham condições de arcar com os equipamentos para utilizar o soro de leite, que acabava sendo descartado no meio ambiente, gerando resíduos perigosos. “Primeiro vamos separar as bactérias com potencial de biopreservação. Em seguida, caracterizaremos os compostos da matriz, que é o soro de leite”, disse Giuseppe Meca, professor do departamento de Medicina Preventiva da Universidade de Valência.

Continua depois da publicidade

“Portanto, foi planejada a aplicação em filme plástico para obter protótipos de embalagens ativas para queijo”, acrescenta Alicia Naderpour, pesquisadora de embalagens da Aimplas.


Preservando o queijo

O queijo está se tornando cada vez mais uma mercadoria cobiçada em mercados inflacionados. Enquanto os preços dos alimentos começaram a mostrar alguns sinais de moderação em algumas categorias – cereais, açúcar e óleos vegetais – os preços dos laticínios permanecem em níveis recordes.

Supermercados no Reino Unido estão usando etiquetas de segurança para evitar o roubo de queijo e outros produtos lácteos, como manteiga, para surpresa de alguns consumidores.

Enquanto isso, sobre o tema do desperdício de alimentos, no início deste ano a Mondi apresentou duas bandejas de papel e bandejas de plástico semi-rígido para alimentos fatiados, como queijo. A bandeja de papel usa uma camada de barreira combinada com uma solução de banda superior de plástico, que permite uma proteção “excelente” do produto enquanto reduz o uso de plástico.

Um relatório da ONU de 2021 mostrou que 17% dos alimentos no nível do consumidor, o que equivale a 931 toneladas, serão desperdiçados anualmente.

As informações são do Food Ingredients First, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?