Duas vacas parindo gêmeos na mesma propriedade e no mesmo dia?

Esse feito aconteceu no Rio grande do Sul. Venha saber mais sobre esse parto duplo de gêmeos.

Publicado em: - Atualizado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 4
Ícone para curtir artigo 10

Sabemos que o parto gemelar em bovinos não é algo tão comum no dia a dia de uma fazenda, agora imagina duas vacas parindo gêmeos no mesmo dia e na mesma propriedade? Isso aconteceu no Rio Grande do Sul, no município de Nova Candelária na propriedade da Família Volken.

Vanderlei Lermen, empresário do ramo do agronegócio e influencer digital, nos conta que visitou a fazenda onde aconteceu esse feito raro no domingo (14/02) e relata que os proprietários não estavam esperando essa coincidência.

Continua depois da publicidade

Vanderlei teve contato com Pamela Volken, que trabalha no dia a dia com os animais e ela conta: “Não esperávamos de jeito nenhum que iria vir gêmeos, tomamos um susto!

Figura 1

As duas vacas foram inseminadas com semem de touro Angus, as duas no mesmo dia e tiveram suas crias juntas.

Uma das vacas, da raça Holandesa, que já teve um parto gemelar anterior, teve dois bezerros machos saudáveis. A outra vaca, mestiça de Jersey, criou uma fêmea e um macho, de características bem parecidas.

Continua depois da publicidade

E como fica a questão do freemartismo em partos gemelares de bezerros com sexos diferentes? O freemartismo ou Freemartin é caracterizado pela infertilidade de uma vaca leiteira fruto de gestação gemelar dividida com macho, e é uma das formas mais severas de anormalidade sexual entre bovinos. Logo, devido as características da gestação, a fêmea que dividiu a gestação gemelar com o macho, tem todas as chances de ser infértil.

Figura 2

A propriedade familiar tem como foco a produção de leite, e Vanderlei relata que os proprietários já tiveram outros partos gemelares na fazenda, em dezembro/2020 foi a última ocorrência do fato na propriedade, mas nunca ocorreu de duas vacas parirem gêmeos no mesmo dia.

E você, conhece algum caso raro em sua vivência nas propriedades leiteiras? Conta pra gente!

Ícone para ver comentários 4
Ícone para curtir artigo 10

Material escrito por:

Stephanie Gonsales

Stephanie Gonsales

Zootecnista formada pela Universidade Estadual de Maringá e pós-graduada em Gestão do Agronegócio. Responsável pela Equipe de Conteúdo do MilkPoint.

Acessar todos os materiais

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Luís Felipe Ribeiro de Souza Barros
LUÍS FELIPE RIBEIRO DE SOUZA BARROS

LAVRAS - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 12/11/2024

pode ter a ver com estresse na época da inseminação, aconteceu isso na fazenda aqui, 5 vacas praticamente uma depois da outra com partos gemelares. estresse pode causar queda na produção de p4 e causar desequilíbro no momento da inibição do FSH, causando mais de um folículo a se desenvolver como dominante. não entendo muito bem, mas é por aí!
Camilla Kanashiro
CAMILLA KANASHIRO

MARINGÁ - PARANÁ - ESTUDANTE

EM 11/03/2021

Nossa, que legal!!
Luiz Fernando Rocha Almeida
LUIZ FERNANDO ROCHA ALMEIDA

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 19/02/2021

Interessante!
Daniela Faria
DANIELA FARIA

ÁGUAS FORMOSAS - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 19/02/2021

Bacana, bem legal!!!!
Qual a sua dúvida hoje?