ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Duas vacas parindo gêmeos na mesma propriedade e no mesmo dia?

POR STEPHANIE ALVES GONSALES

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/02/2021

1 MIN DE LEITURA

3
10

Atualizado em 18/02/2021

Sabemos que o parto gemelar em bovinos não é algo tão comum no dia a dia de uma fazenda, agora imagina duas vacas parindo gêmeos no mesmo dia e na mesma propriedade? Isso aconteceu no Rio Grande do Sul, no município de Nova Candelária na propriedade da Família Volken.

Vanderlei Lermen, empresário do ramo do agronegócio e influencer digital, nos conta que visitou a fazenda onde aconteceu esse feito raro no domingo (14/02) e relata que os proprietários não estavam esperando essa coincidência.

Vanderlei teve contato com Pamela Volken, que trabalha no dia a dia com os animais e ela conta: “Não esperávamos de jeito nenhum que iria vir gêmeos, tomamos um susto!

As duas vacas foram inseminadas com semem de touro Angus, as duas no mesmo dia e tiveram suas crias juntas.

Uma das vacas, da raça Holandesa, que já teve um parto gemelar anterior, teve dois bezerros machos saudáveis. A outra vaca, mestiça de Jersey, criou uma fêmea e um macho, de características bem parecidas.

E como fica a questão do freemartismo em partos gemelares de bezerros com sexos diferentes? O freemartismo ou Freemartin é caracterizado pela infertilidade de uma vaca leiteira fruto de gestação gemelar dividida com macho, e é uma das formas mais severas de anormalidade sexual entre bovinos. Logo, devido as características da gestação, a fêmea que dividiu a gestação gemelar com o macho, tem todas as chances de ser infértil.

A propriedade familiar tem como foco a produção de leite, e Vanderlei relata que os proprietários já tiveram outros partos gemelares na fazenda, em dezembro/2020 foi a última ocorrência do fato na propriedade, mas nunca ocorreu de duas vacas parirem gêmeos no mesmo dia.

E você, conhece algum caso raro em sua vivência nas propriedades leiteiras? Conta pra gente!

STEPHANIE ALVES GONSALES

Zootecnista formada pela Universidade Estadual de Maringá e pós-graduanda em Gestão do Agronegócio, Editora Assistente de Conteúdo MilkPoint.

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CAMILLA KANASHIRO

EM 11/03/2021

Nossa, que legal!!
LUIZ FERNANDO ROCHA ALMEIDA

TIROS - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 19/02/2021

Interessante!
DANIELA FARIA

INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 19/02/2021

Bacana, bem legal!!!!
MilkPoint AgriPoint