Com a quantidade de vendas de produtos alternativos à base de plantas em crescimento, os consumidores estão começando a dar mais atenção às mensagens de sustentabilidade normalmente localizadas nessas embalagens de produtos, e isso pode estar prejudicando a imagem dos laticínios.
Uma pesquisa recente publicada no jornal científico Journal of Dairy Science mostrou o quanto os consumidores de hoje prestam atenção ao marketing de seus produtos.
O objetivo do estudo foi caracterizar a percepção do consumidor sobre a sustentabilidade do leite e dos ingredientes lácteos desidratados e suas respectivas alternativas à base de plantas, de acordo com os cientistas da North Carolina State University. Os participantes da pesquisa eram consumidores que não só compravam laticínios, mas também aqueles que compravam laticínios e produtos vegetais.
Mais da metade dos consumidores de laticínios relataram que procuraram informações relacionadas à sustentabilidade em suas embalagens. Além disso, 77% acreditam que a sustentabilidade deve ser promovida para o bem maior em relação ao seu benefício pessoal. Para os consumidores que compraram laticínios alternativos de base vegetal e laticínios reais, houve uma importância auto-relatada maior na sustentabilidade do que aqueles que compraram apenas laticínios.
Durante a pesquisa, os entrevistados foram convidados a identificar cinco características principais de produtos sustentáveis. As características que os entrevistados listaram foram:
- Baixa pegada de carbono;
- Emissões mínimas de gases de efeito estufa;
- Poucos ou nenhum conservante;
- Ingredientes simples;
- Felicidade e bem-estar animal.
Em termos de informação, os entrevistados observaram que os rótulos dos produtos eram a fonte mais popular de suas informações de sustentabilidade, embora alguns admitissem que buscaram informações em sites afiliados e não afiliados a empresas de laticínios.
De acordo com os pesquisadores, as empresas de laticínios podem ser capazes de se diferenciar dos produtos à base de plantas, ajudando os consumidores a tomar suas decisões de compra, simplificando as mensagens relacionadas à sustentabilidade e mantendo uma comunicação aberta e transparente.
As informações são do Dairy Herd Management, traduzidas pela Equipe MilkPoint.