A nutrição personalizada é um conceito que vem ganhando cada vez mais destaque na alimentação global. Esta é uma vertente bem ampla e baseada em conhecimentos sobre nutrigenética e nutrigenômica. A centralização da dieta por indivíduo permite adequações de acordo com as necessidades e carências individuais juntamente com as preferências pessoais. Este conceito é marcado pela conexão entre alimentos, ciência, genética e ambiente.
Aliado à personificação de dietas, os consumidores vêm sinalizando também preferência por alimentos mais saudáveis, tendência esta intensificada com a pandemia. Neste contexto, os consumidores buscam produtos clean label – com rótulo limpo – os quais apresentam em sua formulação a redução do número de ingredientes, bem como a substituição de aditivos químicos.
Neste contexto, surge a YOGUT ME uma startup sueca que procura atender às demandas do mercado consumidor. A empresa foi fundada em 2019 por Aline de Santa Izabel - microbiologista especializada no microbioma humano e bioprocessos – e, desde então, o projeto é reconhecido internacionalmente como uma das mais inovadoras e promissoras empresas no setor alimentício.
Para conhecermos melhor o projeto e o conceito de nutrição personalizada, conversamos com a fundadora da empresa. Aline explicou que “a nutrição personalizada permite a produção e o consumo de alimentos baseados em necessidades ou requerimentos específicos do consumidor, sendo elas necessidades fisiológicas (baseadas em seu estado de saúde e/ ou metabolismo utilizando dados como DNA e composição do microbioma), mas também com suas preferências pessoais, como por exemplo sabor, e estilo de vida. É uma das principais tendências na indústria alimentícia, a qual terá um grande impacto no desenvolvimento dos alimentos do futuro. Esta área está sendo impulsionada pelo crescente conhecimento científico sobre a relação entre a alimentação e a saúde, e respostas individuais à diferentes dietas e alimentos”.
A YOGUT ME surgiu devido à crescente demanda por alimentos funcionais na Europa, na qual observou uma grande oportunidade nos produtos alternativos lácteos. Dessa forma, começou a desenvolver diferentes formulações funcionais e testá-las no mercado. Ao encontrar problemas com a distribuição e estabilidade optou por descentralizar o processo criando um sistema inteligente para a produção doméstica de alimentos fermentados funcionais com probióticos.
Produzir os próprios alimentos foi outra tendência intensificada durante a pandemia, segundo Aline. “Novos equipamentos e ferramentas que trazem uma maior conveniência neste processo estão sendo desenvolvidos, juntamente com a “smartificação” da cozinha. Os consumidores estão mais conscientes sobre o papel da alimentação na nossa saúde e estão buscando maneiras de otimizar suas rotinas por meio da nutrição, como uma forma de se prevenir e de melhor combater doenças como a Covid-19”, disse.
Apesar de optar por ingredientes de origem vegetal - por permitirem diversas combinações - Aline acredita no potencial de produtos mistos que apresentam em sua composição proteínas de origem animal e vegetal. “Eu acredito que produtos mistos terão espaço no futuro dos lácteos, principalmente em mercados como o Brasil onde a penetração de produtos vegetais ainda é relativamente baixa comparada a outros mercados globais”. Para Aline, “a indústria láctea estará passando por muitas transformações nos próximos anos, com muitas inovações, e estes produtos têm o potencial de facilitar esta transição, trazendo o melhor de dois mundos, melhorando o perfil nutricional, sabor e a sustentabilidade, trazendo mais diversidade para as nossas dietas e diminuindo o impacto ambiental na produção de lácteos”.
A empresa também está alinhada com os recentes apelos do mercado consumidor por praticidade e produtos de fácil acesso. Segundo a fundadora, a conveniência é o ponto central do YOGUT ME. Ela pontua que, com o equipamento, “os consumidores vão poder produzir alimentos deliciosos e saudáveis de uma maneira muito prática e fácil, com o benefício de poder customizar estes alimentos para seus próprios paladares, preferências e necessidades nutricionais”, finaliza.
Explicando melhor todos estes conceitos e tendências, bem como a proposta da YOGUT ME, Aline estará no Dairy Vision 2020. Este ano, o evento terá sua primeira edição on-line entre os dias 1 e 4 de dezembro e contará um time de palestrantes de 14 países, totalizando 30 palestras. Entre os temas abordados, diversas outras tendências de consumo serão tratadas, como o futuro das proteínas e gorduras lácteas, impressão de alimentos 3D, blockchain, alimentação no pós-pandemia, utilização de Big Data e Inteligência Artificial para identificação de tendências de consumo e muito mais!
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Dairy Vision 2020: Para quem quer ser protagonista em um mundo de grandes transformações