Tendências em embalagens são definidas pelos consumidores

Com o decorrer dos anos, os comportamentos de consumo se tornarão cada vez mais completos e exigentes.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Com o decorrer dos anos, os comportamentos de consumo se tornarão cada vez mais completos e exigentes. Além de oferecer produtos, as empresas precisam se atentar aos seus valores e ações, metodologia mais limpa e sustentável dos processos e apresentação do produto ao consumidor.

As embalagens  — rótulos e etiquetas —ganham papel de destaque como estratégia competitiva neste cenário, ao passo que através dela as macas podem passar para os consumidores aspectos como sustentabilidade, praticidade, segurança e design.

Continua depois da publicidade

Entre as tendências a vertente de sustentabilidade segue em alta. Apesar de ser um grande desafio aplicá-la em toda cadeia produtiva, as empresas estão buscando cada vez mais alternativas economicamente viáveis e sustentáveis.  

De acordo com Felipe Garcia, professor do curso de Design de Produtos e Serviços do IED (Istituto Europeo di Design) e sócio-diretor da Criatégia, empresa de branding e design, "por se tratar de uma alternativa mais favorável pela disponibilidade de matéria-prima e agilidade de produção, o plástico ainda seguirá em alta nos próximos anos. O que precisamos desmistificar é a imagem de que o plástico é o vilão, pois o problema está no descarte desse material. Por isso, hoje contamos com plásticos 100% recicláveis, bem diferente do cenário de alguns anos atrás." 

Ele destaca Garcia que o vidro e o alumínio são boas alternativas, porém, além do custo da embalagem, a logística acaba encarecendo o produto ao consumidor final. "Para que as marcas adotem essas alternativas mais sustentáveis de embalagens, é preciso mostrar ao cliente a causa da empresa. É um processo que demanda tempo, algumas marcas se reposicionam para isso e outras seguem priorizando os preços", complementa o especialista.

Design e funcionalidade

De acordo com dados pesquisas dos  institutos Mintel e MarketVision, 58% dos consumidores buscam por embalagens do tipo "abre fácil", uma vez que asseguram maior segurança durabilidade do produto. Em relação à conveniência, 45% dos consumidores procuram por embalagens individualizadas e práticas. 

Continua depois da publicidade

Outro quesito considerável refere-se à escolha e ao desenvolvimento de rótulos "shelf appeal". Segundo estudos, os consumidores levam apenas 2,5 segundos para escolher entre dois produtos no ponto de venda. Logo, a boa apresentação visual dos produtos é fundamental. 

Tecnologia e conveniência

Embalagens inteligentes também ganharam destaque por permitirem a rastreabilidade em toda cadeia produtiva até o consumidor final. 

A crescente preocupação com a segurança dos produtos também é relevante. "Vimos um aumento expressivo da demanda por etiquetas e lacres para alimentos e refeições para estabelecimentos que atendem por delivery. A preocupação com a integridade dos produtos e com a higiene são fatores determinantes para o crescimento dessa tendência", finaliza Rafael.

As informações são do Agrolink, adaptadas pela Equipe MilkPoint. 

*Fonte da foto: Freepik

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?