ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Tendências em embalagens são definidas pelos consumidores

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/02/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

Com o decorrer dos anos, os comportamentos de consumo se tornarão cada vez mais completos e exigentes. Além de oferecer produtos, as empresas precisam se atentar aos seus valores e ações, metodologia mais limpa e sustentável dos processos e apresentação do produto ao consumidor.

As embalagens  — rótulos e etiquetas —ganham papel de destaque como estratégia competitiva neste cenário, ao passo que através dela as macas podem passar para os consumidores aspectos como sustentabilidade, praticidade, segurança e design.

Entre as tendências a vertente de sustentabilidade segue em alta. Apesar de ser um grande desafio aplicá-la em toda cadeia produtiva, as empresas estão buscando cada vez mais alternativas economicamente viáveis e sustentáveis.  

De acordo com Felipe Garcia, professor do curso de Design de Produtos e Serviços do IED (Istituto Europeo di Design) e sócio-diretor da Criatégia, empresa de branding e design, "por se tratar de uma alternativa mais favorável pela disponibilidade de matéria-prima e agilidade de produção, o plástico ainda seguirá em alta nos próximos anos. O que precisamos desmistificar é a imagem de que o plástico é o vilão, pois o problema está no descarte desse material. Por isso, hoje contamos com plásticos 100% recicláveis, bem diferente do cenário de alguns anos atrás." 

Ele destaca Garcia que o vidro e o alumínio são boas alternativas, porém, além do custo da embalagem, a logística acaba encarecendo o produto ao consumidor final. "Para que as marcas adotem essas alternativas mais sustentáveis de embalagens, é preciso mostrar ao cliente a causa da empresa. É um processo que demanda tempo, algumas marcas se reposicionam para isso e outras seguem priorizando os preços", complementa o especialista.

Design e funcionalidade

De acordo com dados pesquisas dos  institutos Mintel e MarketVision, 58% dos consumidores buscam por embalagens do tipo "abre fácil", uma vez que asseguram maior segurança durabilidade do produto. Em relação à conveniência, 45% dos consumidores procuram por embalagens individualizadas e práticas. 

Outro quesito considerável refere-se à escolha e ao desenvolvimento de rótulos "shelf appeal". Segundo estudos, os consumidores levam apenas 2,5 segundos para escolher entre dois produtos no ponto de venda. Logo, a boa apresentação visual dos produtos é fundamental. 

Tecnologia e conveniência

Embalagens inteligentes também ganharam destaque por permitirem a rastreabilidade em toda cadeia produtiva até o consumidor final. 

A crescente preocupação com a segurança dos produtos também é relevante. "Vimos um aumento expressivo da demanda por etiquetas e lacres para alimentos e refeições para estabelecimentos que atendem por delivery. A preocupação com a integridade dos produtos e com a higiene são fatores determinantes para o crescimento dessa tendência", finaliza Rafael.

As informações são do Agrolink, adaptadas pela Equipe MilkPoint. 

*Fonte da foto: Freepik

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures