Com o decorrer dos anos, os comportamentos de consumo se tornarão cada vez mais completos e exigentes. Além de oferecer produtos, as empresas precisam se atentar aos seus valores e ações, metodologia mais limpa e sustentável dos processos e apresentação do produto ao consumidor.
As embalagens — rótulos e etiquetas —ganham papel de destaque como estratégia competitiva neste cenário, ao passo que através dela as macas podem passar para os consumidores aspectos como sustentabilidade, praticidade, segurança e design.
Entre as tendências a vertente de sustentabilidade segue em alta. Apesar de ser um grande desafio aplicá-la em toda cadeia produtiva, as empresas estão buscando cada vez mais alternativas economicamente viáveis e sustentáveis.
De acordo com Felipe Garcia, professor do curso de Design de Produtos e Serviços do IED (Istituto Europeo di Design) e sócio-diretor da Criatégia, empresa de branding e design, "por se tratar de uma alternativa mais favorável pela disponibilidade de matéria-prima e agilidade de produção, o plástico ainda seguirá em alta nos próximos anos. O que precisamos desmistificar é a imagem de que o plástico é o vilão, pois o problema está no descarte desse material. Por isso, hoje contamos com plásticos 100% recicláveis, bem diferente do cenário de alguns anos atrás."
Ele destaca Garcia que o vidro e o alumínio são boas alternativas, porém, além do custo da embalagem, a logística acaba encarecendo o produto ao consumidor final. "Para que as marcas adotem essas alternativas mais sustentáveis de embalagens, é preciso mostrar ao cliente a causa da empresa. É um processo que demanda tempo, algumas marcas se reposicionam para isso e outras seguem priorizando os preços", complementa o especialista.
Design e funcionalidade
De acordo com dados pesquisas dos institutos Mintel e MarketVision, 58% dos consumidores buscam por embalagens do tipo "abre fácil", uma vez que asseguram maior segurança durabilidade do produto. Em relação à conveniência, 45% dos consumidores procuram por embalagens individualizadas e práticas.
Outro quesito considerável refere-se à escolha e ao desenvolvimento de rótulos "shelf appeal". Segundo estudos, os consumidores levam apenas 2,5 segundos para escolher entre dois produtos no ponto de venda. Logo, a boa apresentação visual dos produtos é fundamental.
Tecnologia e conveniência
Embalagens inteligentes também ganharam destaque por permitirem a rastreabilidade em toda cadeia produtiva até o consumidor final.
A crescente preocupação com a segurança dos produtos também é relevante. "Vimos um aumento expressivo da demanda por etiquetas e lacres para alimentos e refeições para estabelecimentos que atendem por delivery. A preocupação com a integridade dos produtos e com a higiene são fatores determinantes para o crescimento dessa tendência", finaliza Rafael.
As informações são do Agrolink, adaptadas pela Equipe MilkPoint.
*Fonte da foto: Freepik