ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como fazer do leite um bom negócio?

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/01/2022

2 MIN DE LEITURA

0
0

Há quem diga que o leite não é um bom negócio. Outros dizem que prova disso são os produtores que abandonam a atividade. Realmente, a produção leiteira enfrenta dificuldades rotineiras, que muitas vezes não estão no alcance dos produtores: dinâmicas de mercado, preço do leite e custos de produção. 

Mas, se o leite não é bom negócio, o que explica a existência até hoje dessa atividade milenar? Por que o Brasil é um dos principais produtores mundiais de leite?  Por que existem produtores e propriedades de sucesso? O que os diferenciam dos demais?    

Por mais difícil que possa parecer, é possível fazer do leite um negócio rentável. A questão é: como?

Certamente, os negócios leiteiros bem-sucedidos entenderam que precisa haver uma mudança de foco. É preciso agir em pontos estratégicos dentro das propriedades em busca de saúde financeira para a atividade. 

Conceitos como taxa de concepção, produção/vaca, produção por área e estoque de capital são exemplos de índices econômicos e de produtividade técnica que impactam diretamente a rentabilidade das propriedades.  

Outros pontos-chave são a reprodução e os aspectos genéticos, que vão muito além de garantir o futuro dos animais da fazenda. Como estabelecer estratégias reprodutivas que geram resultados superiores para a propriedade? Como adequar a genética ao sistema de produção e ao manejo?  

A alimentação dos animais é imprescindível para um negócio sustentável, uma vez que representa a maior parte dos custos de produção nas fazendas de leite. Como adequar estrategicamente a dieta das vacas aliando rentabilidade, produtividade e qualidade?  

Especificamente sobre a qualidade do leite, qual o seu impacto nas margens de lucro? Quanto custa uma mastite? Quanto custa um animal descartado? Como reduzir gastos com medicamentos para o rebanho?  

Neste cenário, por que apostar no bem-estar animal? Como quantificar o retorno financeiro de aplicar medidas de conforto e bem-estar? O quanto isso reflete na rentabilidade do produtor?  

E as bezerras e novilhas? Quanto os cuidados adequados (ou inadequados) refletem na rentabilidade futura da propriedade? Como manejar de forma eficiente a reposição da fazenda?  

Se existem variáveis que impactam o lucro fora da porteira, existem muitas outras dentro. É justamente sobre elas que o MilkPoint Experts Feras da Rentabilidade abordará, com especialistas do setor leiteiro do país e com produtores de leite de sucesso.  

Em seis encontros online semanais, nos dias 14/03, 21/03, 28/03, 04/04, 11/04 e 18/04, o Feras da Rentabilidade levará informações e conteúdo de qualidade para fazer do leite um bom negócio. Quer participar? Confira mais detalhes sobre o evento e faça a sua inscrição. Tenha uma atividade rentável, seja um Fera na Rentabilidade!  

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures