Comissão aprova projeto de lei que veta benefício fiscal a importadores de lácteos

A Comissão de Agricultura da Câmara aprovou o Projeto de Lei Complementar vedando a concessão do benefício fiscal. O projeto seguirá para análise. Leia!

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 3

A Comissão de Agricultura da Câmara aprovou nesta quarta-feira (20) o Projeto de Lei Complementar 217/2023, do deputado Heitor Schuch (PSB/RS), vedando a concessão de qualquer benefício fiscal a indústrias que comprarem lácteos do exterior para fabricação de seus produtos.

Continua depois da publicidade

O objetivo, explica o parlamentar, é preservar a cadeia produtiva leiteira nacional, seriamente ameaçada de desestruturação com o aumento expressivo da entrada de leite e derivados nos últimos meses, especialmente do Mercosul.

Dados do setor mostram que, de janeiro a julho deste ano, as importações de leite em pó aumentaram 268%, em comparação com o mesmo período de 2022. Mais de 90% desse volume vêm da Argentina e do Uruguai, que integram o bloco. Conforme Schuch, o resultado foi uma queda gigantesca no preço pago aos produtores brasileiros e uma crise sem precedentes enfrentada pelo setor neste ano.

“Quando se busca conhecer quem são os importadores de leite no Brasil, verifica-se que muitas são multinacionais que adquiriram empresas brasileiras que antes compravam leite nacional. Muitas dessas têm recebidos pesados benefícios estatais, especialmente por meio de isenções fiscais do Poder Público, nas esferas federal, estadual e municipal”, argumenta Schuch, destacando que o resultado é uma redução de mais de 60% no número de fazendas leiteiras desde 2015.

Agora, o projeto seguirá para análise das comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça, antes de ir à votação em plenário.

As informações são do Jornal do Comércio, adaptadas pela equipe MilkPoint.

QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 3

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?