ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

México: exportações brasileiras de lácteos estão aprovadas; setor espera publicação oficial do Mapa

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/12/2021

1 MIN DE LEITURA

0
2

Em 2 de junho de 2021, os Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e das Relações Exteriores (MRE) anunciaram que as autoridades mexicanas habilitaram 18 plantas brasileiras e 33 produtos para exportação de lácteos àquele mercado.

“Esta é uma excelente notícia para a cadeia do leite. O México é um grande mercado consumidor e a autorização para exportação é um passo importante. O país pode se tornar um destino regular para os produtos lácteos brasileiros. A ABRALEITE trabalhou bastante para essa conquista e parabeniza o Mapa nas pessoas da ministra Tereza Cristina, o secretário de Comércio e Relações Internacionais, Orlando Leite Ribeiro, e às demais áreas do ministério pela articulação e finalização do acordo. Da mesma forma, congratula-se com outras entidades ligadas ao leite que também se empenharam”, assinala Geraldo Borges, presidente da ABRALEITE.

A lista de produtos lácteos do Brasil autorizados a entrar no mercado mexicano é longa e inclui, entre outros, leite em pó, leite UHT, soro de leite, creme de leite, iogurte, manteiga e queijos. A relação dos laticínios autorizados pelas autoridades sanitárias do México é composta por diferentes unidades da Tirolez, Lactalis, Vigor, Polenghi, Schreiber Foods, Cosulati, Nutrifont, Dália e Nova Mix.

Esse foi um trabalho que começou em 2017, quando o Mapa abriu um chamado para as empresas de laticínios preencherem os questionários e encaminharem toda a documentação necessária. Neste processo houve também importante envolvimento da VIVA LÁCTEOS, que fez a divulgação ostensiva junto aos seus associados para que estes encaminhassem o que se pedia.

Contudo, as exportações estarão efetivamente liberadas somente após a publicação do Certificado Sanitário Internacional (CSI) pelo Mapa

Segundo informa a associação, a última movimentação neste processo foi, nesta semana, a manifestação da autoridade mexicana (SENASICA) aprovando a proposta de CSI encaminhada pelo Mapa. Registra-se que esta foi a quinta discutida entre as autoridades dos dois países.

"Agora, o Ministério está analisando toda a documentação encaminhada pelo SENASICA para que seja feita a publicação, o que o setor espera que ocorra em breve", disse Gustavo Beduschi, Diretor Executivo da VIVA LÁCTEOS.

As informações são da ABRALEITE e da VIVA LÁCTEOS.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures