ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Bolsonaro determina compensações ao fim de antidumping ao leite em pó

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/02/2019

2 MIN DE LEITURA

4
8

O presidente da República, Jair Bolsonaro, arbitrou em favor do Ministério da Agricultura a disputa com o Ministério da Economia envolvendo o fim das tarifas antidumping que incidiam sobre as importações de leite em pó oriundo da União Europeia e Nova Zelândia.

A tendência é que o governo aumente as tarifas de importação de leite em pó, apurou o Valor. Procurado pela reportagem, o Palácio do Planalto informou que ainda não tem um posicionamento sobre o assunto. No último dia 6 de fevereiro, o Ministério da Economia decidiu não renovar as tarifas antidumping, que vigoravam há 18 anos. A decisão provocou revolta no setor de lácteos, que teme que europeus e neozelandeses inundem o mercado de leite em pó, derrubando os preços.

No fim de semana, Bolsonaro conversou por telefone com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, sobre o assunto. O presidente, que está internado no Hospital Albert Einstein, teria demonstrado preocupação com o cancelamento do antidumping, segundo uma fonte. De acordo com uma outra fonte do governo que participa das negociações, a simples volta das tarifas antidumping é improvável. Uma revisão na decisão do Ministério da Economia demandaria estudos. Além disso, a volta atrás também poderia suscitar questionamentos ao Brasil na Organização Mundial do Comércio (OMC). Diante disso, uma fonte do governo diz que o mais provável é que seja articulada a elevação de 28% para até 42% da tarifa de importação de leite. 

Essa medida teria o mesmo efeito prático da retomada das tarifas antidumping, que eram de 3,9% para o leite da Nova Zelândia e de 14,4% para o produto europeu. Nesta segunda-feira, o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, foi ao gabinete de Tereza Cristina para tratar do tema -- em sua agenda oficial constava que o encontro seria no Palácio do Planalto.

O gesto político de Onyx foi visto como uma estratégia do Palácio do Planalto para não se indispor com a bancada ruralista, que pode render votos a favor da Reforma da Previdência, tema prioritário para o governo. "O Paulo Guedes é um ministro entre tantos e com certeza vai ter que ouvir o setor. A FPA [Frente Parlamentar Agropecuária] não vai fazer isso de qualquer maneira a criar qualquer tipo de atrito, mas quer um tipo de relacionamento com o governo que assegure no mínimo previsibilidade. Não dá para ter um ministro que decide de acordo com a sua cabeça como bem entende", disse ao Valor o líder da bancada ruralista, deputado Alceu Moreira (MDB-RS).

As informações são do jornal Valor Econômico.

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MAURO

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL

EM 18/02/2019

Governo só vai sobretaxar leite em pó importado se houver invasão do produto
18 de fevereiro de 2019

Source: https://feeds.folha.uol.com.br/emcimadahora/rss091.xml
CRAIG BELL

JABORANDI - BAHIA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 12/02/2019

97% das importações de leite em pó vem da Argentina, Uruguai e Chile, e aumentando a tarifa para outros países vai salvar o setor. Boa!! Só pode ser brincadeira!! Quando vamos ver ações positivos e não só políticas?
ANDERSON

BOA ESPERANÇA - PARANÁ - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 13/02/2019

Alem de ser da Argentina, Uruguai e Chile a maior parte das importações, estes países importam o leite europeu e colocam no Brasil quase sem impostos, para se ter ideia a quantidade de leite trazido do Uruguai é tao absurdo que para este pais exportar tanto leite para o Brasil as vacas de la teriam que ter uma media de 80 litros de leite dia em 365 dias por ano...
EM RESPOSTA A ANDERSON
CRAIG BELL

JABORANDI - BAHIA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 13/02/2019

Prezado Anderson, Suposto triangulação foi investigado pela MAPA e eles não encontraram uma pedaço de evidencia. É uma lenda que os politicos gostam de utilizar, más não existe. Se o Sr tem fatos e numeros reais ao contrario, por favor compartilhe com nós.

Importações, sejam do Mercosul ou fora do Mercosul, so reagem a demanda no Brasil que a produção local não tem condições de atender por uma falta de produtividade. Esse é muito claro pois o mais que o Brasil importa, maior o premio do preço do leite no Brasil sobre o preço internacional de leite. Seria o oposto se importações estavam causando dano a industria local, e por isso, essa nova medida do governo não vai mudar nada. Em seis meses a industria vai ter mais um "crise", e seria o crise de sempre, um crise de produtividade.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures