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5 tendências que estão direcionando a indústria de laticínios

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/11/2020

4 MIN DE LEITURA

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O leite e seus derivados tiveram seus altos e baixos ao longo dos anos. Da redução do consumo de leite aos estoques de queijo e uma recente reviravolta nas vendas de laticínios, a indústria tem se mostrado resistente. A pandemia em curso também afetou a indústria em termos de vendas e tendências em relação às alternativas aos lácteos.

No início da pandemia, os consumidores estocaram leite e produtos lácteos, disse Mônica Massey, da Dairy Farmers of America, à Dairy Foods. O leite na merenda escolar e o food service não surpreenderam neste ano, explicou Massey, porém mais consumidores americanos estão cozinhando em casa, contribuindo para as vendas de leite no varejo. que estão atualmente "bastante estáveis".

Com os lácteos e as bebidas alternativas "brigando pelo palco" durante a pandemia, que tendências podemos observar no setor?

O lanche é o centro das atenções

As opções práticas de lanches são o centro das atenções. O desejo do consumidor por alimentos convenientes e prontos para o consumo deixou esta categoria pronta para a inovação, contribuindo para a firmação das indústrias de laticínios neste tipo de mercado. Os novos produtos disponíveis vão além do tradicional palito de queijo ou copo de iogurte. O Queijo BelGioioso, por exemplo, introduziu recentemente vários snacks, entre os quais a linha Artigiano, que consiste em queijos gourmet embalados individualmente.

Inovação em lanches” também é o nome da competição com o programa Real California Milk Snackcelerator deste ano. Os participantes vão do doce ao salgado, com wunder Cheesecake Bites, sobremesas de chocolate da Petit Pot, barras de queijo crocante da Saga Ventures e WheyUp Probiotic Kefir Krisps entre as empresas e produtos que concorrem a US $ 800.000 em prêmios.

Um boom do iogurte

A inovação no mercado de iogurte deve estimular uma taxa composta de crescimento anual de mais de 5%, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado Technavio. "Produtos como Silk Almondmilk, Yogurt Alternative Mix-ins e Activia com baixo teor de açúcar e o iogurte sem leite da Danone estão contribuindo para o alavancar as vendas deste derivado em 2020". 

Outros iogurtes que vêm crescendo são o iogurte grego rico em fibras da Chobani com aveia, a linha Dahi de iogurte culinário indiano da Dah e a coleção Creamery da Tillamook e sabores de outono de edição limitada da linha Light + Fit da Dannon.

Bebidas a base de plantas florescem

O interesse de bebidas base vegetais continua crescendo, com o segmento estimado em US$ 21 bilhões em 2026, de acordo com pesquisa da Global Market Insights. A empresa aponta a mudança no estilo de vida e um maior interesse no veganismo como razões para a mudança em curso. Grandes e pequenas empresas estão lançando novos produtos com base vegetal.

A Nestlé lançou sua bebida NesQuik GoodNes à base de aveia e ervilha no início deste ano, enquanto a Take Two Foods lançou o produto Barleymilk inédito em cafés, restaurantes e mercearias no noroeste do Pacífico e na Califórnia. A Dairy Farmers of America, por sua vez, colocou nos mercados uma gama de misturas de leite Dairy sob sua bandeira Live Real Farms que apresentam uma mistura 50/50 de leite sem lactose e bebida de aveia ou de amêndoa.

A empresa chilena NotCo, que é apoiada pela Bezos Expeditions, apresentou recentemente sua alternativa ao leite nas lojas Whole Foods Market dos Estados Unidos. NotMilk Whole e NotMilk 2% Reduced Fat foram desenvolvidos usando algoritmos de aprendizado de máquina e inteligência artificial e são formulados com proteína de ervilha, óleo de coco, fibra de raiz de chicória, óleo de girassol, suco de abacaxi e suco de repolho.

 

Produtos de valor agregado ganham impulso

Os produtos lácteos com alto valor agregado ganharam mais popularidade graças ao contínuo interesse do consumidor em opções de alimentos “better for you”. A divisão Kemps da Dairy Farmers of America, por exemplo, está lançando a Siips, uma linha de leite enlatado rico em proteínas com um maior tempo de prateleira. A marca possui oito gramas de proteína por porção e três sabores.

A Danone também está se concentrando neste nicho de mercado, incluindo seu leite Horizon Organic Growing Years com DHA Omega-3, colina e prebióticos especialmente formulados para crianças de 1 a 5 anos. Mesmo empresas menores estão se movimentando, com a Stonewall Farm de New Hampshire, produzindo queijo, manteiga e leite com valor agregado para os consumidores.

Inovações de grandes marcas

Grandes empresas dentro e fora da indústria de laticínios estão trabalhando para trazer produtos inovadores para a linha de frente. A Nestlé, por exemplo, expandiu seu R&D Accelerator com a inauguração de seu maior programa de aceleração de lácteos e alternativas à base de plantas em Konolfingen, Suíça. A meta da empresa é levar os produtos desde a ideia até a comercialização em apenas seis meses.

Além disso, a Impossible Foods lançou um protótipo alternativo de leite que, segundo a empresa, imita o sabor, a textura e a solubilidade do leite tradicional. A Impossible também está dobrando sua equipe de pesquisa e desenvolvimento em um esforço para reverter o aquecimento global e parar a perda de biodiversidade. 

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As informações são do SmartBrief, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

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