A startup NotCo, foodtech que utiliza inteligência artificial para produzir alimentos à base de plantas, fechou uma parceria com a rede de supermercados americana Whole Foods e antecipou seus planos de estreia no mercado americano. A NotCo previa iniciar a venda de produtos no país em 2021, mas a viabilidade de distribuir na rede de 498 lojas em 11 regiões dos Estados Unidos acelerou o plano.
À frente da construção da marca no mercado americano está o brasileiro Sergio Eleuterio, que liderou estratégias para marcas da Kraft Heinz em Chicago e Londres e estruturou o lançamento da Quem Disse, Berenice para o grupo O Boticário.
“Já chegamos no mercado americano com venda nos maiores centros urbanos do país, com um parceiro forte", disse Eleuterio ao Valor. “O cliente do Whole Foods já consome esse tipo de produto, mas ainda não estava satisfeito com o sabor. Quando o comprador global da rede provou o leite da NotCo, quis fechar parceria de imediato e tivemos que agilizar os planos”, conta.
A venda começa pelo produto que reproduz leite integral e semi-desnatado, com fabricação em Indiana. Até fevereiro, os produtos estarão em 468 lojas da Whole Foods. O executivo explica que, nos EUA, o jogo é de disputa de market share entre os consumidores de “plant-based” - diferentemente do Brasil, onde o esforço da NotCo passa por explicar a categoria de produtos e desenvolver esse consumo.
A estimativa é que 33% dos consumidores de leite a base de plantas nos Estados Unidos voltaram ao consumo do produto animal devido ao sabor. O consumidor já é mais aberto a esse consumo, mas as marcas ainda têm dificuldade de fideliza-los.
A NotCo foi criada por três chilenos e começou suas vendas no país de origem dos sócios, mas tem expandido negócios rapidamente no Brasil e tem um grupo grande de brasileiros envolvidos em sua estratégia global - Flávia Buchmann (ex- Coca-Cola e Descomplica), é a chefe global de marketing da NotCo.
No Brasil, a startup acaba de trocar o comando e lançar o NotBurger, hambúrguer à base de plantas. Assumiu a operação brasileira Ciro Tourinho, executivo oriundo da PepsiCo, uma vez que Luiz Augusto Silva passou a cuidar de desenvolvimento global da companhia. “Somos a maior foodtech da América Latina e a única que trabalha na substituição de três categorias, leite, ovos e carne”, afirma Eleuterio.
No mercado brasileiro, a companhia já vende também produtos sem proteína animal para substituição de leite, sorvete e maionese. O hambúrguer vegetal, lançado em novembro, é feito a base de produtos como chia, ervilha, arroz e beterraba.
As informações são do Valor Econômico.