FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pense três vezes antes de comprar animais de outras propriedades

POR RODRIGO LUIS SECHI

RODRIGO SECHI

EM 02/04/2020

2 MIN DE LEITURA

3
9

A assistência técnica a pequenos produtores leiteiros expande-se a uma gama muito grande de serviços. Dentre eles, um em especial requer, além de conhecimento, uma dose alta de responsabilidade e comprometimento na relação produtor-técnico. Refiro-me à comercialização de animais.

Um produtor o qual atendendo me pediu ajuda para escolher alguns animais, uma vez que a ele se concedeu uma linha de crédito, justamente para este investimento. Seu plano era comprar cinco vacas leiteiras, todas em produção.

Aí vem a responsabilidade do técnico para com seu produtor. Todos os dias recebemos ofertas de animais a venda, nas mais variadas condições. Gente que tem muitos animais na propriedade, pessoas que estão precisando de dinheiro, vacas de descarte, dentre diversas outras. Diante deste quadro e de acordo com minha linha de pensamento e características do produtor comprador, normalmente levo-o a dois ou no máximo três vendedores. Estes já pré-instruídos a oferecer somente o que se está buscando.

Enfatizo que neste momento a responsabilidade do profissional está a prova. Dentre todas as ofertas que tenho, opto por aquelas que conscientemente creio que sejam as melhores para a pessoa que está solicitando meu serviço.

Superando a fase de escolha das opções, encontro-me diante do produtor comprador e observo em seus olhos um mix de alegria e entusiasmo, geralmente acompanhado de uma pitada de desconfiança e receio de fazer a escolha errada. Digo a todos que estão aqui comigo compartilhando de minhas palavras, que também demonstro cautela e apreensão quando algum produtor me consulta sobre este tema. Normalmente as pessoas deixam a emoção falar mais alto neste tipo de comercialização, e acabam, em alguns casos, tendo como sentimento final o arrependimento.

Acredito fielmente que meu papel como profissional é tentar de forma consciente buscar as melhores opções para o comprador, busco sempre manter-me neutro nas decisões, uma vez já tomadas. Em meus textos tento fazer com que cada pessoa reflita um pouco sobre os assuntos levantados, apenas mostro o caminho, mas o trajeto cada um tem que fazer o seu. E isto se aplica neste caso: apenas levo as opções, a compra é uma decisão de cada um.

Para finalizar, gostaria de dirigir-me aos produtores leitores desta coluna. Pensem em pelos três vezes antes de comprar animais de outras propriedades.

  1. Busquem propriedades que comprovem a sanidade dos animais;
  2. Busquem assessoria de pessoas íntegras para fazer estas transações;
  3. Lembrem-se, vocês estão comprando seres vivos, aclimatados a um ambiente e a um sistema de manejo. Mudanças bruscas podem levar os animais a óbito, não existe dor maior que pagar por algo que se perdeu.

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

PAULO TADATOSHI HIROKI

LONDRINA - PARANÁ - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 03/04/2020

Acredito em 3 pontos: 1 - Atestados e animais livres de Brucelose, Tuberculose, Verrugas e Carrapatos;
2 - Quarentena sanitária - deixar os animais separados do Rebanho por no mínimo 45 dias; e o mais importante - comprar de pessoas idôneas que garantam a produção miníma combinada na compra.
JOÃO BATISTA DE SOUZA AGUIAR,

PARANAÍBA - MATO GROSSO DO SUL

EM 03/04/2020

Outro aspecto importante nessa aquisição, seria de grande valia uma visita à propriedade para verificação in loco da produção, palpação de tetas e se possível obter informações sobre os ancestrais desse animal, estrutura do animal . A genética é muito importante.
JOÃO LEONARDO PIRES CARVALHO FARIA

MONTES CLAROS - MINAS GERAIS - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 03/04/2020

Programas de parceria para criação de bezerras e novilhas, que é realizada em alguns Laticínios e Cooperativas, é uma excelente ideia. Sabendo da procedência do animal, garantindo a sanidade e respeitando os requisitos de sua criação, fica mais fácil garantir um produto final de qualidade, que pode ser comercializado em parcerias com o produtor(parcelas descontadas no leite, troca de animais, etc).
Infelizmente, estamos em um país pouco sério, e a área da agropecuária também sofre com estas mazelas.
MilkPoint AgriPoint