Pense três vezes antes de comprar animais de outras propriedades |
A assistência técnica a pequenos produtores leiteiros expande-se a uma gama muito grande de serviços. Dentre eles, um em especial requer, além de conhecimento, uma dose alta de responsabilidade e comprometimento na relação produtor-técnico. Refiro-me à comercialização de animais.
Um produtor o qual atendendo me pediu ajuda para escolher alguns animais, uma vez que a ele se concedeu uma linha de crédito, justamente para este investimento. Seu plano era comprar cinco vacas leiteiras, todas em produção.
Aí vem a responsabilidade do técnico para com seu produtor. Todos os dias recebemos ofertas de animais a venda, nas mais variadas condições. Gente que tem muitos animais na propriedade, pessoas que estão precisando de dinheiro, vacas de descarte, dentre diversas outras. Diante deste quadro e de acordo com minha linha de pensamento e características do produtor comprador, normalmente levo-o a dois ou no máximo três vendedores. Estes já pré-instruídos a oferecer somente o que se está buscando.
Enfatizo que neste momento a responsabilidade do profissional está a prova. Dentre todas as ofertas que tenho, opto por aquelas que conscientemente creio que sejam as melhores para a pessoa que está solicitando meu serviço.
Superando a fase de escolha das opções, encontro-me diante do produtor comprador e observo em seus olhos um mix de alegria e entusiasmo, geralmente acompanhado de uma pitada de desconfiança e receio de fazer a escolha errada. Digo a todos que estão aqui comigo compartilhando de minhas palavras, que também demonstro cautela e apreensão quando algum produtor me consulta sobre este tema. Normalmente as pessoas deixam a emoção falar mais alto neste tipo de comercialização, e acabam, em alguns casos, tendo como sentimento final o arrependimento.
Acredito fielmente que meu papel como profissional é tentar de forma consciente buscar as melhores opções para o comprador, busco sempre manter-me neutro nas decisões, uma vez já tomadas. Em meus textos tento fazer com que cada pessoa reflita um pouco sobre os assuntos levantados, apenas mostro o caminho, mas o trajeto cada um tem que fazer o seu. E isto se aplica neste caso: apenas levo as opções, a compra é uma decisão de cada um.
Para finalizar, gostaria de dirigir-me aos produtores leitores desta coluna. Pensem em pelos três vezes antes de comprar animais de outras propriedades.
RODRIGO LUIS SECHI
3 |
DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS |
![]() |
5000 caracteres restantes
INSERIR VÍDEO
Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado. SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe. |
|
PAULO TADATOSHI HIROKILONDRINA - PARANÁ - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL EM 03/04/2020
Acredito em 3 pontos: 1 - Atestados e animais livres de Brucelose, Tuberculose, Verrugas e Carrapatos;
2 - Quarentena sanitária - deixar os animais separados do Rebanho por no mínimo 45 dias; e o mais importante - comprar de pessoas idôneas que garantam a produção miníma combinada na compra. |
![]() |
JOÃO BATISTA DE SOUZA AGUIAR,PARANAÍBA - MATO GROSSO DO SUL EM 03/04/2020
Outro aspecto importante nessa aquisição, seria de grande valia uma visita à propriedade para verificação in loco da produção, palpação de tetas e se possível obter informações sobre os ancestrais desse animal, estrutura do animal . A genética é muito importante.
|
|
JOÃO LEONARDO PIRES CARVALHO FARIAMONTES CLAROS - MINAS GERAIS - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL EM 03/04/2020
Programas de parceria para criação de bezerras e novilhas, que é realizada em alguns Laticínios e Cooperativas, é uma excelente ideia. Sabendo da procedência do animal, garantindo a sanidade e respeitando os requisitos de sua criação, fica mais fácil garantir um produto final de qualidade, que pode ser comercializado em parcerias com o produtor(parcelas descontadas no leite, troca de animais, etc).
Infelizmente, estamos em um país pouco sério, e a área da agropecuária também sofre com estas mazelas. |
MILKPOINT É UM PRODUTO DA REDE AGRIPOINT
Copyright © 2021 AgriPoint - Todos os direitos reservados
AgriPoint Serviços de Informação Ltda. - CNPJ 08.885.666/0001-86
R. Tiradentes, 848 - 12º andar | Centro