ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

É hora de mudar

POR RODRIGO LUIS SECHI

RODRIGO SECHI

EM 09/10/2018

3 MIN DE LEITURA

4
12

Por Rodrigo Sechi,
Médico Veterinário e Especialista em Produção de Bovinos de Leite*

Todos nós temos sonhos e aspiramos dias melhores. Enquanto uns sonham em conseguir um lar, outros sonham em ter uma família, emprego, um carro novo, e - com os produtores de leite - não é diferente. Produzir mais leite, ter vacas de melhor genética, melhores instalações, máquinas que facilitem o serviço do dia a dia e que melhorem as condições de trabalho são alguns exemplos do que acreditamos ser um grande sonho da maioria para os produtores de leite.

Em muitas oportunidades, fui chamado para realizar visitas a produtores, não para trabalhar com os animais, nem para corrigir algum problema de manejo, mas sim para escutar seus sonhos. Conto-lhes que muitas vezes caminhando pela propriedade junto com o produtor, consegui visualizar os planos de fazer um galpão novo, aumentar a sala de ordenha, arrumar o curral, melhorar a pastagem - planos que na verdade não passaram de sonhos, sonhos, que muitas vezes não passaram de uma tarde de caminhada pela propriedade.

Após alguns anos, pude compreender que este tipo de chamada também faz parte do trabalho de assistência técnica, compreendi que muitos destes sonhos podem torna-se realidade, que por algum motivo o produtor estava compartilhando seus pensamentos comigo. Quando então, em uma destas caminhadas pela propriedade fiz a seguinte pergunta: como e quando? Inconscientemente todos nós sabemos as respostas. Então, por que muitas vezes não conseguimos transformar nossos sonhos em realidade? Por que passamos toda uma vida idealizando e não concretizando nossas ideias?

Acredito que apenas uma palavra, das muitas que existem em nosso vocabulário, poderia responder a esta pergunta, algo muito simples, mas que implica muita reflexão. Cinco letras que podem ajudar a transformar sonho em realidade, desde que tracemos METAS. Vejamos um exemplo de uma pessoa que almeja ser um grande produtor de leite. Seu sonho é estar entre os melhores e maiores produtores de sua região.

M

Medido

Produzir 1.000 litros de leite dia

E

Específico

Para ter 1.000 litros de leite ao dia, necessito dar condições aos animais para que eles produzam esta quantia

T

Temporizado

No período de dois anos

A

Alcançável

Tenho os recursos necessários para chegar aos 1.000 litros

S

Significativo

Este sonho significa dar condições de vida melhor a minha família

Realizar um sonho implica em muitas coisas e é muito mais amplo do que as palavras que foram escritas acima, mas, acredito fielmente que todos podemos alcançar nossos objetivos.

Quando uma pessoa se propõe a cumprir suas metas e passa a acreditar que elas serão realizadas, então, com total convicção, podemos dizer que, sim, os sonhos podem tornar-se realidade. Basta apenas dizer para você mesmo: é hora de mudar!

*Rodrigo trabalha na Cooperativa Naranjito, no Paraguai, há 150 km de Foz do Iguaçu. Ele é responsável pelo setor de leite da cooperativa e trabalha com toda a cadeia leiteira, desde a coleta de leite, até a venda.  Há cinco anos, a cooperativa vem realizando um grande trabalho junto aos seus associados para mostrar-lhes que a atividade pode sim ser lucrativa. “Temos conseguido muitos avanços, mas ainda, há muito trabalho por fazer". A cooperativa possui 64 produtores com uma média de 208 litros/produtor/dia. "Somos pequenos mas buscamos primordialmente a qualidade, pois foi a maneira que encontramos para fazer com que estes pequenos produtores ganhem dinheiro com o leite, e assim, quem sabe, um dia eles se tornem grandes".

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

PEDRP JORGE RAPOSO LEITE

PARIPUEIRA - ALAGOAS

EM 24/10/2018

Excelente texto
DOUGLAS PINHEIRO FRITZEN

ALTO PARANA - ESTUDANTE

EM 15/10/2018

Ola bom dia ZEID SAB... muito obrigado.
Nosso sistema de pagamento é por qualidade e nao por quantidade.
Em média os produtores estao recebendo G$ 2.000, convertendo a Real estaría em R$ 1.28
ZEID SAB

SILVEIRAS - SÃO PAULO

EM 11/10/2018

PARABÉNS PELO ARTIGO, SEM METAS E PLANEJAMENTO NÃO ALCANÇAMOS OBJETIVOS.
QUE PREÇO PAGAM NO LEITE NO PARAGUAI?
DOUGLAS PINHEIRO FRITZEN

ALTO PARANA - ESTUDANTE

EM 15/10/2018

Ola bom dia, muito obrigado.
Aquí trabalhamos com pagamento por qualidade e nao por quantidade, entao os precos sao bem variados, em media o produtor esta recebendo G$ 2.000 por litro de leite, convertendo para Real estaría em R$ 1.28

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures