Mais um Carnaval se aproximando e vemos o consumidor se preparando para viajar e aproveitar a data com os amigos. São pelo menos 4 dias livres e às vezes, 5 ou até 6. Em cima disso, vemos a movimentação dos setores que estão focados no consumo nesta ocasião, já que a data significa uma relevante oportunidade de vendas. Por exemplo: para o segmento ‘óbvio’ de cervejas, o Carnaval se trata de uma das 5 datas principais! E daí vem a reflexão: o que o setor lácteo pode fazer para aproveitar a data?
Algumas sugestões:
Com o aumento do consumo em churrascos, aparecem algumas oportunidades:
- O queijo de coalho para ir a grelha, sempre poderá ter seu volume aumentado já que é um complemento excelente para a carne;
- As pastas de queijo, coalhadas e mesmo manteigas podem compor uma boa mesa de petiscos, o que também deve ser ofertado como complemento de churrasco;
- As sobremesas com queijo, desde o tradicional queijo branco com goiabada, até mesmo mousses e produtos mais elaborados também demandam ingredientes.
Além do churrasco, o consumo de massas também sobe. Já mesmo os mais “carnívoros” buscarão opções devido ao período longo deste feriado, e daí temos:
- Queijos curados tipo parmesão para massas e gratinados;
- Queijos em molhos branco, quatro queijos, etc;
- Além disso, no calor, a oportunidade de milk shakes refrescantes como opção para pessoas que buscam se refrescar com alimentos nutritivos podem ser importante ponto para os lácteos.
Como vemos, prepare sua equipe de vendas e marketing:
- No food services, promovendo estes produtos de consumo imediato no Carnaval em restaurantes e lanchonetes perto das áreas de concentração;
- No varejo, colocando os produtos próximos das carnes e cervejas, itens de grande demanda neste período;
- Nas redes sociais, fazendo sugestões de receitas e de consumo nas ocasiões citadas.
Como vemos, podemos aproveitar as vendas na semana que vem com estes focos e, quem sabe, fechar o mês de fevereiro com uma boa surpresa de vendas!