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Perspectivas de vacina da Covid-19 e influência no consumo de lácteos

ROBERTO DENUZZO

EM 18/02/2021

2 MIN DE LEITURA

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Como a data passou a ser vital para as mudanças em curso, eu inicio este artigo informando que estou escrevendo dia 15/02/2021, ou seja, quando o Brasil vacinou cerca de 3,0% de sua população, dentro das regras de prioridade.

Neste sentido, o efeito da circulação do vírus continua muito presente, mas olhando países como Israel e Emirados Árabes, onde a vacina já avançou bastante, temos finalmente uma perspectiva de redução consistente dos casos. Os próprios Estados Unidos também ajudam neste otimismo.

E quais os impactos para o consumo de lácteos?

  • Ajuda emergencial

Existe uma tendência de aprovação no curto prazo de um novo pacote de ajuda, ainda que de menor valor unitário, mas por um prazo de quatro a seis a seis meses; ou seja, poderá haver uma sustentação de consumo dos produtos básicos, como visto em 2020; 

  • Retorno às aulas presenciais 

Este fator também parece irreversível – as escolas estão retomando as atividades presenciais, ainda que com número de alunos reduzidos e horários menores. Este impacto vai trazer duas consequências diretas – primeiro, o retorno das famílias mais abastadas para as grandes cidades – muitos estavam fazendo a quarentena em casas de veraneio, praia, etc. já que a atividade virtual permite.

Agora, com pelo menos um membro da família com rotina presencial, o retorno a moradia principal vai fazer diferença no abastecimento; além disso, o segundo efeito é mais direto, de consumo de produtos para consumo na escola – em vários casos, estimula-se que o estudante traga sua refeição de casa, o que pode ser uma oportunidade para bebidas lácteas, iogurtes, etc.

  • Escritórios

Este segmento parece o que vai demorar mais para retomar, com impacto forte ainda presente nos operadores de restaurantes, comida por quilo, etc. a exceção aqui tem sido as padarias, que tem ficado abertas e aumentado o seu leque de serviços em delivery.

Informações recentes indicam inclusive um aumento de cerca de 10% no consumo de pão francês, muito utilizado em lanches — o que obviamente é uma oportunidade para queijos fatiados como prato e muçarela.

Enfim, é ainda muito difícil de prever os movimentos todos, mas alguns indicadores parecem bem presentes no momento — claro que tudo pode mudar, mas certamente não vai adiantar nada olhar nem para 2019, nem para 2020 — a única certeza é que 2021 vai ser diferente!

Abraço a todos!

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Leia também: O novo ''corona voucher'' terá impactos no setor lácteo?

ROBERTO DENUZZO

Diretor da RDC Consultoria. Executivo experiente no ramo de alimentos, com mais de 25 anos de experiência no setor.

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RITA DE CASSIA

MARÍLIA - SÃO PAULO - ESTUDANTE

EM 19/02/2021

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