ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

A retomada do Food Services mesmo com a pandemia ainda presente

ROBERTO DENUZZO

EM 05/05/2021

2 MIN DE LEITURA

0
7

Mais uma vez, acho muito relevante indicar a data do artigo — as coisas andam mudando muito rapidamente! Escrevo no dia 02/05, o primeiro domingo de maio, com o Brasil com 15% da população vacinada, mas com uma média diária de mortes acima dos 2.000 casos — logo, tendências variadas para os próximos dias.

Acredito que esta incerteza depois de mais de um ano de pandemia — algumas notícias animadoras, em países que após a vacinação massiva tem a vida praticamente normalizada — Israel, Emirados Árabes, Qatar e mesmo algumas regiões dos Estados Unidos — e até o Reino Unido, que estava em uma situação desesperadora algum tempo atrás.

E o que as imagens do retorno à vida normal nestes países trazem em comum? A abertura dos restaurantes, bares, cafés, pubs etc.! Fica clara a relevância do setor no dia a dia das pessoas, e na felicidade de se encontrar com amigos para comer e beber juntos — atividade que o ser humano faz a milhares de anos!

E por aqui? Parece haver um consenso entre os governantes de todos os níveis que não dá mais para usar o distanciamento social de maneira irrestrita — estamos na quarta tentativa de abertura gradual do Food Services nos estados do sudeste, que parece ser definitivo.

Mas qual será o Food Services que a indústria láctea vai encontrar? Algumas dicas:

  • A produção industrial seguiu estável, logo os restaurantes em unidades industriais têm performado como historicamente;
  • Já os restaurantes próximos a grandes concentrações de escritórios, ou fecharam, ou operam com volumes muito menores — aqui o estrago causado pelo home office foi definitivo;
  • Na área dos shopping centers:

Nos shoppings dependentes de escritórios na vizinhança, grande dificuldade em função também do home office;

Já nos shoppings de compras propriamente, como outlets, grandes magazines, entretenimento etc., a recuperação parece animadora;

  • Dark kitchens: com a consolidação do delivery como grande opção de consumo em casa, este mecanismo ficou relevante — é como se um novo canal inteiro tivesse se formado, e é preciso muita atenção — são estabelecimentos pequenos, mas com bons volumes, que demandam alta frequência de entrega e atendimento eletrônico.

Logo, apesar de em média o setor de Food Services ter “encolhido” cerca de 30% sobre o período pré- pandemia, com grande quebradeira e dificuldades, o retorno parece irreversível, com recuperação dos volumes paulatinamente.

Vamos conferir a evolução, bem como ver quais as indústrias que se prepararam para esta nova fase!

Abraço a todos!

ROBERTO DENUZZO

Diretor da RDC Consultoria. Executivo experiente no ramo de alimentos, com mais de 25 anos de experiência no setor.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures